Home»Artigos de Foto e Vídeo»A câmera digital mais poderosa do mundo é anunciada !

A câmera digital mais poderosa do mundo é anunciada !

eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O Departamento de Energia dos EUA deu sinal positivo para começar a construção, do que será em breve a câmera digital mais poderosa do mundo. Uma vez concluída, a câmera atuará como o “olho” do Grande Telescópio Sinóptico de Pesquisa (LSST) no Chile, rotineiramente capturando imagens em um gigantesco 3,2 gigapixels.

Mas o que é um gigapixel? Aficionados métricos já sabem que giga significa um bilhão, ou mil vezes um milhão (aka mega). Em outras palavras, uma câmera de 1 gigapixel capturaria 1.000 vezes mais informações do que a câmera de 1 megapixel.

câmera digital mais poderosa do mundo
Uma vista explodida da câmera digital de 3,2 gigapixels da LSST. (Crédito de Imagem: SLAC National Accelerator Laboratory)

Uma vez que a lente da LSST é capaz de gravar 3,2 gigapixels, vamos apenas dizer que o consenso científico é que esta é uma câmera muito potente, em outras palavras, a câmera digital mais poderosa do mundo.

Quando começar a funcionar em 2022, a LSST vai poder tirar fotos do céu noturno do topo da montanha Cerro Pachón do Chile, capturando e registrando as estrelas acima, muito na história da humanidade.  Em seu antecipado período de 10 anos, o LSST vai capturar dezenas de bilhões de objetos celestes, dando-nos um mapa de alta resolução do Universo, como nunca antes vimos. S

A câmera digital mais poderosa do mundo servirá algumas das mais atraentes imagens espaciais que você poderia imaginar, os pesquisadores dizem que a câmera registrará a formação de galáxias, monitorará asteroides potencialmente perigosos e objetos próximos da Terra e observará estrelas em explosão.

Diferentes tipos de filtros de lente permitirão que a câmera veja diferentes comprimentos de onda de luz – do próximo ao ultravioleta ao próximo infravermelho – e ajudará os cientistas a entender melhor coisas como matéria escura e energia escura, que representam 95% do Universo conhecido.

As imagens capturadas pela câmera digital mais poderosa do mundo terão uma resolução tão alta que levaria 1.500 televisores de alta definição para exibir apenas um. Naturalmente, um sensor de imagem tão gigantesco também requer um corpo robusto. A câmera LSST será do tamanho de um carro e vai pesar mais de 2,7 toneladas.

Os requisitos de armazenamento de dados serão quase tão pesados ​​quanto o volume físico da câmera. A câmera digital mais poderosa do mundo vai mastigar através de aproximadamente 6 milhões de gigabytes por ano, o que os pesquisadores apontam é “o equivalente a disparar cerca de 800.000 imagens com uma câmera digital regular de 8 megapixels todas as noites, embora de muito maior qualidade e valor científico”.

Post anterior

MET GALA: O EVENTO DE MODA MAIS FOTOGRAFADO DO PLANETA

Próximo post

[Entrevista] Louis Hequeva e os áureos photoalbums