Como usar uma Câmera DSLR ?

0 652

Você fez um trajeto e tanto até a escolha da máquina fotográfica ideal e enfim chegou a sua câmera DSLR. Escolheu o modelo, lente, acessórios… Agora é hora de arregaçar as mangas e explorar seu novo equipamento!

Conhecer todos os recursos de sua câmera DSLR, a montagem básica, troca de lente, local para inserir a bateria e cartão de memória, ligar a câmera, fazer as configurações iniciais e capturar a primeira foto é uma emoção e tanto, não acha?

Neste artigo, vamos ajudar você nos primeiros passos para usar sua câmera DSLR.

Montando seu equipamento

Uma vez desembalada, é hora de montar sua Câmera DSLR. Verifique se a bateria está carregada e a coloque bem como o cartão de memória, no equipamento. Ajuste a lente no corpo da câmera digital.  Agora que você tem uma câmera DSRL, não tem porque usar configurações automáticas, isso seria mais do mesmo. Mas, atente-se às configurações básicas para utilizar seu equipamento fotográfico da melhor forma.

Montar e trocar a lente
lente Camera DSLR

Para iniciar esse processo use uma bancada limpa, especialmente sem poeira. Lembre-se que a lente é o item mais importante do seu equipamento e custa caro! Muito importante, não coloque ou troque lentes com seu equipamento ligado. Existe troca de energia entre a lente e a câmera e essa corrente pode danificar sua câmera DSLR.

Remova as tampas de plástico da lente e do corpo da câmera para montar a lente. As marcas de referência (EF e EF-S) devem estar alinhadas. Após isso, insira a parte de trás da lente no interior corpo da câmera, gire a lente até que se ajuste na posição e verifique se o encaixe ficou correto.

Para substituir a lente, segure o corpo da câmera e a lente e deixe a chave de foco na posição AF. Aperte o botão de liberação no corpo da câmera DSLR, no lado esquerdo, e após, gire a lente para a esquerda. Quando não for mais possível girar a lente, você pode removê-la.

Bateria

A bateria da câmera está carregada? Excelente! Agora a insira na parte inferior da câmera. A bateria e seu compartimento variam de acordo com o modelo da câmera DSLR que você escolheu. Na dúvida, recorra ao seu manual de instruções.

Cartão de Memória

O próximo passo será inserir o cartão de memória, que irá variar – Compact Flash, SD, SDXC e SDHC – conforme o modelo de sua câmera DSLR. Para garantir mais durabilidade do seu cartão e evitar a perda de fotos, evite ficar removendo e inserindo o cartão o tempo todo, pois isso aumenta o risco de danos que podem ser permanentes.

Ligando a câmera
ligar Camera DSLR

Vamos recapitular. Você montou a lente fotográfica, inseriu a bateria (carregada!) e o cartão de memória. É hora de ligar sua câmera DSLR, pressionando o botão ON/OFF. Uma vez ligada, ajuste as configurações iniciais de data e hora, idioma, entre outras.

Configurações iniciais
configuracoes Camera DSLR

Você optou por esse equipamento porque quer explorar o mundo da fotografia, certo? Então esqueça as configurações automáticas e ajuste sua câmera explorando os recursos que uma câmera DSLR oferece. Você pode fazer configurações manuais girando o seletor para o modo “M”.

Neste modo, você poderá configurar a sensibilidade, abertura e velocidade do obturador. É possível também ajustar os níveis de exposição e captação de luz e a partir daqui, é você quem domina os resultados de sua fotografia.

Mas fique atento a algumas configurações que podem comprometer seu trabalho, como a velocidade do obturador e exposição, pois ainda que o ajuste tenha sido feito errado em relação a cena a ser fotografada, a câmera digital continua funcionando sem você saber que o resultado final não será o esperado.

Certificou-se de que está tudo certo? Pronto para fotografar?

Primeira foto
foto Camera DSLR

Sua câmera tem diversas opções de disparo que podem ser selecionadas na parte superior. Mas você pode iniciar pelo moto automático, identificado no seu equipamento com um quadrado verde. Uma vez selecionado o modo de disparo, posicione a câmera próxima ao rosto e olhe por meio do visor, focando no que deseja fotografar.

Faça os ajustes de zoom da lente e aperte o botão do disparador, isso ativará o modo automático de sua câmera DSLR, que selecionará o objeto automaticamente e emitirá um sinal sonoro. Após pressionar o disparador, a imagem é capturada e salva no cartão de memória.

Visualizando sua foto

lcd Camera DSLR

Em geral por 2 segundos você consegue visualizar a imagem capturada no visor LCD de sua câmera DSLR. Esse tempo pode ser estendido pressionando o botão playback atrás da câmera. Para voltar a fotografar, basta pressionar o disparador e repetir os procedimentos usados para a primeira foto.

Dicas de segurança
seguranca Camera DSLR

Lembre-se que a câmera DSLR tem corrente elétrica entre ela e a lente, assim como entre a câmera e o computador. Portanto, certifique-se de desligar sua câmera antes de remover componentes, bem como antes de plugá-la e desplugá-la do computador. Fique atento a qualidade dos adaptadores que usar.

Você optou por uma câmera DSLR e isso certamente indica que você tem paixão pela fotografia e quer ampliar seus horizontes. Mas, tão importante quanto investir no seu equipamento, é fundamental ter conhecimento e estudar, sempre, para que seu investimento tenha valido a pena.

Confie no seu equipamento, mas entenda que ele tem limitações e que caberá a você saber manuseá-lo da melhor forma. Seja como hobby, trabalho ou estudo, é preciso conhecimento para ajustar corretamente sua câmera DSLR.

Agora que você está seguro quanto ao uso de seu novo equipamento, aproveite a qualidade de imagem, estabilidade e segurança que sua câmera DSLR lhe dá. Junto com sua câmera DSLR, você ganhou também liberdade!

O que você achou dessas dicas rápidas? Deixe o seu comentário abaixo ou partilhe a sua experiência com sua câmera DSLR.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.