Aprenda a usar a Regra dos Terços
Crédito: Foto de Verne Ho.

Aprenda a usar a Regra dos Terços

A regra dos terços é uma das regras mais básicas da fotografia – provavelmente, uma das primeiras que um fotógrafo amador irá encontrar. Esse princípio sempre foi muito aplicado em quase todos os filmes ou programas de TV que você já assistiu. Se você é iniciante no universo da fotografia, continue lendo esse artigo e descubra: qual é a regra dos terços; como isso influencia na fotografia; a importância da aplicação desse método; quando você deve utilizar a regra dos terços; como melhorar a imagem através da edição; e quando você deve “quebrar as regras”.

A definição de regra dos terços é um conceito de composição em que uma imagem é dividida em nove quadrados iguais. A partir daí, esses segmentos e as linhas que eles criam são utilizados para ajudar a compor melhor as imagens selecionadas. Você pode adicionar essa opção na maioria dos monitores de câmeras; basta ativar as orientações desejadas e começar a fotografar. Hoje em dia, algumas câmeras de smartphones também possuem essas aplicações. Esta é uma boa dica para que você possa se acostumar a ver a grade regularmente e praticar a composição mesmo quando estiver tirando uma foto rápida com o telefone.

Aprenda a usar a Regra dos Terços
Crédito: Foto de cottonbro no Pexels.

Aplicando a regra dos terços

Quando você colocar a opção, aparecerão linhas para você se orientar e posicionar a imagem dentro da grade. Para saber enquadrar da melhor forma a sua fotografia, você precisa estudar os conceitos e as possibilidades da regra dos terços. Um bom lugar para começar, é alinhando o seu objeto em uma das linhas – seja qual for o assunto fotografado, você notará a imagem muito mais agradável. Os quatro marcadores no centro da imagem, onde as linhas se cruzam, são conhecidos como pontos de força ou de interseção. Você pode alinhar nesses pontos a parte da imagem que você deseja destacar, atrair o olhar do espectador para aquele assunto.

Aprenda a usar a Regra dos Terços
Crédito: Foto de Matthew Henry.

Usar esse truque, que é bastante conhecido, pode elevar o seu nível de fotógrafo iniciante quase instantaneamente – por isso é tão importante conhecer os conceitos básicos e os pilares da fotografia. Um dos principais erros de amadores na hora de fotografar é posicionar o assunto principal no centro do quadro. De certa forma faz sentido pensar dessa maneira, mas nem sempre você irá obter sucesso. Através da regra dos terços, um amante de fotografia terá mais chances de produzir imagens que chamem a atenção e valorizem os seus temas. Disponha, então, os objetos mais importantes em cada terço da imagem para que sejam notados.

Aprenda a usar a Regra dos Terços
Crédito: Foto de Stef Vanbroekhoven no Pexels.

Você também pode compor os elementos de sua fotografia utilizando várias linhas em apenas um registro. Essa técnica é eficaz para capturar retratos ou paisagens e funciona para a maior parte dos tipos de fotografia – também funciona em conjunto com outras técnicas, como estabelecer linhas principais e espaço negativo. Ao estruturar o assunto para capturar retratos, pode ser muito mais proveitoso posicionar a linha superior dos terços nos olhos de uma pessoa, por exemplo. Outra estratégia é centralizar o objeto e usar o quadrado central como moldura.

“Quebrando as regras”

Mas, assim como em qualquer outra área, regras podem ser quebradas. Por mais que a regra dos terços possa servir como base para te dar um norte, você pode ir contra o fluxo quando desejar. Você pode ignorar essa técnica em algumas situações nas quais o estilo da foto ou o significado que você deseja passar não serão tão valorizados caso você siga um padrão. A simetria, por exemplo, é um estilo de composição que não se adapta muito bem à regra dos terços; assim como a fotografia macro, que pode tornar essa regra bem desafiadora. A fotografia abstrata é outro tipo que não segue um padrão; às vezes, você irá lidar com composições únicas que não fazem sentido no papel, mas funcionam na prática.

Aprenda a usar a Regra dos Terços
Crédito: Foto de Scott Webb no Pexels.

Caso você tenha tentado utilizar a regra dos terços mas não conseguiu obter sucesso, saiba que nem tudo está perdido! Você pode ajustar ou cortar a sua imagem no pós-processamento, através de um bom programa de edição de fotos. Afinal, somos todos humanos, nem sempre conseguiremos atingir exatamente o resultado que desejamos. Experimentar diferentes estilos de pós-produção é uma grande oportunidade de criar algo novo que você talvez não tenha notado no momento em que capturou as imagens. Não esqueça que, quanto mais megapixels a sua imagem tiver, mais você poderá recortar na edição sem perder os detalhes. 

Na hora de fotografar horizontes…

Uma dica especial para a qual você deve se atentar é na hora de fotografar horizontes. Preste uma atenção especial a eles, pois os horizontes têm o poder de fazer ou quebrar uma imagem – nesse caso, a regra dos terços é essencial. Em primeiro lugar, você pode utilizar a sua grade para manter seus horizontes alinhados. Eles devem sair retos em todas as fotos, a menos que você tenha a intenção de fotografá-los tortos por algum motivo. Em segundo lugar, o horizonte tem a capacidade de dividir visualmente a sua imagem em duas partes, pois ele é como uma linha de divisão entre dois elementos. Para concluir, a regra dos terços é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento do estilo fotográfico de cada um. Depois de conhecer o funciona e se familiarizar com essa técnica, você tem a chance de experimentar diversas possibilidades e de se divertir com os resultados. Essa estratégia é um ponto de partida para fazer fluir as suas ideias criativas através das lentes da câmera.

Saiba como Fotografar Horizontes
Crédito: Foto de Bella White no Pexels.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]