Review: Canon EOS M200, a Mirrorless Compacta para Entusiastas

Review: Canon EOS M200, a Mirrorless Compacta para Entusiastas

A Canon EOS M200 é uma Câmera Mirrorless de lente intercambiável compacta e fácil de usar. Ela tem um sensor CMOS 24.1MP APS-C, excelente foco automático Dual Pixel e, em termos de qualidade de imagem, o mecanismo de processamento Digic 8 da Canon e a capacidade de gravar vídeo em 4K tornam essa câmera uma proposta atraente.

Canon EOS M200

Projetada para ser fácil de usar, a Mirrorless EOS M200 da Canon é uma ótima escolha para iniciantes, mas também pode ser uma boa escolha para fotógrafos mais experientes que desejam uma câmera pequena para levar em qualquer lugar.

Principais Características

  • Sensor CMOS APS-C de 24MP e AF Dual Pixel
  • Processador de imagens DIGIC 8
  • Conectividade Wi-Fi e Bluetooth
  • Tela LCD touchscreen inclinável de 3″
  • Vídeo em 4K/24p UHD e Full HD até 60p
  • Suporte para vídeo em formato vertical
  • Foco Automático com detecção de Rosto e Olhos
  • Cerca de 315 fotos por carga, carregamento USB
  • Capaz de compartilhar fotos e vídeos em redes sociais

Canon EOS M200: Imagem

A Canon M200 Mirrorless vem com uma Lente EF-M 15-45mm em seu kit básico que captura imagens com um bom nível de detalhes e oferece uma faixa de zoom muito útil, ela fornece uma distância focal equivalente a 24-72mm, estabilizador óptico de imagem e motor STM rápido, suave e silencioso.

Amostra de imagem feita com a CanonM200

O sistema Dual Pixel COMS AF da Canon apresenta um bom desempenho. Ficamos impressionados com o quão bem a Câmera Canon EOS M200 lida com pouca luz. Quando você está tirando fotos ou vídeo em Full-HD, o sistema Face + Tracking também faz um ótimo trabalho de detecção de rostos para mantê-los nítidos – mesmo em condições de pouca luz. Além disso, o Eye Detection AF acompanha precisamente os olhos e não se deixa enganar quando o modelo está usando óculos.

Amostra de imagem feita com a CanonM200

O sistema Auto White Balance (Balanço de Branco Automático) tem duas configurações, Ambient e White Priority.

  • A Prioridade de Branco é uma ótima escolha quando você está fotografando em luz artificial, pois ela tira a coloração.
  • A Prioridade de Ambiente, no entanto, retém um pouco da cor para um pouco de atmosfera. É uma boa escolha para condições de luz natural, mas tendo a preferir a configuração Luz do dia.
Review: Canon EOS M200, a Mirrorless Compacta para Entusiastas
Amostra de imagem feita com a CanonM200

Modos Scene Intelligent Auto e Creative Assist

O modo Scene Intelligent Auto ou Auto+ (cena inteligente automática) é uma ótima escolha para iniciantes, pois configura a câmera para avaliar a cena e aplicar o que considera ser as configurações mais adequadas. No entanto, o modo Creative Assist (suporte criativo) está disponível para permitir que você ajuste o resultado conforme suas preferências.

Um toque no ícone do Creative Assist oferece controle simples sobre aspectos como cor da imagem, desfoque de fundo (profundidade de campo), exposição, contraste e equilíbrio de branco.

Há também uma coleção de ajustes predefinidos chamados Vívido, Suave, Quente, Fria, Verde, Brilho, Limão, Pêssego, P&B, Azul e Roxo. Tocar em qualquer um deles aplica o efeito à visualização na tela para permitir que você selecione aquele que você mais gosta.

ISO

A Canon manteve o intervalo de sensibilidade para fotos da compacta EOS M200 em ISO 100-25600 (expansível para ISO 51.200). Nosso objetivo era limitar a configuração de fotos em ISO 6.400, embora os resultados em ISO 12.800 sejam utilizáveis. Ir além disso resulta em JPGs que parecem muito lisos em alguns lugares, enquanto os arquivos brutos possuem muita granulação.

Canon EOS M200: Vídeo

A Canon Mirrorless M200 tem capacidade de gravação de vídeos em UHD 4K/24p, ela pode produzir filmes Timelapse 4K, mas possui limitações quando o foco muda de detecção de fase para detecção baseada em contraste.

Outra pequena desvantagem ao gravar em 4K, é que há um corte de 1,6x e, quando combinado com o corte de 1,6x do sensor APS-C, soma a 2,56x. Isso pode ser uma boa razão para você investir em outra lente.

É importante ressaltar que esta limitação de autofoco e corte não se aplica a Vídeos FHD ou fotos, ao descer a resolução para 1080p, o corte desaparece e as taxas de quadros de 30p e 60p tornam-se disponíveis. Se você quiser gravar a 120fps, precisará gravar com resolução de 1280×720 – o que ainda é bom para compartilhar nas redes sociais.

Outra vantagem da Canon Mirrorless EOS M200 é a capacidade de gravar vídeos verticais, muito parecido com a PowerShot G7 X Mark III.

Lentes Intercambiáveis

Por ser uma câmera com lente intercambiável, os usuários têm a flexibilidade de selecionar diferentes lentes de Montagem EF-M para diversos fins, seja para fotografia macro, retrato, grande angular ou telefoto, permitindo uma expressão mais criativa para diversos conteúdos.

Sensor CMOS APS-C de 24MP

A Câmera Canon EOS M200 também pode ser usada com a linha existente de Lentes EF / EF-S da Canon através de um Adaptador de Lente, que expande ainda mais a liberdade de imaginação dos usuários para fornecer conteúdo exclusivo.

Tela LCD Inclinável e Flash Pop-up

A Compacta Canon M200 Mirrorless vem com um visor LCD que permite inclinar 180° para cima, o que a torna muito útil em selfies ou vloggs, a tela é sensível ao toque, possui 3 polegadas altamente responsiva e é fácil de fazer seleções e ajustes de configuração.

Tela sensível ao toque de 3″

Quando o LCD está totalmente voltado para cima, você pode ativar o modo auto-retrato, que permite desfocar o fundo, iluminar a imagem e retocar sua pele.

Review: Canon EOS M200, a Mirrorless Compacta para Entusiastas
LCD com inclinação de até 180°

A Câmera M200 Mirrorless 4k possui interface guiada da Canon. Isso é útil para iniciantes, deixando claro para que as diferentes seções do menu são usadas. No entanto, se você preferir, pode mudar para a interface padrão. Felizmente, ela tem uma seção “Meu Menu” personalizável, que é um toque legal para uma câmera básica.

Flash Pop-up integrado

Há também um Flash Integrado que pode ser ajustado manualmente para obter uma luz mais suave. Se desejar, é possível levanta-lo juntamente com o LCD, embora isso bloqueie o lado direito do monitor.

Canon EOS M200: Conectividade

Além de Wi-Fi, a Canon 4k EOS M200 suporta conexão Bluetooth como uma forma de se conectar a outros dispositivos como smartphones e tablets. Assim que a configuração de emparelhamento inicial estiver concluída, a Canon EOS M200 e o dispositivo correspondente serão conectados automaticamente via Bluetooth.

Os usuários podem transferir imagens via conexão Wi-Fi da EOS M200 para outro dispositivo de duas maneiras: o método convencional de transferir apenas imagens selecionadas ou enviar imagens para o dispositivo simultaneamente durante a filmagem. Este último será especialmente útil para aqueles que desejam gerenciar as imagens capturadas rapidamente para que possam carregá-las nas redes sociais.

Botões e Controle

A Canon EOS M200 Mirrorless 4K tem um layout de controle bem simples. A maioria das pessoas serão capazes de pegá-la e começar a fotografar ou filmar em poucos minutos.

O botão liga/desliga na parte superior é cercado por um disco que permite selecionar os modos de captura Automático, Fotos Padrão ou Modo Filme.

À direita desse controle, um disco de ajustes envolve o botão do obturador.

Enquanto isso, na parte de trás da câmera, há apenas quatro botões e o painel LCD de navegação. O painel de navegação possui opções de atalho para acessar as configurações de compensação de exposição e flash, ou para bloquear a exposição e alterar as informações que estão visíveis.

Os outros três botões na parte traseira da câmera são os controles de menu, gravação de vídeo e reprodução.

No centro do painel de navegação, há o botão Q/Set para acessar o menu rápido e confirmar as configurações. Assim como o menu principal, o menu rápido é compatível com o controle de toque, o que ajuda a tornar a câmera ainda mais intuitiva ao usar.

Construção e Manuseio

A construção em Policarbonato é leve e resistente, há um apoio para o polegar e os botões de modos e configurações possuem um “click” suave e preciso. Infelizmente a Canon não informou se esta versão possui vedação significativa contra intempéries.

Todos os modelos da linha Canon EOS atual apresentam uma qualidade de construção muito boa, incluindo os modelos mais baratos.

Como de costume para os modelos de Câmera EOS, a fabricante arredondou ergonomicamente a maior parte da câmera e, especialmente, as áreas que devem ser seguradas não apresentam cantos agudos. A menos que o visual retro seja sua preferência, você provavelmente achará este design esteticamente agradável e confortável para suas mãos.

Canon EOS M200: Bateria

A Mirrorless M200 da Canon utiliza a Bateria LP-E12, é uma bateria é muito pequena, leve e conveniente. A quantidade de fotos classificada é de até 315 disparos, mas habilitar o Modo Eco da Canon M200 estende essa quantidade para até 485 fotos.

Embora a conexão Bluetooth permaneça estabelecida para pareamento mais ágil mesmo quando a câmera está desligada, isso não afeta a vida útil da bateria de forma perceptível, o novo processador é responsável por essa melhoria no desempenho.

Conclusão

A Canon EOS M200 foi projetada especialmente para atender às necessidades de fotógrafos iniciantes que querem explorar a fotografia e que buscam qualidade de imagem superior ao que os smartphones oferecem, é uma Câmera Fotográfica com um preço acessível mas capaz de produzir imagens de alto desempenho.

Apesar de existir algumas limitações no recurso de Vídeo 4k e a ausência de funcionalidades como conectores para fone de ouvido ou microfone, você ainda consegue imagens de alta resolução em Full-HD 1080p, microfone interno estéreo e alto-falante mono.

Se você estava pensando em começar com uma Câmera Mirrorless de lente intercambiável e um formato de sensor APS-C, a Canon EOS M200 pode ser a escolha ideal. É uma câmera fácil de usar que oferece versatilidade para adaptação de lentes, zoom óptico e a mais recente tecnologia de imagem, sem sacrificar tamanho, estilo ou a capacidade de compartilhar instantaneamente. 

O que achou da Câmera Canon EOS M200? Deixe nos comentários suas impressões e compartilhe com os amigos!

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]