7 Dicas de fotos para o final de ano

0 11
Tempo de leitura: 4 minutos

As fotos para o final do ano podem abranger como temas as festas natalinas e as de Ano Novo, porém outros temas como a comemoração de uma formatura ou a saída de casa para uma viagem de verão podem também fazer parte das principais temáticas.

Mas, quando as festas de Natal e de Ano Novo estão se aproximando, a maioria das pessoas gosta de aproveitar essa época do ano para renovar o álbum de família e as postagens nas redes sociais.

Atualmente, postar parte das imagens em redes sociais como Instagram e Facebook está super na moda, porém é importante saber organizar bem os elementos de cada fotografia, e ter todo o cuidado com a iluminação e o foco.

Dicas de fotos para o final de ano

Se você quer captar e gerar imagens inesquecíveis e com resultado profissional independente de seu nível de conhecimento no universo da fotografia, apresentamos boas dicas para ajudar você nesta tarefa.

1) Ajuste bem o Balanço de Branco

Calma, não estamos falando do balanço do parquinho, mas para gerar boas imagens fotográficas é indicado ajustar o balanço de branco da câmera. Atualmente, câmeras fotográficas profissionais, semiprofissionais, compactas e até mesmo lentes de alguns celulares podem apresentar essa configuração.

A configuração do balanço do branco ajuda a selecionar a tonalidade certa que será aplicada na imagem final. Atualmente, fotógrafos profissionais se guiam pela seleção de tonalidade sem alterar a tonalidade real de cada imagem.

Essa configuração ajuda a melhorar a imagem fotográfica sem alterar as colorações dos objetos presentes na imagem. Por exemplo, se ao fotografar uma pessoa vestida de branco o fotógrafo ajustar essa configuração para “modo fluorescente” o resultado será uma pessoa vestida de azul na foto final.

No caso de fotografias realizadas em dia ensolarado, é indicado alterar o balando de branco para luz do dia, mas se estiver em um dia nublado é indicado alterar para “nublado”.

Nos dias de festas natalinas, onde há incidência de luz artificial em determinado ambiente, mesmo que seja dentro de casa, é importante fazer alguns testes de balanço para verificar a fidelidade das cores e da luminosidade.


Em casos de dúvidas é indicado ler o manual de cada câmera para verificar os níveis de balanços que a câmera oferece.

7 Dicas de fotos para o final de ano

2) Use bem o Flash Externo

Caso opte em utilizar o flash é indicado utilizá-lo próximo da pessoa, mesmo quando o tema é fotos para o final do ano. As câmeras compactas costumam ter flash, assim como as lentes de celulares mais avançados, porém não são tão potentes quanto de uma câmera profissional.

Geralmente, as câmeras compactas não permitem acoplar flashes externos como é possível com as câmeras profissionais.

Na opção de fotografar um indivíduo ou grupo de pessoas ao redor da mesa ou em ambiente é externo, é fundamental começar tirando as fotos de meio corpo, para tirar fotos de corpo inteiro é importante se afastar e dar uma distância mínima de três a cinco metros.

3) Explore os pontos de luz a seu favor

Outro fator é usar os pontos de luz de maneira adequada, normalmente os fotógrafos amadores não prestam atenção nesse tipo de detalhes, mas saber os pontos de luz existentes em determinado ambiente é fundamental para o processo e para o resultado.

Atenção aos detalhes

Existem detalhes que não podem passar despercebidos como a composição, a centralização, a simetria, a exposição, o tamanho, a sequência, a persistência, e o uso de aplicativos complementares.

1) O que é a Composição Fotográfica?

Ao procurar fotografar algo procure explorar imagens em traçado horizontal, visando ampliar as possibilidades para o futuro corte na edição da foto.

7 Dicas de fotos para o final de ano

2) Centralização

Ao efetuar fotos com objetos centralizados é ideal usar uma composição quadrada, no mesmo método usado para o Instagram. Eleja um objeto para ser o ponto central de toda a imagem e faça alguns testes antes.

3) A simetria certa

Outro método de composição é buscar enxergar a simetria no processo de formação de uma fotografia. Quando falamos em simetrias fotográficas falamos de equilíbrios das formas dos objetos e pessoas na imagem, combinando todos os elementos da maneira certa para o formato quadrado da rede social.

4) Exposição em suas fotos

Para gerar mais exposição nos resultados, é importante selecionar a luz e a locação certa para cada imagem. Em relação às fotografias com luz forte do verão é indicado alterar o tom de exposição conforme o objeto a ser fotografado.

5) Tamanho das fotos

Atualmente, na maioria dos casos, as fotos não são mais impressas, são diretamente postadas em redes sociais e armazenadas em pen drives ou cartões de memória. Dessa forma, os tamanhos das fotos seguem a formatação média das redes sociais com Instagram, Pinterest e Facebook.

6) Persistência

Ao pensar nas fotos do final do ano é importante ser insistente para encontrar o melhor ângulo, selecionar o melhor ambiente, escolher a luz certa e dar criatividade para as imagens.

7) Sequência

Ao criar uma sequência de imagens para redes sociais como o Instagram busca evitar fotos com ângulos ou temas repetitivos. Investir em temas gastos ou cansativos afasta os seguidores, amigos e familiares.

É indicado variar estilos de imagens, temas e composições. Procure sempre variar os formatos, temas e ângulos.

7 Dicas de fotos para o final de ano

Conclusão

Neste artigo apresentamos importantes dicas para aplicar nas fotos de final de ano, podendo ser em dias de festas de Natal, Ano Novo, Aniversário nessa época do ano, ou fotos de viagens.

É importante estar atento a todos os detalhes que apresentamos neste artigo com o foco de melhorar no máximo os resultados e o equilíbrio de todos os componentes da imagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade