10 Dicas de como fazer Fotos de seus filhos em casa

0 76
Tempo de leitura: 4 minutos

É comum o pai e a mãe sentirem inspiração para fazer fotos dos filhos em casa, porém é importante conhecer algumas técnicas básicas de fotografia e saber explorar ao máximo a câmera do celular ou a câmera digital que possui em casa.

Porém, ao poder contar com uma câmera profissional ou semi profissional para fotografar as crianças em casa pode ajudar a gerar melhores imagens. De todo modo, os pais adoram registrar os primeiros passos e todas as situações inusitadas dos pequenos e guardar as fotos em uma pastinha no computador, celular ou HD externo.

Para os pais que costumam fazer as fotos como amadores ou iniciantes no mundo da fotografia, é comum que as imagens não consigam gerar melhores resultados, principalmente quando os pequenos estão mais agitados ou querem apenas brincar.

Porém, é comum acontecer dificuldades na hora de clicar os melhores enquadramentos, principalmente quando os pais não possuem uma boa noção de iluminação, ângulo, enquadramento, uso de filtros no celular ou na câmera profissional e entre outros fatores que podem ajudar a garantir a criação de fotografias incríveis.

Neste artigo apresentamos dicas fundamentais para orientar profissionais e amadores no assunto a capturar imagens inesquecíveis para o álbum ou para a página digital de fotografias dos flihos.

10 dicas de como fazer fotos de seus filhos em casa

Em muitos casos, quando os pais começam a fazer as fotos de forma aleatória pode acontecer da luz não estar boa, da foto sair com borrões ou de ocorrer perdas de volume ao utilizar o ângulo incorreto. Vamos aprofundas as dez principais dicas para orientar você a criar e capturar melhores fotos.

1) Não precisa olhar para a câmera

Em muitos casos os pais exigem que o filho olhe para a câmera para gerar imagens mais planejadas e formais, porém não é necessário exigir que os pequenos sempre olhem para a câmera, principalmente, quando estão brincando ou estão distraídos.

O fator emocional da criança precisa ser respeitado e sem falar que um momento de descontração é importante para a criança se acostumar com a câmera e a gerar imagens mais divertidas.

O indicado é fazer cliques na criança enquanto ela está concentrada em algum tipo de atividade como brincar, comer, correr e entre outros.

Os pais não devem ficar chamando a atenção da criança o tempo inteiro ou pedir para a criança ficar sorrindo o tempo todo.

2) Use luz natural

Ao utilizar uma luz de origem natural a foto ganhará melhores resultados e efeitos, podendo ainda reduzir a aparência de borrões de luz ou tremido quando a criança se mexe muito.

Ao utilizar a luminosidade do dia ficará mais fácil trabalhar com diferentes cores de roupas, tonalidades de pele, além de valorizar as cores do ambiente.

3) Explore o horário da manhã e do final do dia

Para qualquer tipo de captura de imagem é muito indicado fazer as sessões de fotografia no horário da manhã entre 6 horas e 10 horas da manhã e próximo do final do dia de 16 horas a 18 horas.

Nestes períodos a claridade facilita melhor a escolha do ângulo, sem falar na qualidade da luz.

4) Evite excesso de sol

É indicado evitar realizar as capturas das imagens nos dias e horários de sol muito forte, sendo indicado optar pela iluminação indireta próxima de uma sombra de árvore ou parede. Devemos lembrar que a luz que desce direta de cima pode criar sombras que poderão estragar a imagem final.

5) Luz em ambientes fechados

No caso de fotografar a criança dentro de um cômodo de casa, é indicado posicionar o indivíduo próximo a um móvel de forma que a luz proveniente da janela possa iluminar o rosto pelo lado lateral.

6) Limpeza da cena

A limpeza da cena se refere a uma técnica na qual o fotógrafo fecha o ângulo sobre o objeto ou pessoa a ser fotografada eliminando os objetos em volta.

Os pais podem colocar o bebê deitado e posicionar a câmera sobre ele eliminando os demais objetos em torno do enquadramento.

Caso o bebê ou a criança esteja sentado em outro local do quarto ou da sala, é indicado organizar os objetos e todos os elementos que aparecem na foto para gerar mais harmonia para a foto.

7) Agache para explorar os melhores ângulos

Quando a criança estiver sentada ou em pé é possível aos pais que estão manuseando a câmera se aproximar mais ao nível de altura da criança podendo se agachar para ficar ao nível dos olhos dela.

Evite fazer todas as fotos de cima para baixo para evitar distorcer o formato do corpo ou rosto do pequeno.

8) Use a cama

Caso a criança ainda esteja na fase de aprender a andar procure explorar a cama e o sofá do quarto para criar cenários mais confortáveis.

9) Cuidado com o excesso

Em tempos de redes sociais aumentou a vontade dos pais de registrar os momentos de seus filhos e postar na internet, porém é importante tomar cuidado com o excesso de imagens para não causar problemas psicológicos futuros nos filhos e evitar a super exposição.

10) Pense no ângulo, enquadramento e na composição

As fotos ficarão mais bonitas ao se planejar melhor a escolha da ângulo, do enquadramento e da composição mesmo em ambientes fechados como nos cômodos de casa e o quintal.

Conclusão sobre estas dicas de Fotografia

Neste artigo apresentamos dicas simples e valiosas para ajudar os pais a realizarem fotos dos filhos em casa.

Sabemos que realizar esse tipo de fotografia é irresistível, mas mesmo parecendo uma tarefa difícil pode se tornar mais fácil fazendo da convivência constante com os filhos um bom ponto inicial para captura das imagens.

É essencial escolher bons equipamentos, pensar no ângulo e na luminosidade para valorizar cada tipo de enquadramento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.