Blackmagic Pocket Cinema Câmera 6k: Saiba as Principais Diferenças em Relação ao Modelo 4k.

Blackmagic Pocket Cinema Câmera 6k: Saiba as Principais Diferenças em Relação ao Modelo 4k.

No início de agosto, a Blackmagic Design anunciou a mais recente adição à sua linha de câmeras de cinema, a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K. Esta nova câmera não promete apenas um aumento na resolução do vídeo, como o nome indica. Existem alterações de compatibilidade de sensores e lentes, bem como algumas diferenças corporais a serem levadas em consideração, caso você queira atualizar. Mesmo com essas mudanças, a nova BMPCC 6K mantém muitos dos pontos positivos e alguns pontos que precisam de melhorias.

Resolução

Blackmagic Pocket Cinema Câmera 6k: Saiba as Principais Diferenças em Relação ao Modelo 4k.
Blackmagic Pocket 4k / Blackmagic Pocket 6k

A primeira comparação a ser feita entre a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K e seu antecessor, a BMPCC 4K, está exatamente no nome: 6K. A Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K oferece um tamanho de quadro maior para sua gravação de vídeo, em comparação com o tamanho de quadro 4K da câmera anterior. Essa resolução adicional está disponível apenas ao filmar com o codec Blackmagic RAW e filmar em ProRes no BMPCC 6K no máximo em 4K.

Esse aumento adicional da resolução também significa que você obtém um aumento na resolução para fazer fotografia em taxas de quadros mais altas. Com resolução total de 6K, você pode gravar até 50fps ou, se você ajustar a proporção de 2,4:1 (6144 x 2560), pode disparar até 60fps. A nova Câmera de Cinema Blackmagic 6K também oferece 120fps a 2,8K (2868 x 1512). Isso não é 120fps em 4K, mas ainda é um obstáculo sobre o que está disponível no modelo anterior.

O aumento da resolução pode não ser necessário para todas as fotos, mas ter mais com o que trabalhar não dói. Em termos gerais, as pessoas não estão assistindo em resoluções acima de 4K, então 6K pode parecer um pouco exagerado. Dito isto, a resolução adicional pode ser útil para imagens VFX. Também pode ser algo tão simples quanto configurar uma tomada média e depois recortar para obter um close na postagem sem perder a resolução.

Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K – Tamanho do sensor

Blackmagic Pocket Cinema Câmera 6k: Saiba as Principais Diferenças em Relação ao Modelo 4k.
Uma das maiores diferenças está no sensor Super 35mm de 21.2mp na nova Blackmagic 6k

Uma mudança importante para a nova BMPCC 6K é o tamanho do sensor. A Blackmagic 6K oferece um sensor Super 35mm em comparação com o sensor de Quatro Terços da BMPCC 4K. É um sensor maior, o que significa que possui mais área de superfície para absorver a luz da lente. Em termos práticos, isso oferece um pouco mais de sensibilidade com pouca luz e também uma profundidade de campo mais rasa.

Esse aumento no tamanho do sensor não necessariamente fará uma enorme diferença na sensibilidade à luz, mas há algumas. A profundidade de campo mais rasa realmente se resume a preferências estéticas. Em termos práticos, o aumento do tamanho do sensor significa alterações nas lentes com as quais você pode fotografar na nova Câmera de Cinema Blackmagic 6K em relação à sua antecessora.

Montagem da lente

Blackmagic Pocket Cinema Câmera 6k: Saiba as Principais Diferenças em Relação ao Modelo 4k.
Novo suporte para lentes Canon EF

O novo tamanho do sensor na Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K significa que a Blackmagic também removeu o suporte de lente de Quatro Terços e o substituiu por um suporte de lente Canon EF. Com o novo tamanho do sensor e a nova montagem de lente para a câmera, você pode colocar lentes intercambiáveis Canon EF sem precisar escolher um adaptador. Também significa que você pode montar uma lente anamórfica na 6K para seus vídeos mais épicos.

A mudança de montagem da lente parece ter resultados contraditórios para os usuários. Se você estiver usando as versões anteriores da BMPCC com um adaptador de lente e usando lentes EF de qualquer maneira, não haverá muita necessidade de alteração. Se você não estiver usando um adaptador, pode ser necessário obter um novo conjunto de lentes para este novo modelo. Parece que isso seria uma boa opção para quem vem usando câmeras Canon que desejam mudar para a Blackmagic.

Recursos de fotos

Blackmagic Pocket Cinema Câmera 6k: Saiba as Principais Diferenças em Relação ao Modelo 4k.
A nova Blackmagic Pocket 6k tornou-se um pouco maior devido ao novo sensor Super 35mm

Outra mudança entre a Blackmagic Cinema 4K e a 6K é um aumento de megapixels para fotos. A versão 4K oferece 8,8 megapixels, enquanto a versão 6K oferece 21,2mp. É um aumento nas especificações da nova câmera, embora ainda não seja tanto quanto alguns concorrentes. Não que isso seja provavelmente um grande detrator para aqueles familiarizados com a linha de câmeras Pocket, pois apesar das semelhanças corporais com as DSLRs, eles sempre foram destinados a serem usados ​​como câmeras de vídeo primeiro.

Corpo da câmera

Blackmagic Pocket Cinema Câmera 6k: Saiba as Principais Diferenças em Relação ao Modelo 4k.
Conexões e entradas da BMPCC 4k e 6k

O corpo da câmera é basicamente o mesmo para as duas câmeras. O posicionamento dos botões é o mesmo, assim como a tela de 5 polegadas na parte traseira e o formato geral da câmera. Onde eles diferem é o suporte da lente. A Blackmagic Pocket 6K é maior quando se trata disso, o que faz sentido com a mudança no tamanho do sensor e na compatibilidade da lente.

Chamar a Blackmagic Pocket Cinema Camera de uma “câmera de bolso” com 4K parecia um pouco exagerado. A BMPCC 6K vai precisar de um bolso maior. Ainda é uma câmera compacta, mas é definitivamente menos compacta que a 4K. A nova Câmera de Cinema Blackmagic 6K está muito próxima do tamanho e da forma da sua antecessora, mas as diferenças podem afetar algumas das gaiolas ou outros acessórios que, de outra forma, deveriam ser compatíveis com a nova câmera.

Duração da bateria

A duração da bateria na Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K não é uma grande melhoria em relação ao modelo 4K. Isso está de acordo com a história das Câmeras de Cinema Pocket. Felizmente, se você estiver migrando da Câmera Pocket 4K para a nova Blackmagic 6K, poderá usar a mesma solução usada para a autonomia limitada da bateria da nova câmera. A BMPCC 6K usa o mesmo tipo de bateria Canon LP-E6 e é compatível com o Battery Grip que você já pode ter da Blackmagic.

Vale a pena atualizar para a nova Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K?

As alterações na Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K têm um preço. Como era de se esperar, a nova câmera custa um pouco mais que o modelo anterior. A BMPCC 6K é uma atualização em relação ao modelo anterior, oferecendo maior resolução e algumas opções adicionais para taxa de quadros e lentes. Também oferece profundidade de campo rasa, não tão facilmente disponível em modelos anteriores. Muitos acessórios que já trabalham com a Camera Pocket 4K da Blackmagic devem continuar trabalhando com a 6K, embora as alterações no corpo possam afetar algumas gaiolas.

A BMPCC 6K ainda tem os mesmos problemas que a versão 4K, na média em que a bateria dura, a tela estática que não permite inclinação e nenhuma estabilização interna. Também não possui muito aumento na sensibilidade à luz fraca.

É uma atualização na resolução e opções para suas lentes principalmente. Para quem deseja obter sua primeira Câmera Blackmagic Pocket ou para qualquer pessoa que possa precisar de resolução adicional além de 4K no tamanho compacto, a Blackmagic Câmera de Cinema Pocket 6k parece valer a pena. Por outro lado, se o modelo 4k estiver lhe servindo bem, talvez essa mudança não seja necessária.

Veja mais detalhes sobre cada modelo da Blackmagic clicando nos botões abaixo.

Se você é proprietário da BMPCC 4K, compartilhe conosco seus pensamentos. Pensou em trocar sua amada câmera 4K pela a nova 6K? Se sim, por qual motivo?

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]