Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Câmeras Mirrorless ou DSLR, qual a melhor ? (2017)

Câmeras Mirrorless ou DSLR, qual a melhor ? (2017)

eMania
7
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Quando entramos profissionalmente na área da fotografia e temos que escolher entre quais câmeras fotográficas profissionais vamos escolher para acompanhar nosso serviço: Câmeras DSLR ou Câmeras Mirroreless? Essa tem sido a pergunta que pega os fotógrafos de surpresa nos dias de hoje ao se depararem com todas as funcionalidades que as câmeras sem espelho possuem e a qualidade de imagem e vídeo que podem proporcionar.  Cada uma delas tem seus prós e seus contras e neste artigo vamos ajudar a entender qual é a melhor para você!

Diferente das Câmeras Mirrorless, as Câmeras DSLR possuem o mesmo design das câmeras com sensor 35mm. Dentro do seu corpo encontra um prisma que reflete diretamente no visor da câmera a imagem capturada pela lente, com isso você tem uma visão real e direta daquilo que está sendo filmado ou fotografado e então aplicar suas técnicas de iluminação e foco para fazer um disparo que atenda seus requisitos. Quando pressionado o botão de disparo este prisma se levanta e a luz vai direto para o sensor de imagem que registra sua foto.

Já nas Câmeras mirrorless este espelho de prisma não está presente e a imagem capturada pela lente fotográfica é projetada em um visor eletrônico. Alguns modelos de câmeras como as Sony Alpha Mrrorless fornecem um segundo visor (EVF) onde é possível ver a imagem projetada pelo viewfinder, como na Sony Alpha a6300 e Sony Alpha a6500. Mas não ter espelho não é uma desvantagem, entenda o porquê:

Peso e Tamanho:

Por suportar espelho que recebe a imagem da lente e o prisma que projeta no viewfinder as Câmeras DSLR tendem a ser bem maiores e robustas, em comparação as câmeras mirrorless. Alguns modelos de DSLR pesam até 1,5kg e com quase 10cm de comprimento. As mirrorless são câmeras compactas e leve, que podem ser carregadas em bolsos pequenos, mochilas, sem agregar muito peso sem que o seu tamanho interfira na qualidade da imagem e com isso se tornam mais práticas para os profissionais que trabalham em mais de uma área da fotografia ou vídeos, ou os que têm grande necessidade de locomoção.

Veja a baixo este comparativo entra uma Sony a9 e a Canon 1DX:

Câmeras Mirrorless ou DSLR, qual a melhor ?
Sony A9 vs Canon 1D X II

Velocidade do autofoco

Neste quesito as Câmeras DSLR possuem um ponto de vantagem devido à tecnologia que usam chamados de “Foco de Fases” que mede de forma rápida a profundidade dos motivos e iluminação, separando com mais precisão os objetos a serem focados e em velocidade bem superior às câmeras mirrorless.

As Mirrorless possuem sistema foco de contraste, onde o sensor capta os maiores pontos de luz e cobertura dos motivos para ajustar o foco, o que o torna um pouco mais lento em ambientes de pouco iluminação e as Câmeras mirrorless nesse quesito contam com iluminadores de LED e equipamentos extras para fotos com melhores resoluções em poucas condições de luz.

O ponto positivo neste caso, é que o sistema de contraste se une ao sensor e, com isso, a capacidade de registrar maior quantidade de luz aumenta o número de pontos de foco, alcançando até 425 pontos como na Alpha a6300, enquanto câmeras como Nikon D3400 possuem 11 focos de fases mais precisos quanto à profundidade. De qualquer forma, ambas trabalham com sensores hybridos para maior velocidade.
Câmeras Mirrorless ou DSLR, qual a melhor ?

Previsão de Imagens:

Como explicado, a Câmera DSLR projeta a imagem diretamente no visor de como será capturada, com as configurações de ISO, abertura e foco, por exemplo, já programadas pelo fotógrafo. E o disparo precisa ser reajustado cada nova condição de luz. Nas câmeras mirrores a projeção no visor LCD permite que você tenha outras perceptivas de iluminação para modificar o seu resultado final, podendo ajustar as funcionalidades das mirrorless para obter iluminação diferente daquilo que está sendo capturado pela lente.

Alguns modelos de câmeras mirrorles possuem um viewfinder que simulam o visor e ainda permites os modelos de ajustes em tempo real no modo live view. Além disso, foi desenvolvida uma melhor tecnologia para que trabalhassem com sistema de transmissão broadcast e monitores de áudio e vídeo. As DSLR se destacam pela precisão em ambientes de baixa luz pelo fato do visor fornecer mais detalhes e controles sobre a situação.

Estabilização de Imagem:

Ambos modelos desenvolveram bons sistemas de estabilização de imagem, mas as Câmeras mirrorless têm ganhado mais confiança quando se trata de imagens com maior nitidez. As Câmeras DSLR possuem estabilização de imagem na própria câmera estabilizando o sensor de imagem de forma eficaz, no entanto conversam com determinados modelos de lentes fotográficas, geralmente mais caros. As mesmas lentes com estabilização ótica tem menos compatibilidades de câmera, então fica mais caro adquirir lentes para DSLR com sistema de estabilização, do que para Câmeras Mirroreless.

As câmeras mirrorles Sony e Panasonic adotaram um sistema de eixos internos, que não só mantém o sensor estável, como ajusta ele de acordo com o movimento da câmera. Esse estabilizador Steady Shot funciona de forma independente e não é necessária uma lente própria para isso. No entanto, as Câmeras Mirrorless da Panansic oferecem montagem para lentes MFT com conversação eletrônicas, enquanto a sony para toda linha de Lentes E-mount, alcançando maior compatibilidade de lentes profissionais, mantendo a qualidade de estabilização profissional.

Qualidade de Imagem:

As Câmeras Mirrorless e Câmeras DSLR estão acirradas nesse quesito de comparação. As DSLR produzem imagens com menos ruídos mesmo com altas taxas de sensibilidade ISO, oferecendo resultados satisfatórios em locais de pouca iluminação. Nas primeiras linhas de Câmeras mirrorless a granulação deixava muito a desejar, mas nos dias de hoje e as novas linhas Sony Alpha Mirrorless e Panasonic Lumix GHX Mirrorless possuem um chip em seus sensores que suprime os pontos de granulação de forma surpreendente fornecem imagem com taxas baixíssimas de pontos na imagem, similar às DSLR.

Outra característica dos novos modelos de Mirrorless são os sensores maiores. Sem os grandes espelhos para refletir a imagem no visor, foi possível realizar melhor investimento em Câmeras Mirrorless com sensores Full Frame que gravam em 4K e Full HD. Sensores Full Frame antes eram encontrados só em poderosas câmeras profissionais, com alguns modelos da linha EOS 5D Mark da Canon.
Câmeras Mirrorless ou DSLR, qual a melhor ?

Qualidade de vídeo:

As câmeras dslr não tem a capacidade de utilizar o sistema de Foco de Fases em seus vídeos, recorrendo ao sistema de detecção de contraste já utilizados também em fotografia pelas mirrorless. Ou seja, as Câmeras Reflex possuem um sistema próprio de foco na imagem com bom desempenho e outro utilizado no vídeo, que foi adotado e aprimorado por sua concorrente para serem utilizados tanto em fotografia, quanto nos vídeos.

Graças aos chips colocados nas câmeras mirrorless para absorver o ruído das fotos, é possível utilizar o mesmo efeito durante a gravação, resultando em melhor qualidade de focagem em vídeos, fornecendo foco continuo para manter o motivo em primeiro plano, mesmo com outros objetos próximos à lente ou cruzando o caminho do principal. Isso tudo em qualidade 4K.

Modelos de câmeras DSLR Olympus aderiram aos modelos similares das DSLR para suportar também resoluções 4K, Full HD e HD, inspirado em câmeras como a Nikon D5 que além usar o mesmo sistema na captura de imagem o compartilha para o Ultra HD em vídeos. As Câmeras mirrorless atendem às necessidades dos filmmakers de todos os níveis conhecimento, oferecendo resoluções em 4K, enquanto para se obter mesmas qualidade é necessário recorrer a câmeras dslr profissionais, podendo mais dependendo da escolha do fotógrafo.

Câmeras Mirrorless ou DSLR, qual a melhor ?
Canon 1DX II vs Sony a9 Vs Nikon D5

Velocidade de obturação:

As Câmeras DSLR ainda utilizam um sistema mecânico de obturador, onde as lâminas do diafragma determinam a qualidade de luz que entrará no sensor, e com isso diminui a eficiência e a velocidade do disparo, em comparação com as Câmeras mirrorless, que utilizam obturador eletrônico que facilita a separação e captura de quantidades maiores de imagem por segundo, os modelos a partir da Sony Alpha já contam pelo menos 6 fotos por segundo (FPS) enquanto as DSLR mantêm a média de 05. Modelos mais avançados de mirrorless alcançam maiores velocidades.

Em resumo, elas estão em mesmos patamares, aprimorando cada vez mais suas tecnologias, deixando mais acirrado o mercado fotográfico. As Câmeras DSLR oferecem mais modelos de acessórios para foto e vídeo, o que facilita a qualidade e resultado final quando falamos de gravações profissionais e praticidade em seu trabalho. A qualidade das Câmeras Mirrorless já é reconhecida no mundo todo, embora as DSLR sejam mais conhecidas e populares devidos às funcionalidades bem conhecidas pelos profissionais.

 

Post anterior

FUJIFILM Valor da Inovação

Próximo post

Como limpar o sensor da Câmera DSLR ?