Home»Dicas»Como vender fotos na internet e ganhar dinheiro ?

Como vender fotos na internet e ganhar dinheiro ?

16
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A fotografia está presente em diversos momentos marcantes da nossa vida. Existem pessoas que amam tanto a fotografia, ao ponto de investirem tempo e dinheiro para conseguir o equipamento adequado, bem como esperam por horas pela luz ideal e acabam por reproduzir fotos incríveis.

Além dos amantes de fotografia, também existem os fotógrafos profissionais que fazem do amor pela arte o seu sustento. Conhecemos uma infinidade de fotógrafos, eles trabalham em festas de casamento, aniversário, formatura, outros fotografam modelos e ainda há os que ganham a vida fotografando cenas de crime.

O fato é que no mercado da fotografia é possível ganhar dinheiro de vários modos, inclusive com fotos amadoras. Na era da tecnologia é inconcebível que pessoas ainda fiquem presas às profissões que as deixam infelizes, pois é realmente possível ganhar dinheiro através da internet. Que tal unir esses dois mercados e ganhar dinheiro?

Se você tiver um diferencial em suas fotos e seguir alguns passos importantes, será realmente possível ganhar dinheiro com a fotografia. Você pode vender fotos em plataformas especializadas, trabalhar para clientes privados ou recorrer ao banco de imagens que se tornou uma ótima opção de faturamento online.

Apesar de ser uma oferta tentadora, algumas pessoas ainda sentem insegurança e preferem não arriscar. Não estamos falando em arriscar, simplesmente pedir demissão e sair por aí tirando fotos com a ideia surreal de que vai ficar rico. Estamos falando da real possibilidade de ganhar dinheiro com a fotografia, mas com cautela.

A verdade é que não basta tirar fotos. Se você quer iniciar sua carreira na fotografia e transformar o seu hobby em um meio de sustento, então comece a enxergar as coisas com mais profissionalismo e além de criatividade, tenha muita paciência.

Sabemos das dificuldades que um fotógrafo enfrenta no início de carreira. De modo que preparamos um artigo especial que vai extinguir suas dúvidas, indicar os equipamentos ideais para uma boa fotografia, entre outras informações importantes para que você tenha sucesso e comece a vender fotos na internet. Confira!

Pontos positivos deste mercado
vender-fotos-na-internet-mercado

O mercado da fotografia quando aliado ao mercado digital é realmente imbatível. Motivos não faltam para você vender fotos pela internet, especialmente para banco de imagens, pois em sua maioria são internacionais e pagam em dólar. O fato de receber em dólar é um grande atrativo, diante da desvalorização do real.

Outro aspecto interessante nesse tipo de negócio é que além do retorno financeiro, você ganha qualidade de vida. Você trabalha com algo que realmente gosta, não vai ficar horas preso em um escritório, tampouco perder horas no trânsito. Além disso, esse tipo de negócio permite que você passe mais tempo com sua família.

O avanço tecnológico permite que câmeras fotográficas tirem fotos com boa resolução e estes equipamentos fotográficos estão cada vez mais acessíveis ao consumidor. Dessa forma, para iniciar esse negócio você não vai precisar investir tão alto e nem precisa ser um expert no assunto, pois tem a tecnologia ao seu favor.

Que tal construir seu acervo fotográfico e ter uma renda extra através da venda de fotos pela internet? Capriche nas fotos, escolha adequadamente o equipamento, o ambiente e a luz ideal.

7 dicas de como tirar fotos incríveis

Não basta sair por aí fazendo fotos, alguns aspectos devem ser levados em consideração para obter uma imagem que atraia o consumidor. Confira 5 dicas importantes que vão deixar seu trabalho mais atraente.

1 – Ofereça uma boa ideia

Para vender fotos é preciso ter uma boa ideia impressa nas imagens. É necessário possuir uma excelente percepção para desenvolver uma ideia e apresentar ao mercado. Não é só tirar foto de algo que você gosta, é preciso vender fotos que o mercado realmente necessite. Tente conceituar o que o mercado está buscando.

Esteja sempre antenado às boas ideias e às tendências de mercado. Para tanto, busque inspiração em sites famosos que expõem trabalhos de fotografia, recorra às revistas e páginas em redes sociais que estão em destaque. Em suma, se informe, tenha boas ideias e faça um filtro do que atrai o mercado, essa é a grande diferença entre o sucesso e o fracasso.

2 – Equipamentos
vender-fotos-na-internet-equipamentos

Como já foi dito anteriormente, o mercado tecnológico oferece equipamentos que simplificam a vida do fotógrafo e proporcionam imagens de boa qualidade. De modo que a escolha do equipamento é um aspecto muito relevante para o sucesso do seu negócio.

Dificilmente vai conseguir uma foto perfeita com uma câmera de baixa resolução ou mesmo um aparelho celular. Confira não apenas o preço, mas também a qualidade do equipamento. Escolha uma câmera do tipo DSLR e fique de olho na configuração, no tipo de lente, flash e outros itens importantes.

3 – Luz e ambiente

A escolha do ambiente faz grande diferença na hora de tirar as fotografias, pois cada ambiente possui aspectos externos que podem prejudicar a qualidade da imagem. As fotos de modelos em ambientes abertos, por exemplo, mesmo que pareçam bem naturais, necessitam de todo um aparato para que a luz esteja perfeita.

Fontes de iluminação natural, como o sol e a lua, são fortes aliados do fotógrafo, mas em alguns momentos podem ofuscar a imagem. É preciso saber utilizar a luz ao seu favor, seja esta natural ou artificial. Fotos noturnas necessitam de refletores, mas estes nunca devem ser utilizados de frente para o modelo ou objeto fotografado.

O flash é um excelente aliado, porém é preciso saber quando e como utilizar. Evite, por exemplo, tirar fotos com flash muito perto do objeto, pois pode desfocar a imagem. Já a utilização do flash para tirar fotos de objetos muito distantes pode causar escurecimento da imagem.

Além da iluminação é preciso ter cuidado com o vento, pois este pode promover ruídos nas imagens e essa é uma das maiores causas para que suas fotos sejam rejeitadas por banco de imagens.

4 – Tratamentos das imagens

Outro aliado é o editor de imagens para corrigir falhas. Porém, tenha cautela para não modificar toda a foto e deixa-la com aspecto artificial. É comum ver edições de imagens em que o tom da pele e a silhueta da modelo foram modificados drasticamente. Não repita esses erros!

Um programa excelente para editar imagens é o Photoshop, ele vai deixar suas imagens com um aspecto mais profissional. O Photoshop possibilita editar as fotografias e ajustar o brilho, sombras, intensidade, cores, passar filtros em imagens para retirar ruídos e promover efeitos para uma boa qualidade da imagem.

5 – A escolha do modelo pode definir o sucesso
vender-fotos-na-internet-modelo

O modelo vai representar sua foto e é uma excelente forma de aliar seu conceito à fotografia. A escolha errada do modelo pode fazer sua ideia perder o foco. Ter um rosto bonito para uma fotografia não é o bastante, é preciso que o modelo escolhido esteja à vontade com a lente das câmeras e familiarizado com sua ideia.

Conheça o modelo, saiba mais sobre suas preferências e até mesmo a respeito de campanhas que jamais participaria. Alguns modelos têm restrições para fotos com roupas íntimas, segurando bebidas ou fingindo fumar um cigarro. Já pensou no fiasco de fotografar um modelo, que tem medo de altura, em um penhasco?

No início de suas atividades é complicado pagar o cachê dos modelos. Neste caso você pode negociar o pagamento com a troca de serviços por fotos, pois estas fotos podem integrar o book do modelo.

Vale ressaltar que é importante a assinatura de autorização de imagem, para evitar processos por uso indevido de imagem. Essa admoestação vale também para fotografia de monumentos, prédios e principalmente de empresas privadas. É preciso se munir de documentos que comprovem tal autorização.

6 – Composição
vender-fotos-na-internet-composicao

Uma boa ideia está sempre associada à imaginação. Portanto, busque pensar na composição do seu projeto. Disponibilize algum tempo para pensar no projeto em si, faça testes, observe tudo à sua volta, inclusive o fundo das imagens. Após observar a composição, poderá fazer as fotos.

7 – Efeitos especiais em suas fotos

Agregue um diferencial para suas imagens. Busque criar alguns efeitos que facilitem seu trabalho no processo de pós-produção. Alguns efeitos interessantes são os de longa exposição que promovem fotos incríveis com a captura dos movimentos da luz.

O panning também é um efeito muito legal que permite tirar uma foto de uma pessoa ou objeto em movimento. Esse efeito potencializa o desempenho de carros e esportistas que aparentam ser mais velozes. Para tanto é preciso técnica e uma câmera com sensores que mantenham o foco em movimento.

Existem ainda outros efeitos que dão um diferencial para suas fotos, como por exemplo: efeito Bokeh, Regra dos terços, Contre-jour, Steel Wool e tantos outros. 

9 melhores sites para vender suas fotografias
sites-para-vender-fotos-na-internet

Depois de tirar as melhores fotos e ter um bom acervo fotográfico é hora de vender fotos na internet. Quem deseja vender as fotos para banco de imagens deve fazer o cadastro no site e verificar as regras do mesmo. Organize o acervo e separe as fotos por categoria.

Conheça 9 sites que são considerados os melhores para armazenar e vender fotos.

#123 Royalty Free

O banco de imagens da 123 Royalty free ultrapassa 10 milhões de fotos. Fundado em 2005, o site possui uma plataforma com design atraente e de fácil acesso. Basta criar o cadastro e fazer o envio das imagens que serão avaliadas por uma equipe e posteriormente expostas.

#iStockPhoto

Ganhe 15% de comissão por cada foto que for baixada no site ou lucre 45% ao se tornar um colaborador exclusivo. Ao pé da página do iStockPhoto você encontra a opção “Venda de imagens”, basta clicar e se cadastrar na plataforma para fazer o envio das suas fotos.

#Smugmug

O Smugmug é uma plataforma que permite a criação de uma vitrine virtual que deixa seu trabalho mais profissional e permite vender suas fotos. Nela é possível vender fotos, prints e cartões de visita. Você escolhe seu preço e mantém uma margem de lucro de cerca de 85%. Para começar a expor, clique em “For Professionals” e cadastre-se.

#Bigstockphoto

Ganhe 30% de cada download de suas fotos, com o Bigstockphoto. Fundado em 2004, ele possui acervo de mais de 20 milhões de fotos e está entre os melhores sites do mercado. Ao fim da página, clique em “Venda imagens” e comece a faturar.

#Alamy

Com possibilidade de ganhos de até 60% em relação a cada fotografia baixada, o banco de imagens Alamy também está entre os melhores para vender fotos. Seu acervo atual ultrapassa 41 milhões de imagens. Clique em “For Sellers” e veja como vender suas imagens.

#Fotologia

A Fotologia é uma plataforma que integra o mercado de banco de imagens. Conhecido por pagar valores justos e possuir um número considerável de clientes, esse banco de dados é uma excelente opção para você vender fotos. Após fazer o cadastro e enviar suas fotos, você fatura entre 20 e 63% por download.

#PhotoShelter

O PhotoShelter possui serviço completo que promove maior visibilidade de suas imagens. O site conta com alta segurança no armazenamento de imagens, SEO, design moderno e ferramentas sociais que possibilitam o alcance de clientes. Existe a disponibilidade de utilização do serviço grátis durante 14 dias.

#Dreamstime

O banco de imagens Dreamstime permite a venda de imagens após avaliação das mesmas. Considerado um dos mais populares bancos de imagens do mundo, o Dreamstime paga entre 20% e 50% por imagem baixada no site e ainda um adicional de 10% para imagens expostas exclusivamente no site. Faça o cadastro na opção “Registre-se gratuitamente”.

# Can Stock Photo

Ocupando nona a posição entre os melhores bancos de imagens, o Can Stock Photo reúne um leque de atrativos para quem deseja comprar e vender fotos. Sua margem de lucros é de 50% para cada download de fotos. Os valores de cada imagem são alterados segundo o tamanho e tipo de imagem. Faça o cadastro, envie suas fotos e ganhe dinheiro vendendo fotografias online.

Está convencido de que é realmente possível ganhar dinheiro com a venda de fotografias? Não perca tempo, siga nossas orientações e monte um acervo atraente. Envie suas fotos e comece a faturar!

Comentários

comentários

Post anterior

8 dicas para melhorar suas fotografias urbanas

Próximo post

O que perguntar para fazer fotografias de eventos incríveis