Zoom Óptico x Zoom Digital: Tudo o que precisa saber !

3 1.664

O zoom da Câmera Fotográfica é uma ferramenta inteligente, bastante útil na captura de imagens. Este recurso permite registrar imagens que estão à longa distância. O grande problema é que nem sempre é possível aliar o recurso à nitidez da imagem que nas máquinas comuns, sai com péssima qualidade.

A má fama que o zoom ganhou ao longo dos tempos, devido à qualidade duvidosa de algumas imagens capturadas, ocorre pelo fato das pessoas ainda utilizarem câmeras domésticas ou aparelho celular. As Câmeras Digitais comuns, geralmente possuem Zoom Digital que não ultrapassa 5 MP.

Outro fator que causa distorção nas imagens capturadas com zoom é a má utilização da ferramenta. Já que na intenção de fotografar imagens distantes, o utilizador acaba usando o zoom ao máximo, afetando a qualidade da imagem. Isso porque, as câmeras têm um sistema que amplia a imagem que está em foco e exclui as imagens ao redor.

Se você deseja tirar fotos perfeitas, independente da utilização ou não do zoom, preste bastante atenção na configuração do equipamento fotográfico. Visto que, o principal problema está no tipo de zoom e na forma de utilização. Existe basicamente 2 tipos de zoom, o zoom óptico e o zoom digital.

Conhecer as peculiaridades de cada ferramenta é vital para diferenciá-las, escolher o que mais se adéqua as suas necessidades, bem como fazer uso do zoom ao seu favor. Afinal, qual o tipo de zoom é o melhor? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? O que você deve levar em consideração na hora da compra? Como utilizar?

As respostas para as perguntas acima e demais questões, você vai acompanhar nos próximos tópicos desse artigo que foi preparado para você, apaixonado por fotografias. Confira!

Diferença entre Zoom Óptico e Zoom Digital

Zoom óptico X Zoom digital – Tudo o que você precisa saber!

Tem gente que pensa que zoom é tudo igual, mas existem diferenças gritantes entre o zoom digital e o zoom óptico. Saiba diferenciar cada um deles e deixe a dúvida de lado na hora da compra. Não se engane com propagandas que oferecem um zoom de 10x, acerte na hora da compra, não se iluda com a quantidade, antes observe a qualidade.

A câmera digital possui um sistema interno que faz uma simulação de aproximação ótica do objeto, dessa forma não é necessário trocar lentes, pois o software já faz a aproximação de maneira automática. Esse tipo de zoom é amplamente encontrado nos modelos mais recentes de câmeras digitais compactas, não profissionais.

Por outro lado, o zoom óptico se forma através da sobreposição das lentes que estão dentro da câmera. Esse tipo de zoom faz a ampliação real da imagem e por isso dificilmente vai causar distorções na imagem aumentada.

Mesmo que o zoom digital permita que a imagem seja ampliada, se comparado ao zoom óptico, ele é muito inferior. O que não quer dizer que é um recurso totalmente dispensável, mas que deve ser utilizado o mínimo possível, principalmente com a função mais alta.

Para entender como funciona o zoom digital, pense sobre o que ocorre quando você tenta ampliar uma imagem em um programa de computador. Ao passo que você aumenta o tamanho da foto, vão aparecendo aqueles quadradinhos e chegando ao tamanho máximo a imagem fica totalmente distorcida.

Quando o zoom é acionado numa câmera fotográfica, ele se concentra na ampliação da imagem que está em foco. O problema é que esse aumento ocorre somente no foco e a imagem ao redor fica desfocada. No display da câmera a foto parece estar normal, mas quando é observada no computador ou impressa, nota-se a diferença.

Vantagens e desvantagens

# Vantagens zoom digital

Para tirar fotos normais, principalmente as que não serão impressas, o zoom digital pode ser utilizado, pois tem a vantagem da praticidade no uso, já que não necessita da troca de lentes.

As câmeras fotográficas que utilizam zoom digital possuem configuração simples e são mais compactas. Com o tamanho reduzido e cada vez mais leve, as máquinas com zoom digital são mais ergonômicas e podem ser facilmente transportadas.

Além de ser uma maneira de fazer a aproximação das imagens com maior praticidade, câmeras com zoom digital tem a vantagem do preço, pois são muito mais baratas que as máquinas profissionais.

# Vantagens do zoom óptico

A principal vantagem do zoom óptico é a qualidade das imagens capturadas.  Visto que o zoom óptico utiliza vários sensores que permitem a resolução perfeita e semelhante à foto original. Outro ponto forte do zoom óptico é o detalhamento das imagens, pois os sensores permitem que pequenos detalhes sejam notados.

O zoom óptico é ideal para fotos profissionais, viagens e momentos especiais, como por exemplo, a filmagem de uma festa de casamento ou o show de sua banda musical preferida. Dessa forma, as lentes profissionais otimizam o zoom e permitem a utilização de efeitos que deixarão sua fotografia ou vídeo com qualidade real.

O zoom óptico pode ser comparado com uma lente de aumento ou mesmo um binóculo que devido à posição das lentes, promove uma visão plena de objetos que estão a quilômetros de distância do observador. Trocando em miúdos o zoom óptico pode ser denominado como imagem real.

# Desvantagens do zoom digital

O zoom digital possui inúmeras desvantagens em relação ao óptico. Além da baixa resolução da imagem, quando o zoom é acionado, esse recurso pode deixar a imagem trêmula e desfocada.

Além disso, o zoom digital utiliza sensores que na realidade fazem uma simulação de aproximação muito imprecisa, pois o sistema do zoom digital não aproxima a imagem, na verdade ele apenas faz a ampliação da imagem. Esta é a maior razão da qualidade ruim da imagem.

# Desvantagens do zoom óptico

Apesar de ser a melhor opção para capturar imagens com maior qualidade. O zoom óptico tem uma grande desvantagem que é o preço do kit de lentes e da câmera fotográfica.

Por ser acoplado a uma câmera profissional, este zoom acaba sendo uma desvantagem no que diz respeito ao peso e tamanho da câmera que é sempre maior que as câmeras compactas. A razão para tal diferença no peso é o tamanho bateria que possui mais carga que as pilhas utilizadas nas câmeras digitais comuns.

Qual o melhor?

Zoom óptico X Zoom digital – Tudo o que você precisa saber!

A avaliação da diferença zoom óptico e zoom digital deixa claro que o zoom óptico é o melhor para promover a aproximação real de imagens. No entanto é preciso observar o todo e ver o que está além das propriedades desse recurso. Pois a utilização do zoom óptico é muito pessoal e vai depender dos hábitos de cada utilizador.

Qual deles escolher na hora da compra?

É preciso avaliar a real utilização desta ferramenta, pois a menos que o fotógrafo seja um profissional, dificilmente vai ter a necessidade de recorrer ao zoom óptico. Dessa forma o custo benefício chega à zero, pois o recurso acaba esquecido no dia a dia.

Se você é um fotógrafo profissional ou mesmo amador, mas costuma tirar fotos que exigem a utilização da ferramenta de zoom. Então, a ferramenta óptica é indispensável, pois é a única que realmente aproxima a imagem. Pese o preço e o uso do zoom, se não houver uso frequente, então vale à pena uma câmera com zoom digital.

Quando e como utilizar cada um deles?

Zoom óptico X Zoom digital – Tudo o que você precisa saber!

Conforme mencionamos no início desse post, não é apenas o tipo de zoom que vai definir a qualidade da imagem, mas também a utilização. Não basta saber a diferença zoom óptico e digital, mas antes é preciso saber quando e como utilizar esse tipo de ferramenta.

Em ambos os tipos de zoom, vale a cautela de utilizá-los quando for realmente preciso principalmente se tratando do zoom digital. Pois quanto maior o zoom aplicado durante a captura, maiores serão as probabilidades de a foto sair trêmula e com baixa qualidade.

No caso das câmeras digitais, é importante utilizar o zoom quando a câmera estiver parada, daí a necessidade da aquisição de um tripé que vai permitir que a câmera permaneça fixa e evite os incômodos borrões nas imagens. Nos modelos mais modernos, os fabricantes disponibilizam sensores de movimento que corrigem a foto.

Caso seja necessária a captura de imagens de animais, objetos e pessoas que estão inacessíveis, então o zoom é realmente indispensável, até por uma questão de segurança do fotógrafo. Já nos casos em que você pode se levantar e dar alguns passos, o zoom deve ser dispensado para garantir a qualidade das imagens.

Lentes das câmeras que utilizam o zoom óptico

Zoom óptico X Zoom digital – Tudo o que você precisa saber!

Com a tecnologia ultrazoom, as fotos são tiradas com maior qualidade sem que seja necessário recorrer aos recursos digitais. O zoom óptico não está diretamente ligado ao tamanho, mas a variação. Dessa forma, quando você ver um anúncio informando que o zoom é 5 x, então isso quer dizer que a imagem será aproximada 5 vezes mais.

Na fotografia, a distância que separa o fotógrafo do fotografado é chamada distância focal. Essa distância a olho nu possui cerca de 50 mm, com a utilização do zoom essa distância passa a ultrapassar os 50 milímetros. Uma lente que promove a aproximação fidedigna de objetos, ultrapassando esses 50 mm, é a lente teleobjetiva.

Algumas lentes permitem uma aproximação de até 504 mm, estas são mais versáteis e assumem dupla função, pois tanto diminuem, quanto aproximam a imagem. A Câmera Panasonic DMC-FZ18 e a Olympus SP-550 UZ são equipamentos fotográficos com zoom óptico que permitem a aproximação de até 18 vezes da distância focal.

Essas lentes que permitem maior aproximação, também podem ser usadas em alguns modelos de aparelhos celulares. Com o auxílio de um adaptador, o fotógrafo realiza a captura de imagens com zoom óptico e não se preocupa com borrões produzidos pelo zoom digital. Assim, é interessante desativar o zoom digital no aparelho.

Conclusão da Diferença Zoom Óptico e Digital

Zoom óptico X Zoom digital – Tudo o que você precisa saber!

Analisando as diferenças entre esses dois tipos de zoom, óptico e digital, a conclusão é que tanto o zoom analógico, como o zoom digital possuem seus benefícios, mas em contrapartida possuem também algumas desvantagens.

De modo que a escolha de uma câmera fotográfica não pode se concentrar apenas no tipo de zoom, mas também em outros aspectos fundamentais que conferem qualidade às imagens obtidas ao fotografar com o zoom.

É válido levar em consideração que além do zoom, a configuração da câmera fotográfica também interfere nas imagens, pois alguns sensores são capazes de produzir efeitos que corrigem pequenas falhas, como por exemplo, tremores provocados pela utilização do zoom e da movimentação da câmera.

O número ISO, a abertura das lentes e o flash também são muito importantes para garantir uma boa imagem, pois estes determinam a sensibilidade à luz, sombreamento de imagens, nitidez das cores e outros aspectos importantes que aliados ao zoom do tipo óptico, permitem uma fotografia excelente.

Antes de escolher a câmera fotográfica e o tipo de zoom, avalie como vai utilizar o equipamento, bem como seus principais objetivos com ele. Pois de que adianta adquirir uma câmera com alta tecnologia e um superzoom, se você não vai utilizar as lentes que permitem a aproximação da imagem?

Como mencionado anteriormente, a diferença de preço de uma máquina de uso doméstico, com zoom digital e de uma câmera semi-profissional ou profissional é realmente gritante. De modo que se não houver a real precisão da utilização do zoom, você não tem porque pagar 3 ou 4 vezes mais que o valor de uma câmera normal.

Em se tratando de alguém que não abre mão de uma boa fotografia, não importa o quanto o objeto esteja distante, não vai abrir mão de recursos tecnológicos para obter a melhor imagem. Nesse caso, o ideal é investir um pouco mais de dinheiro e adquirir uma câmera mais moderna, do tipo DSLR, com zoom óptico.

Além disso, já existe no mercado a opção de câmeras digitais que seguem um meio-termo e possuem dois tipos de zoom. Dessa forma, você pode utilizar tanto o zoom digital, quanto o zoom óptico. Podendo inclusive desativar o zoom digital e garantir uma imagem mais precisa.

Então, a diferença zoom óptico e digital ficou clara? Tem mais alguma dúvida quanto a escolha e utilização de um desses tipos de zoom? Contate-nos e compartilhe suas dúvidas, dessa forma será possível ajuda-lo mais efetivamente.

você pode gostar também
3 Comentários
  1. […] Fonte: E.Mania […]

  2. […] 1/2.3″ Super HAD sensor CCDLente com zoom óptico de 5x, f/3.2-6.4 (equivalente a 26-130mm)Tela de 2,7 polegadas, 230 mil pontosISO100 – […]

  3. […] você está acostumado a aplicar zoom em sua lente, usar uma lente primária soa como uma limitação. Mas é uma limitação que o […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.