Home»Dicas de Fotografia»Batalha de Câmeras 4K – Blackmagic Pocket 4K vs Canon EOS R vs FujiFilm XT3

Batalha de Câmeras 4K – Blackmagic Pocket 4K vs Canon EOS R vs FujiFilm XT3

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Várias novas Câmeras 4K Mirrorless foram lançadas ou anunciadas nos últimos meses, incluindo a nova Pocket Cinema Camera 4K da Blackmagic, a EOS R da Canon e a X-T3 da FujiFilm. Todas as três câmeras são claramente de interesse para muitos cineastas agora, então eu queria compartilhar minhas opiniões sobre elas abaixo.

Eu tenho trabalhado como um louco no último mês em meus projetos de longa- metragem e uma série de comerciais, e ainda não fiz nenhuma sessão de teste com essas câmeras. No entanto, fiz alguns testes com a nova Blackmagic e compartilharei os resultados aqui no blog esta semana.

Mas com relação aos novos lançamentos da Blackmagic Design, Canon e FujiFilm, o que vou descrever abaixo são simplesmente minhas primeiras impressões sobre cada câmera, então se isso é algo que você gostaria de ver, por favor me avise!

Há constantemente novas câmeras sendo anunciadas e lançadas, mas eu queria destacar essas três câmeras específicas juntas, já que elas compartilham algumas semelhanças – elas têm preços no mesma média, estão em concorrência direta umas com as outras em alguns aspectos, e são todas recebendo muita atenção dos cineastas.

Então, sem mais delongas, aqui estão as especificações sobre cada uma dessas Câmeras 4k

Câmeras 4kBlackmagic Pocket Cinema Camera

Batalha de Câmeras 4K - Blackmagic Pocket 4K vs Canon EOS R vs FujiFilm XT3
BMPCC 4K

Tenho certeza que alguns de vocês sabem que eu sou fã da Blackmagic. Eu venho fotografando em suas câmeras há anos e até mesmo gravei um trabalho meu no ano passado na URSA Mini 4.6K da Blackmagic … Eu sempre respeitei que a Blackagic Design se esforça para preencher vazios no mercado de câmeras de baixo orçamento que nenhuma das outras marcas de câmeras parece até mesmo estar ciente. A atualização mais recente da Câmera de Cinema Pocket não é diferente.

Se você pensar sobre isso – que outra câmera no mercado pode competir diretamente com o novo Blackmagic Pocket Camera 4K?

Basta olhar para as especificações

  • Sensor HDR Tamanho de 4/3″
  • Gravação DCI 4K 4096 x 2160 até 60 fps
  • ISO Duplo Nativo até 25.600
  • Ecrã touch de 5 polegadas
  • Montagem de Lente Micro Quatro Terços Ativa
  • Grave até 120 fps Windowed HD
  • Slots para cartão de memória CFast 2.0 e SD/UHS-II
  • Gravação Externa via USB Tipo-C
  • Intervalo Dinâmico de 13 stops, Suporte 3D LUT
  • Inclui licença do DaVinci Resolve Studio

Entre as Câmeras 4K, esta é uma câmera de cinema totalmente capaz que custa menos do que a maioria das DSLRs de alcance médio, e possui alguns recursos incrivelmente inovadores, o Dual Native ISO. O design da câmera também é muito inteligente, já que parece uma DSLR, mas funciona como uma câmera de cinema. É realmente a melhor dos dois mundos… Não é tão elegante quanto algumas das outras câmeras da Blackmagic, mas parece favorecer a função sobre a forma, que eu gosto.

Ela tem um sensor de 4/3”, mas certamente será usado com propulsores de velocidade para alcançar o campo de visão Super 35mm. Ou, mesmo sem o propulsor de velocidade, o tamanho do sensor de 4/3 ”ainda produzirá belas imagens com boa profundidade de campo.

Então, novamente, que outra câmera realmente compete com isso? Há muitas outras ótimas opções nessa faixa de preço, mas nenhuma que ofereça essa combinação exata de qualidade e funcionalidade. Fotografar em qualquer câmera Blackmagic é muito mais semelhante a filmar em Arri/RED do que em qualquer Câmera DSLR ou Mirrorless, mas tem preço no nível do consumidor. Não há muito o que reclamar.

Se eu fizesse alguma crítica à câmera, seria falta do tamanho do sensor Super 16mm. A maioria provavelmente vai discordar de mim aqui (e eu posso entender o porquê!). Mas eu adoro o Super 16mm. Isso é o que torna a Câmera Pocket 4k e a Micro Cinema Camera da Blackmagic tão boas para mim, e por mais estranho que possa parecer, eu quase teria preferido um sensor menor na câmera. Eu nunca pensei que diria isso!

De qualquer forma, estou me sentindo extremamente otimista em relação a essa câmera e imagino que ela encontrará um lar em muitos curtas narrativos independentes e recursos de micro orçamento.

Câmeras 4kCanon EOS R

Batalha de Câmeras 4K - Blackmagic Pocket 4K vs Canon EOS R vs FujiFilm XT3
Canon EOS R

Você tem que aplaudir a Canon por aparecer nesta lista de Câmeras 4k , mesmo se eles estiverem atrasados ​​para a festa … Mas a entrada deles no mercado Mirrorless profissional é realmente muito recente, sendo assim, muito tarde.

Eu compartilhei meus pensamentos no passado sobre a Canon como um todo, muitas vezes apontando suas qualidades mais fortes – confiabilidade e ciência das cores. Apesar de ficar muito atrás da Sony e da Panasonic, com recursos de respeito e inovação em geral, suas câmeras ainda podem produzir imagens sólidas e fazê-la de forma confiável… E tenho certeza de que a Canon EOS R fará o mesmo.

Mas esta é a primeira nova câmera da Canon deste tipo, e contará com uma montagem de lente totalmente nova (RF). Eu não vou ficar convencido de que esses recursos vão obrigar ninguém a fazer essa mudança –

  • Sensor CMOS Full-Frame 30.3MP
  • Vídeo UHD 4K30; C-Log e saída HDMI de 10 bits
  • Pixels Dual CMOS AF, 5655 Pontos AF
  • Visor Eletrônico OLED de 3,69m de Ponto
  • Tela LCD sensível ao toque de 2,15 pol.
  • ISO 50-102400 expandido, disparo de 8 fps
  • Wi-Fi, Bluetooth e slot para cartão de memória SD UHS-II
  • Novo suporte de lente RF

Provavelmente, a maior reclamação que as pessoas têm com esta câmera é o fator de corte de 1,8x ao fotografar em 4K (há uma safra de 1,6x em HD). Isso, por si só, será suficiente para afastar muitos fotógrafos da Full Frame … Mas mesmo para aqueles que podem viver com o fator de corte, por que eles querem mudar para essa câmera?

O principal benefício de uma Câmera Mirrorless é o tamanho. E a Canon EOS R quando combinada com uma lente full frame (e/ou adaptador para EF) não é uma câmera pequena. Então, se não oferece valor em termos de design, está faltando recursos-chave (como estabilização interna) e requer que você se adapte a uma montagem de lente totalmente nova…

Muitas vezes, as Câmeras da Canon fazem pouco sentido para os cineastas, mas sobrevivem porque ainda funcionam bem (e são populares com) fotógrafos. Mas mesmo assim, eu me pergunto quantos fotógrafos de stills vão querer mudar para este sistema? Pessoalmente, se eu estivesse fotografando, preferiria não ter uma câmera mirrorless. Eu gosto da sensação analógica de usar o espelho para olhar através da lente, e muitos fotógrafos também … Então, de muitas maneiras, esta câmera parece estar em nenhum lugar.

A EOS R da Canon é uma câmera na qual eu gostaria de investir em último caso, e duvido que muitos outros também … Podemos obter mais câmeras por menos dinheiro em qualquer outro lugar, até que mais recursos sejam adicionados com atualizações de firmware. Eu só não vejo esta câmera decolando.

Câmeras 4kFujiFilm X-T3

FujiFilm XT3

Eu não sei se alguém poderia esperar a rapidez com que FujiFilm subiria ao topo do jogo de Câmeras Mirrorless… Isso inclui a mim mesmo, e eu tenho filmado em câmeras Fuji por anos!

Os fotógrafos sempre adoraram as câmeras da FujiFilm, pois oferecem uma incrível ciência das cores – sem dúvida, a melhor de todas as fabricantes de câmeras por aí. Basta observar como o modo de simulação de filme Classic Chrome conquistou um culto de seguidores neste momento. Mas, assim como a Fuji fez com os fotógrafos, não foi até os últimos modelos que a marca se tornou uma opção viável para os cineastas.

Nos últimos dois anos, eles fizeram um total de 180, lançando câmeras como a Fuji XT2 (que eu possuo) e a FujiFilm XH1, que finalmente ofereceram aos cineastas aquele incrível visual da Fuji, com um corpo de câmera totalmente funcional para gravação de vídeo. . Essa trajetória continuou com o lançamento da FujiFilm XT3.

Aqui estão as especificações –

  • Sensor CMOS 4 APS-C X-Trans BSI de 26,1MP
  • Vídeo UHD 4K60
  • F-Log Gamma
  • H265 de 10 bits
  • Visor OLED de 0,75×3,69m de ponto
  • LCD touch com inclinação de 1.04m
  • ISO estendido de 80-51200 até 30 fps
  • Corpo de liga de magnésio com proteção contra respingos e poeira

Este é efetivamente uma Fuji XT2 totalmente atualizada. Ela tem um novo sensor, o F Log interno e, aparentemente, um ótimo autofoco – embora isso não seja um recurso que eu mesmo usaria.

O maior destaque para mim é a capacidade de gravar arquivos de 10 bits para H265. Ao contrário dos arquivos H264 comuns, é mais provável que o H265 exija a transcodificação no post, mas oferecerá uma qualidade de imagem superior e, ao mesmo tempo, diminuirá o tamanho dos arquivos. Em algum momento, espero que vejamos a gravação ProRes ou compressão RAW em câmeras DSLR ou Mirrorless como esta, mas por enquanto a H265 é uma ótima alternativa.

Apesar da Fuji XT3 ter quase todos os recursos mais recentes da FujiFilm, fica claro que a Fuji XH1 ainda é o carro-chefe de sua linha. Isto é mais claramente demonstrado pela falta de estabilização interna na FujiFilm X-T3… Isto não é um problema para mim, já que eu não gosto muito Estabilizador Eletrônico (prefiro um equipamento de ombro).

Eu tenho que imaginar que será muito difícil a X-T3 da FujiFilm ser ignorada pelos cineastas, mesmo para aqueles que nunca deram a Fuji nenhuma oportunidade. Afinal, é uma câmera de filme digital Super 35mm que possui a melhor ciência de cores do mercado, em um corpo liso e de inspiração retrô. Para os cineastas que escolhem suas câmeras com base na qualidade e no design da imagem, a X-T3 da Fujifilm pode ser o caminho certo.

Em outro lado, a FujiFilm é a única marca que realmente entende como lançar material promocional. Para o lançamento desta câmera, eles trabalharam com Matthew Libatique – um dos melhores cineastas que trabalham lá fora – para dirigir e fazer um curta-metragem em DP usando a Fuji X T3. Isso é exatamente o que os cineastas querem ver ao avaliar a escolha da câmera em potencial, e espero que as outras marcas tomem conhecimento e sigam o exemplo!

Qual Escolher?

Eu posso ter minhas próprias preferências e preconceitos pessoais sobre estas Câmeras 4k, mas no final do dia, todas as três dessas câmeras serão usadas pelos cineastas. Sempre se resume ao gosto subjetivo e às necessidades pessoais.

Se a história é uma indicação, eu imagino que a Blackmagic Pocket Camera 4K será um grande sucesso entre cineastas e pequenas produtoras. Tenho certeza de que eles começarão a aparecer em todos os lugares, e veremos muitos curtas-metragens, comerciais e, talvez, o ocasional recurso gravado neles.

A Canon EOS R é uma incógnita… Posso ver alguns fãs obstinados da Canon dando-lhe uma oportunidade, e talvez como muitas outras câmaras da Canon, irá exceder as expectativas. Mas ainda assim, com toda a concorrência no mercado agora, não imagino ninguém fugindo da Sony ou da Panasonic por uma Canon EOS R.

Batalha de Câmeras 4K - Blackmagic Pocket 4K vs Canon EOS R vs FujiFilm XT3
Canon EOS R

A XT3 da FujiFilm, por outro lado, é outra história. Enquanto as pessoas geralmente parecem felizes com suas câmeras Sony A7 ou câmeras Lumix GH, a Fuji pode oferecer o suficiente para convencer alguns cineastas a abandonar o navio. Aqueles que mudam da Sony vão da má ciência das cores para o melhor, e qualquer um que der um salto da Panasonic também poderá desfrutar da mesma qualidade de imagem, beneficiando-se do maior sensor Super 35mm.

Batalha de Câmeras 4K - Blackmagic Pocket 4K vs Canon EOS R vs FujiFilm XT3
FujiFilm X-T3

Assim, das três câmeras, a Blackmagic Pocket Cinema Câmera 4K e a FujiFilm X-T3 são claramente as mais empolgantes para mim, a XT3 da Fuji é provavelmente a mais prejudicial para a fortaleza que a Panasonic e a Sony tiveram no mercado Mirrorless.

Batalha de Câmeras 4K - Blackmagic Pocket 4K vs Canon EOS R vs FujiFilm XT3
Blackmagic Pocket Cinema Camera

Deixe-me saber nos comentários com qual delas você tem vontade de filmar ou já fez algum trabalho em 4K.

Comente

Post anterior

Exposição fotográfica conta dura história de metrópoles latino-americanas

Próximo post

Siglas da Fotografia: Entenda o Significado dos Termos mais Usados pelos Fotógrafos.

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.