5 dicas para sua Sessão de Fotos enquanto Modelo

Às vezes, em sessões de fotos com modelos, existem alguns inconvenientes que, se evitados, podem facilitar muito o trabalho tanto da modelo quanto do fotógrafo. Essas desvantagens podem afetar a qualidade das fotos obtidas durante a sessão de fotos. Pensando nelas, trazemos algumas dicas práticas que podem ser úteis tanto para algumas modelos que desejam se tornar profissionais um dia, quanto para modelos ocasionais que desejam fazer um ensaio fotográfico profissional para ter imagens de qualidade.

1 – Expressões e poses do modelo

É possível que você já tenha feito caretas na frente do espelho, felizes, tristes, interessantes, surpresas, apaixonadas… Para fins de ensaio, o espelho passa a ser o melhor aliado da modelo, com a vantagem de que todos temos um ao alcance. Se você nunca usou o espelho para descobrir suas habilidades de atuação, este é o melhor momento para começar a ensaiar as expressões com as quais gostaria de aparecer em suas fotografias.

O mesmo vale para posar, ensaiar em frente ao espelho as poses que você já viu e que mais gostou. Pode ajudar olhar para algumas revistas ou catálogos de roupas que apresentam modelos, ou dar uma olhada em páginas de moda na Internet.

2 – Manicure e pedicure do modelo

As unhas das mãos devem estar bem tratadas, inclusive as dos pés pois devido ao tipo de sessão podem aparecer nas fotos. Você não precisa de uma manicure e pedicure sofisticadas – esmaltes transparentes ou manicure francesa servem.

3 – Comer ou não comer antes da sessão de fotos?

A resposta é sim. Embora moderadamente, é melhor que a modelo compareça à sessão de fotos depois de comer. Não se trata de comer demais meia hora antes de começar a posar, mas uma refeição leve evitará que seu estômago ronque durante o curso da sessão.

 4 – Pontualidade do modelo

Quando é agendado um compromisso para uma sessão de fotos é importante que sejamos pontuais. Se a sessão for ao ar livre, melhor ainda se chegarmos 15 ou 20 minutos antes, isso nos ajudará a conhecer o local onde as fotos serão tiradas.

Chamar de última hora para cancelar uma sessão, sem motivo convincente, ou chegar atrasado, são atitudes que questionariam sobremaneira a seriedade de uma modelo.

 5 – Maquiagem e penteado

Se a sessão de fotos incluir um maquiador e um cabeleireiro, vai economizar muito tempo para a modelo ir sem maquiagem e com os cabelos lavados e secos.

Caso seja você quem vai se maquiar também é aconselhável que o faça no local onde vai decorrer a sessão, desta forma evitará que a maquilhagem chegue borrada.

Geralmente, o penteado é mais versátil do que a maquiagem, então na maioria dos casos você pode escolher entre ir à sessão com o cabelo já arrumado ou arrumá-lo na hora.

Obs: se já tingiu o cabelo (a não ser que esteja na moda e seja o que procura), em nenhum caso faça uma sessão de fotos se a raiz do cabelo já começou a aparecer. Em maior ou menor grau, haverá contraste entre o cabelo tingido e o cabelo que começou a nascer com sua cor natural, e isso fica muito ruim nas fotos.

 E por último, se você escolheu bem o seu fotógrafo, ele transmitirá segurança para você e verá como parte de seu trabalho criar uma atmosfera na qual você se sinta confortável.

Se você quiser mais dicas, confira aqui como um fotógrafo faz ensaio expondo a técnica de Proporção de Ouro.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]