Home»Dicas de Fotografia»Canon EOS RP: Recursos Fundamentais para Melhorar suas Fotografias

Canon EOS RP: Recursos Fundamentais para Melhorar suas Fotografias

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Pequena, leve, repleta das mais recentes tecnologias e especificações de abertura da Canon , a EOS RP está preparada para tornar a Câmera Full-Frame Mirrorless mais acessível para usuários casuais e entusiastas da fotografia. Vamos dar uma olhada em 7 características e funções que você deve prestar atenção se você está pensando em comprá-la.

1 – Spot AF

Se você gosta de usar foco automático (AF) em áreas minúsculas e precisas, o menor quadro AF do Spot AF (ou AF Pontual) será o seu melhor amigo. Na Câmera Mirrorless Canon EOS R , alcançar AF preciso exigiria a alteração do método AF para ‘AF de 1 ponto’ e, em seguida, a alteração do tamanho do quadro AF de ‘Padrão’ para ‘Pequeno’. Mas na Canon EOS RP, tudo que você precisa é de um simples passo: Escolha ‘Spot AF‘ para o método AF.

Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar
EOS RP / RF 50mm f/1.2L USM / FL: 50 mm / prioridade de abertura AE (f/2, 1/500seg., EV-0.3) / ISO 200 / WB: Auto

Para muitos imagens, incluindo esta tigela de comida com ingredientes que se sobrepõem, o local em que você foca pode fazer com que sua foto pareça diferente . O Spot AF oferece um controle mais preciso sobre o resultado final.

Uma comparação de tamanhos de quadros AF
(1) Quadro do “AF de 1 ponto”
(2) Quadro do Spot AF
Um close da área na moldura branca da imagem acima. Observe como a focagem precisa também permitiu que a textura do legume fosse processada em detalhes realistas.

2 – 4,779 Posições de Quadros AF

A Câmera Mirrorless Canon EOS RP possui até 4.779 posições de quadro AF selecionáveis em uma área que ocupa 88% x 100% (horizontal x vertical) do sensor de imagem. Embora este seja um número ligeiramente menor do que as 5.655 posições AF na Canon EOS R, ele ainda é denso e amplo o suficiente para aquisição rápida e precisa de AF em uma grande área. Isso permite que você coloque seus objetoss em praticamente qualquer lugar no quadro da imagem e certifique-se de que há um quadro AF próximo para estabelecer um foco nítido nele.

Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar
Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar
Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar
EOS RP / EF 70-300 mm f/4-5,6 IS II USM / FL: 300 mm / prioridade de abertura AE (f/7,1, 1/500 seg., EV-1,3) / ISO 200 / WB: Nublado

Com a cobertura ampla e densa do quadro AF na Canon RP, é fácil obter o foco mesmo que sua composição envolva pequenos pontos colocados nas periferias da imagem.

3 – Canon RP: AF Detector de Olhos

O recurso AF de Detecção de Olho, que detecta automaticamente os olhos dos sujeitos, é um recurso valioso para se ter especialmente ao fotografar em grandes aberturas com uma profundidade de campo rasa . Além do modo One-Shot AF, na EOS RP da Canon, agora está disponível nos modos Servo AF e Movie Servo AF, que atendem a imagens em movimento. Isso facilita a captura de retratos e videoclipes de pessoas em movimento, de modo que seus olhos fiquem com foco nítido.

Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar
EOS RP / EF 85mm f/1,8 USM / FL: 85 mm / AE com prioridade de abertura (f/1,8, 1/500 seg.) / ISO 400 / WB: Auto
(foto com AF Servo)

Por padrão, a câmera focaliza o olho mais próximo. Se ambos os olhos estiverem à mesma distância, focará o que estiver mais perto do centro do quadro da imagem. Para sobrescrever manualmente isso, você pode usar a tela sensível ao toque ou as teclas cruzadas para selecionar o outro olho.

Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar

Na EOS RP da Canon , o Eye Detection AF (AF Detector de Olhos) também está disponível no modo Servo AF, que oferece AF aprimorado para imagens em movimento. A câmera detecta e mantém o foco no olho, mesmo quando o objeto se move.

4 – Disparo Contínuo de 5 qps Durante One Shot AF

A Canon EOS RP é equipada com um sensor Full-frame de 26,2 megapixels e é capaz de fotografar em sequência contínua em até 5 quadros por segundo (fps) no modo One-Shot AF e 4 qps no modo Servo AF – apenas o suficiente para capturar uma seqüência de fotos enquanto o seu modelo lhe dá uma olhada e sorri para você, ou quando ela anda de bicicleta. Para o desempenho de disparo contínuo mais rápido, use um Cartão SD UHS-II. A capacidade de buffer da Mirrorless Canon EOS RP é de 50 disparos. Em outras palavras, você pode tirar até 50 fotos consecutivas no formato RAW com a velocidade máxima de disparo contínuo antes que o buffer da câmera fique cheio e a velocidade de captura diminua.

Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar
Disparo principal: EOS RP / EF 100mm f/2 USM / FL: 100 mm / Exposição manual (f/2.8, 1/500 seg.) / ISO 1600 / WB: Luz do dia

5 – Canon EOS RP: Modo Silencioso

Apresentado como um dos modos Cena Especial (SCN) no dial de modos, o Modo Silencioso usa um obturador eletrônico em vez de um obturador mecânico, permitindo gravar sem sons de liberação do obturador. Isso é adequado para fotografia em igrejas, museus e outras situações em que sons de filmagem podem causar interrupções ou distrações.
(Nota: Você não poderá ajustar a abertura ou a velocidade do obturador neste modo.)

Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar
EOS RP / RF 24-105mm f/4L IS USM / FL: 24mm / Modo silencioso (f/4, 1/50 seg.) / ISO 12800 / WB: Auto

O Modo Silencioso é perfeito para fotografar em concertos e apresentações de teatro. Também é conveniente fotografar imagens sensíveis ao ruído, como bebês e animais.

6 – Até 5 Paradas de Estabilização de Imagem com Dual Sensing IS

O Dual Sensing IS usa informações do sensor de imagem para detectar o desfoque que é difícil para os sensores giroscópicos nas lentes detectarem. Isso alcança até 5 paradas de velocidade de obturador de estabilização de imagem aprimorada quando a Lente Canon RF 35mm f/1.8 IS Macro STM ou a Lente Canon RF 24-105mm f/4L IS USM estão conectadas. Perfeito para fotografar à mão durante a noite , mesmo em velocidades lentas do obturador, em que há um risco maior de desfocagem devido a trepidação da câmera.

Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar
EOS RP / RF 24-105mm f/4L IS USM / FL: 24 mm / AE com prioridade de abertura (f/4, 1/2 seg.) / ISO 400 / WB: Fluorescente

Esta foto foi tirada a 1/2 de segundo, lenta o suficiente para confundir o movimento dos transeuntes. Mas dê uma olhada na nitidez dos detalhes, como os dos prédios. Com as 5 paradas de estabilização de imagem na Câmera Mirrorless EOS RP da Canon, você pode obter o mesmo grau de nitidez que o disparo a 1/60 de segundo teria dado, mantendo os efeitos intencionais de desfoque de movimento de uma velocidade lenta do obturador.

7 – Limite de Focagem em EV-5

Em situações em que você quase não consegue enxergar nada a olho nu, muitas vezes é difícil fazer o AF funcionar. Com o limite de focagem de baixa luz do modo EV-5 da Canon EOS RP, isso não é um problema.

Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar

A imagem acima foi capturada às 19:00 uma noite de inverno, onde o sol se pôs e a lua está apenas a subir. No EV-5, você mal consegue ver qualquer coisa com os olhos sozinho, mas ainda é possível obter AF na sua imagem com Câmera Canon EOS RP Mirrorless.

Canon EOS RP: 7 Principais Recursos que Você Precisa Usar

Esta é uma visão aproximada de quão escuras foram as condições de filmagem.

Quer saber mais sobre as características desta Câmera Mirrorless Full-Frame? Veja o review completo da Câmera Mirrorless Canon EOS RP aqui no Blog eMania.

Já utilizou algum destes recursos? Deixe aqui nos comentários o modo que é indispensável pra você e compartilhe com seus amigos!

Comente

Post anterior

PhotoChallenge 2019: A Ditadura da Beleza

Próximo post

Veja, em fotografia time-lapse, o blecaute recente na cidade de Nova York

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.