Como usar Alça da Câmera Fotográfica?
Como usar a alça de câmera fotográfica no dia a dia do trabalho fotográfico? Sabemos que, quando o fotógrafo não possui uma base segura ou um bom tripé é fundamental saber usar a alça do equipamento como forma de captar as imagens da melhor forma possível.
Tradicionalmente, o jeito mais tradicional de oferecer suporte para a Câmera Semi Profissional e Profissional é utilizando uma alça de segurança presa ao equipamento preso ao pescoço ou segura em uma das mãos.
Dessa forma, a câmera ao estar mais próxima do corpo permite uma manipulação dos equipamentos e poder captar uma imagem ou ângulo de forma rápida e direta.
A importância da Alça Fotográfica
Considerando a configuração do equipamento fotográfico e do modelo ou suporte é fundamental saber pendurar a câmera e evitar que a lente do equipamento fique tremendo na hora de focar.
Geralmente, as câmeras são comercializadas junto com as alças de suporte e costuma ser em material de alta qualidade.
Mas, dependendo da largura da faixa, não será necessário substituir o material de tempos em tempos. Claro que o fotógrafo e o produtor, caso precise de mais segurança poderá pesquisar por uma variedade de alças de suporte para substituir e se sentir mais seguro.
Devemos ainda lembrar que há as alças de pescoço e as alças laterais atadas à câmera através do parafuso para tripés para permitir uma conexão mais firme e seguro.
Câmera x Celular
No dia a dia comum as pessoas estão mais habituadas a usar o smartphone para captar imagens, mas devemos lembrar o celular é bastante mais leve do que as câmeras fotográficas que exigem mais atenção e equilíbrio com as mãos para apoiar e segurar a câmera com precisão.
Dicas de como usar a Alça da Câmera
A seguir apresentamos dicas essenciais de como utilizar as alça de modo mais seguro.
1) Atenção ao segurar
Uma das melhores técnicas é o modo de como segurar a câmera, sendo esse detalhe um dos pontos iniciais para captar cada tipo de foto.
Independente se o fotógrafo está sentado ou de pé, geralmente grande parte dos fotógrafos são destros, ou seja, usam a mão direita para controlar a câmera e dar o clique final. Dessa forma é importante que o fotógrafo tenha mais atenção em qual dedo e em qual posição fará o clique, lembrando ser indicado que a câmera seja segurada com a mão direita e o dedo deve descansar sobre o obturador.
2) Obturador
Falando no obturador, é importante não deixar o dedo no ar muito distante do obturador antes de pressionar o botão de disparo, esse hábito pode gerar trepidação na câmera e no resultado final da imagem.
Nesse fator a alça pode ser prendida para adequar a distância mínima e máxima da câmera em relação ao ambiente e ao assunto da foto.
3) Cuidado com os cotovelos
Quando o fotógrafo está fotografando é importante manter os cotovelos na direção do próprio corpo, mantendo a estabilidade da câmera em relação ao assunto da fotografia e em relação ao próprio corpo.
Os cotovelos não podem ficar tensos demais e no caso da necessidade de apoiar o cotovelo sobre uma determinada base, é importante buscar uma posição mais confortável e manter a alça presa à máquina.
Dessa forma, ao manter os cotovelos e os braços contra o próprio corpo, isso gerará mais estabilidade para o processo de captação da imagem.
4) Mantenha a Estabilidade
Evite mexer demais na distância existente na própria alça, a alça não pode ficar em uma distância curta demais ou longa demais. Outro fator é se preocupar sempre com a estabilidade da câmera e do próprio corpo em todo o processo.
5) Mais Apoio
Caso o fotógrafo esteja realizando fotografias em locais urbanos, é importante saber escolher muros, bancos e outros locais que sejam de fato seguros para apoiar a câmera no caso da ausência do tripé.
Conclusão
Portanto, é importante valorizar o uso da alça da câmera fotográfica como forma de gerar imagens com mais qualidade e resultado profissional.
Além da alça de fábrica, os profissionais de fotografia podem adquirir alças mais grossas e flexíveis para acrescentar no uso diário da câmera na realização de ensaios e trabalhos diversos.