A Arte de Fotografar (guia básico)
Crédito de imagem: foto fornecida pelo site Pixabay.

A Arte de Fotografar (Guia básico)

Se você já aprendeu a configurar a câmera através dos três principais elementos de exposição, este artigo é para você! A partir daí, você irá aprender uma nova etapa da arte de fotografar: a composição. É por meio dela que você passa a harmonizar um conjunto de fatores para criar a sua foto. Neste artigo você irá conhecer as diversas possibilidades que a fotografia nos permite criar.

Composição

Depois de dominar a exposição, a abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o ISO você precisará entender o que você quer fotografar. Para isso, você lidará com uma série de arranjos que irão compor aquela cena. Mudar o que você enxerga pelo visor faz parte dessa arte de fotografar. Muitas vezes será preciso mudar o zoom, ajustar um ângulo diferente, mudar o enquadramento, ajoelhar-se ou até mesmo subir em uma escada. Isso tudo faz parte da composição fotográfica, que traz riqueza à imagem.

Algumas pessoas, naturalmente, possuem o que chamamos de “olho para a fotografia” por terem essa facilidade na hora de compor a cena. Porém esse olhar fotográfico também pode ser aprendido. Basta estudar as técnicas de composição e passar a colocar em prática seus conceitos a cada oportunidade. A regra dos terços é um bom exemplo de técnica que te ajudará a aprender a arranjar os elementos no quadro.

Foco

O foco consiste basicamente em manter nítido o assunto principal da sua imagem. Para isso, você precisará aprender algumas técnicas diferentes de foco e escolher o que melhor se adequa ao seu estilo de fotografia. Se você ainda não possui segurança na arte de fotografar, você pode configurar sua câmera para o modo automático. Isso te ajudará a obter fotos nítidas sem muito esforço. Há também o foco automático de ponto único, que permite escolher qual parte da imagem ficará focada – entre outros tipos.

A Arte de Fotografar (guia básico)
Crédito de imagem: foto fornecida pelo site Pixabay.

Luz

O significado da palavra fotografia no grego quer dizer “escrita da luz”. Entender a luz e a sua utilidade é de vital importância na arte de fotografar. Os melhores fotógrafos são aqueles que não procuram simplesmente um objeto para fotografar. Eles procuram uma ótima iluminação que ajude a capturar o que há de belo na imagem. Saiba que entender a luz diz respeito a saber aonde ou como encontrá-la e aprender a utilizá-la.

É fácil encontrar boa iluminação natural em um dia nublado ou no horário próximo ao poente. Você pode fotografar um determinado objeto contra o sol ou a favor deste. Pode ser também atrás do assunto, lateralmente ou até mesmo na frente. Tudo irá depender da necessidade e da intenção da sua fotografia, mas é isso não é o suficiente. É necessário saber utilizar a luz presente no ambiente mesmo em péssima iluminação.

Aprender a manipular a luz é primordial para a sua sobrevivência no universo da fotografia. Seja com luz natural, com flash ou qualquer outro tipo de iluminação de estúdio. Saber como aproveitar a luz se faz necessário para obter ótimas imagens em quaisquer tipos de condições luminosas.

A Arte de Fotografar (guia básico)
Crédito de imagem: foto fornecida pelo site Pixabay.

Processamento de fotos

Hoje em dia você não precisa mais de uma “câmara escura” para aperfeiçoar e fazer ajustes nas suas imagens. Com a tecnologia atual é possível modificar elementos em suas fotos por meio de programas de edição fotográficos. O Photoshop e o Lightroom são programas bem úteis para produzir imagens melhores e mais profissionais.

Uma coisa que você aprenderá a aperfeiçoar com o tempo será como editar uma foto sem parecer que ela foi editada. Na edição você poderá dar ênfase ao objeto principal da imagem de forma natural. As melhores edições são aquelas nas quais os elementos da cena se misturam em harmonia. Por meio dos ajustes é possível destacar itens, gerar sensações e criar interpretações. A arte de fotografar consiste na singularidade de quem a pratica e no poder de trazer ao mundo novos sentidos.

Engrenagem

Não basta apenas ter uma boa câmera para produzir boas fotos, é preciso que um bom fotógrafo a utilize. E para tornar-se um bom fotógrafo você deverá conhecer a engrenagem do seu equipamento. Portanto estude as ferramentas da sua câmera e a aprenda a configurar esses itens. Conheça as possibilidades e as necessidades da sua máquina fotográfica.

Dicas rápidas (resumo)

  1. Mentoria: siga as boas referências de profissionais da área e busque a ajuda deles. É importante ter alguém experiente ao seu lado para analisar o seu trabalho e identificar seus erros e acertos. Um mentor ou professor te ajudará a aperfeiçoar as suas técnicas – assim como responder perguntas e tirar suas dúvidas.
  2. Leitura: você precisa se informar sobre o assunto através da leitura e buscar, se necessário, conhecimento acadêmico na área. É por isso que você encontra diariamente aqui no blog eMania dicas, artigos, exemplos e sugestões sobre o mundo da fotografia.
  3. Prática: uma boa forma de aprender a arte de fotografar é pegar sua câmera e tirar fotos. Depois de estudar a teoria a respeito da fotografia, explore as diversas possibilidades desse universo. É importante você exercitar essa prática em busca de novos desafios.
  4. Aula de fotografia: fazer aulas é uma das melhores maneiras de aprender a fotografar. Um curso de fotografia irá lhe proporcionar as opções de aprendizagem citadas acima em um mix completo. Fotografar não é apenas apertar um botão em sua câmera. Fotografia não é apenas o registro de uma imagem. Ela vai além de conceitos e opiniões. É importante ter uma boa base de estudo e aprendizagem para adquirir novas habilidades e abordagens.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]