Aprenda a fazer bons retratos com o seu estilo
Foto: Ali Pazani/Pexels

Aprenda a fazer bons Retratos com o seu estilo

Retratos são representações da imagem de outra pessoa, obtidas pela percepção do fotógrafo sobre ela. Sendo assim, quando você está criando uma fotografia de retrato, sua visão de mundo é colocada em prática.

Nessa hora, é necessário, acima de tudo, ter sensibilidade para entender o que você deseja mostrar e como o outro será retratado. Para fazer bons retratos, a naturalidade se torna um ponto essencial.

No entanto, existem outros pontos que podem melhorar a sua fotografia. Separamos algumas dicas para que você consiga encontrar o seu estilo de retrato e consiga fazer bons registros. Confira!

Escolha uma lente correta para o seu estilo para os seus retratos

Em primeiro lugar, você deve saber que não existe uma lente correta para os seus retratos. Isso vai depender do seu estilo, que pode variar de acordo com a distância focal escolhida.

Por isso, você deve encontrar aquela que traz mais conforto ao momento do registro, tanto em relação à fotografia em si, quanto ao peso que você deseja carregar. Dessa forma, a pergunta mais importante é: qual lente é a melhor para o meu estilo?

Sabemos que algumas lentes são as queridinhas dos amantes de fotografia. Se você utilizar uma distância focal teleobjetiva curta, por exemplo, a lente de retrato de 85mm é uma delas. Outros utilizam lentes de 35mm e a de 50mm. Como dito acima, tudo vai depender do seu estilo.

Saiba a distância focal correta

Sabendo que as lentes têm papel fundamental na concepção de um bom retrato, é necessário ter em mente o que você deseja mostrar na sua fotografia de retrato. A distância focal tem muita importância para a execução do seu registro.

As distâncias focais afetam diretamente na forma e nas proporções do rosto da pessoa. Dessa forma, você deve usá-la corretamente. Se ainda tem dúvidas sobre como ter o controle do que focar nos seus registros, confira nossas dicas sobre profundidade de campo.

Lembrando que tudo isso dependerá da lente que você deseja utilizar. Se está começando a se aventurar no mundo da fotografia, lentes de kit e zooms padrão podem te dar um bom resultado sem um alto custo inicial.

Preste atenção na abertura

Aberturas nada mais são que o tamanho disponibilizado pelo diafragma para que entre luz na sua câmera. Existem vários tamanhos, variando de acordo com a lente adquirida. Quanto maior for a numeração dos chamados f-stops, menor será o tamanho da abertura.

Para retratos, uma lente com grande abertura pode possibilitar a criação de uma curta profundidade de campo. Ou seja, a sensação de que o protagonista do seu foco parece estar em um plano diferente do fundo, ganhando destaque.

Lentes com uma abertura ampla, como f/2.8, f/1.8 ou f/1.4 são interessantes para você conseguir registrar os retratos com maior qualidade, principalmente se você precisar fotografar em condições de luz desfavoráveis.

Entretanto, o preço de lentes com aberturas como a f/1.4 são caras e podem estar fora do seu orçamento. Por isso, saiba exatamente qual o seu objetivo, pois você pode não precisar fazer esse grande investimento, já que existem opções mais baratas e que também preenchem os requisitos para você fazer um bom retrato.

Saiba a história que você quer contar com os seus retratos

No início do artigo, falamos que retratos são um registro do olhar de um fotógrafo sobre o mundo. Através das suas lentes, uma história será contada. Por isso, você deve exercer a sua criatividade, além de entender o que você quer retratar.

São diversas as formas de retratar uma história. Desde registrar o dia a dia de alguma pessoa até um único momento durante algum evento, é importante saber o que você deseja dar ênfase.

Você deve experimentar as diferentes formas e lentes para fotografar. Além de conseguir entender o seu estilo, pode fazer registros de formas diferentes. Lentes como as de 35mm, por exemplo, podem ser excelentes para retratar pessoas nos locais onde vivem.

Existe o retrato perfeito?

O retrato perfeito é aquele que atinge as suas expectativas. Seu estilo é o que importa nesse tipo de registro. Você é o escritor dessa história. Se ainda está dando os primeiros passos na fotografia, confira nosso guia básico para inciantes para você aprender e se aperfeiçoar no mundo fotográfico.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]