Dicas de Câmeras Profissionais de alto padrão 2023
Quando pensamos em Câmeras Profissionais de alto padrão, podemos nos deparar com equipamentos com valores muito altos, porém existem modelos compactos que oferecem boa qualidade a preços mais acessíveis.
Por outro lado, o público leigo ou não profissional também pode se assustas com o excesso de especificações, compreensão de siglas complexas e outros detalhes técnicas.
O objetivo deste artigo é indicar os modelos mais utilizados para trabalhos profissionais e semi profissionais. Neste artigo, não falaremos de marcas ou modelos individuais, mas de recursos e de tendências de modelos que podem atender o profissional de médio ou alto rendimento no mercado.
Neste artigo apresentamos dicas técnicas a serem observadas de forma universalizada antes de começar a pesquisar os equipamentos fotográficos.
Modelos de câmeras leves
Quando o assunto é câmeras profissionais de alto padrão, o segmento “mirrorless” oferecem modelos compactos e configurações mais acessíveis.
A maioria desses equipamentos apresentam funções com ajustes manuais similares às funções das Câmeras Profissionais DSLR ou Mirrorless e permite o uso de Lentes removíveis.
A outra vantagem está no fato do equipamento ser menor e mais leve, porém esse tipo de equipamento pode apresentar média de preço mais elevado em comparação com os modelos de máquinas compactas simples.
Esse tipo de equipamento é indicado para usuários que podem investir um valor mais alto e pretende criar imagens mais detalhadas.
Modelos de câmeras compactas
No mercado, boa parte dos profissionais e usuários de equipamentos de fotografia preferem as câmeras compactas simples pelo fato delas oferecerem configurações básicas para criar fotografias com mais rapidez e de modo mais prático.
Geralmente, são câmeras com menor número de funções manuais em comparação com os modelos mirrorless. Na compactas simples apenas possível configurar funções mais básicas, como ISO, Zoom e Flash.
Esse tipo de equipamento é mais indicado para usuários que não gostam de perder tempo com excesso de ajustes. E por serem equipamentos menores, podem ser transportadas para qualquer lugar ou tipo de viagem.
Modelos e recursos de Câmeras Profissionais
Neste ponto, podemos entrar no campo das câmeras profissionais, com o passar do tempo a habilidade e os estudos em fotografia podem evoluir no trabalho do usuário ou fotógrafo profissional.
A busca será por equipamentos que oferecem configurações mais avançadas e maior controle manual dos ajustes, gerando mais criatividade para o processo de captura ajudando a fotografar eventos, paisagens ou pessoas.
As câmeras profissionais são mais resistentes, possuem sensor maior e podem ser usadas com diferentes tipos de lentes. Independente se o usuário é amador ou profissional, ele poderá escolher entre equipamentos mais básicos até entre os mais avançados.
Quando falamos em Câmeras DSLR nos referimos a uma sigla que se refere a “Digital Single Lens Reflex”, que indica que o equipamento possui conjunto de espelhos e prisma. A câmera serve para refletir a imagem capturada e deixar o equipamento mais preciso, para fotos com maior qualidade.
A Câmeras Mirrorless apresentadas como modelo anteriormente, significa equipamentos “sem espelho”, portanto são equipamentos não possuem conjunto de espelhos e prismas, portanto se tornando mais leves, mas mantendo a mesma potência DSLR.
Número ISO
Ao pesquisar por uma câmera fotográfica, o cliente pode ficar curioso em relação ao número ISO, esse número se refere ao nível de sensibilidade que o sensor tem à luz, e é o que determina a quantidade que será absorvida pela câmera.
Nesse caso, quanto menor for o número ISO, menor será também sua sensibilidade, exigindo mais luz para manter a claridade da imagem final. Por outro lado, quanto maior o número ISO, elevado também será o ruído e granulada será a imagem.
Geralmente, nas câmeras profissionais, o número ISO pode variar 100 até 25.600, e pode ser expansível através das configurações da câmera de HI.1 (até 51.200) e HI.2 (até 102.400).
Velocidade do obturador
Outro fator de dúvidas é a velocidade do obturador. Essa velocidade refere-se ao tempo que ele permanece aberto para a entrada de luz no sensor, trata-se de uma medida em fração de 1 segundo 1/x, quanto maior o x maior será a velocidade. Na prática a luz terá menos tempo para entrar.
No entanto, a velocidade máxima do obturador varia em cada modelo, e pode chegar a mais de 1/8000 em modelos mais avançados.
Câmeras que gravam em 4K
Para realização de vídeos com qualidade de cinema ou produção digital, é indicado selecionar equipamentos que gravam em 4K. Na realidade, são equipamentos com recursos fundamentais para gravação de vídeos de diferentes formatos e para diversas finalidades.
A tecnologia 4K permite produzir captar vídeos com uma qualidade impressionante, dignos de produções de altíssimo nível.
Outros recursos
Os clientes potenciais também podem escolher equipamentos com recursos extras como modelos com Wi-Fi e Bluetooth que ajudam a acelerar o compartilhamento de fotos e vídeos com outros dispositivos digitais, ou para armazenar as imagens nas nuvens.
Modelos com monitor inclinável proporcionam pré visualização das imagens que estão sendo geradas. E outros modelos, ainda podemos contar com o recurso GPS que ajuda a registrar a localização geográfica da foto.
Em muitos casos, esses recursos adicionais podem ser fatores importantíssimos no momento de uma compra, tudo dependerá da finalidade de utilização de cada tipo de equipamento.
Conclusão
Para os fotógrafos de ponta e que precisam oferecer melhores serviços e fotografias de alta qualidade, é sempre indicado a aquisição de câmeras profissionais de alto padrão.
Como explicamos anteriormente, essas câmeras apresentam mais recursos e condições de criação ilimitada no processo de registro de imagem e produção de vídeos.
Porém, as câmeras de médio e pequeno porte pode atender a necessidade de profissionais que procuram por praticidade para o trabalho e para o fotógrafo amador.