Aprenda tudo sobre Fotografia
Crédito: Imagem de Christian Brinkmann por Pixabay.

Aprenda tudo sobre Fotografia

Na fotografia, o técnico e o criativo andam de mãos dadas, pois de nada adianta ter uma imagem nítida de um conceito ruim. Se a ideia por trás da sua foto for fraca, não serão as configurações certas que irão salvar a sua fotografia para torná-la melhor. Ao mesmo tempo, é importante conhecer e saber regular as configurações de sua câmera, pois são algumas das ferramentas mais importantes que você terá à disposição. Sua compreensão da fotografia será maior quando você entender como ajustar as regulagens básicas e mais importantes de seu equipamento fotográfico: velocidade do obturador, abertura do diafragma e Sensibilidade ISO.

Se você estiver procurando uma resposta rápida para o seu questionamento, confira a lista de perguntas e respostas que a equipe eMania Foto e Vídeo separou para você sobre o universo fotográfico:

O que é fotografia?

Fotografia é a arte de capturar luz através de uma câmera, por meio de um sensor digital ou filme, para criar e/ou representar uma imagem. Com o equipamento certo, é possível fotografar comprimentos de ondas de luz que são invisíveis ao olho humano (incluindo infravermelho, UV e rádio).

Qual é o objetivo da fotografia?

Esse propósito pode variar de acordo com o que o fotógrafo pretende alcançar, por exemplo: fotógrafos de notícias e de documentários capturam imagens com o intuito de apresentar um relato mais detalhado de acontecimentos reais. Já fotógrafos de produto, por exemplo, têm a finalidade de registrar da melhor forma detalhes, características e pontos fortes que favorecem um determinado objeto para ser divulgado.  

Quais são os tipos de fotografia?

A fotografia abrange uma variedade extensa de áreas com as quais você pode escolher trabalhar, como: paisagem, vida selvagem, macro, retrato, moda, documentário, viagens, eventos, arquitetura, produto, fotojornalismo, entre outras vertentes. Cabe a você definir qual é o objetivo principal que você pretende alcançar, com qual área você mais se identifica, quais possibilidades você terá ao trabalhar com determinado assunto e quais equipamentos fotográficos você poderá utilizar.

Aprenda tudo sobre Fotografia
Crédito: Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay.

Como posso aprender fotografia?

Você pode estudar fotografia através de livros e recursos online. Atualmente, muitas informações sobre fotografia podem ser encontradas e adquiridas de forma gratuita por meio das plataformas digitais (aulas, artigos e vídeos, por exemplo). Há também a possibilidade de você aprender e desenvolver suas habilidades em fotografia através de cursos técnicos, de extensão, graduação ou especializações nessa área.

O que você precisa para fotografar?

Tudo o que você precisa para começar a tirar fotos é de uma câmera, que pode ser desde um smartphone básico até uma Câmera DSLR Avançada ou uma Câmera Mirrorless. Mas o equipamento fotográfico não é o mais importante. Elementos como luz, assunto, emoção, composição e contexto são essenciais para uma fotografia significativa.

Qual equipamento eu preciso ter para fotografar?

Se você está começando a sua carreira ou o seu hobby no universo fotográfico, você precisará de uma câmera com a qual você se sinta confortável (se identifique). O restante dos equipamentos fotográficos irá se basear em suas escolhas, necessidades e seus objetivos. Por exemplo: se você quiser fotografar retratos, você irá precisar de uma boa lente de retrato e, possivelmente, de algum tipo de equipamento de iluminação. Se você for fotografar paisagem, você poderá investir em diversas lentes, um tripé e filtros de lente.

Aprenda tudo sobre Fotografia
Crédito: Imagem de Bernd Everding por Pixabay.

O que é melhor: câmera fotográfica ou câmera do smartphone?

Os smartphones podem ser melhores do que muitas câmeras se você se atentar às suas necessidades; eles são mais rápidos, práticos e fáceis de utilizar, além de serem integrados às mídias sociais. Só faz sentido você investir em uma câmera profissional se o seu objetivo for trabalhar com fotografia ou tê-la como um hobby. Se você quiser divulgar ou comercializar suas fotos, você precisará representar suas imagens em uma qualidade mais alta que, talvez, apenas as câmeras fotográficas possam oferecem.

Quais equipamentos são necessários?

Se você optar por uma câmera fotográfica, ao invés do smartphone, invista em uma que possua lentes intercambiáveis; dessa forma, você poderá experimentar diversos tipos de fotografia com mais facilidade. No que se refere à escolha das lentes da câmera, para a fotografia do dia a dia, você pode começar com uma lente zoom padrão (24-70mm ou 18-55mm). Para a fotografia de retrato, adquira uma lente principal que não dê zoom (35mm, 50mm ou 85mm).

Para fotografar esportes, obtenha uma lente telefoto. Para a fotografia macro, você precisará de uma lente macro. E por aí vai. São várias as opções nas quais você poderá investir para iniciar sua carreira como fotógrafo. É importante também optar por um bom software de pós-processamento na hora de editar as suas imagens. Existem inúmeras opções no mercado para você adquirir e utilizar com o intuito de profissionalizar o resultado do seu trabalho.

Aprenda tudo sobre Fotografia
Crédito: Imagem de Free-Photos por Pixabay.

Quais acessórios são indicados?

Tudo irá depender do tipo de fotografia que você irá exercer para definir quais são os acessórios indicados para aquele determinado estilo fotográfico. Há uma variedade de acessórios que você pode utilizar, mas não se preocupe com isso no início, pois você irá perceber com o tempo o que precisará utilizar. Por exemplo, o melhor amigo de um fotógrafo de paisagens é o tão conhecido tripé, pois ajuda a manter a imagem estável durante os registros. Na hora de definir qual bolsa utilizar para carregar seu equipamento, invista em uma bolsa de ombro para fotografia de rua, uma mochila técnica de caminhada para fotografia de paisagem, uma bolsa de rolamento para fotografia de estúdio e assim por diante.

Cartões de memória são indispensáveis na hora de fotografar – você pode optar por um que possua armazenamento por volta de 32 a 64 GB. Invista em um cartão que seja rápido, medido em MB/segundo, se o seu objetivo for tirar muitas fotos. Não se esqueça de sempre carregar baterias extras para serem utilizadas no caso da bateria principal da câmera acabar. Se você quiser um flash fora da câmera, você precisará adquirir o transmissor e o receptor separados. Outro acessório que você pode sempre carregar é um kit de limpeza (um pano de microfibra, pelo menos) para manter a parte frontal da lente sempre limpa, pois a lente suja irá interferir diretamente na qualidade das fotos.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]