CES 2024 é ‘invadida’ por equipamentos com base em IA

0 112

Desde o seu desenvolvimento com maior grau de precisão, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado a maior ‘arma’ para desenvolvedoras de diferentes setores. Algo que, inegavelmente, também envolve o mundo da filmagem e fotografia em seus mais diferentes aspectos.

Diante desse cenário, a CES 2024, realizado na cidade norte-americana de Las Vegas, foi mais um exemplo de que a aplicabilidade da IA é algo o qual simplesmente não existe mais retorno. Ou seja, as pessoas gostem ou não, a tendência de que a rotina seja cada vez mais ‘invadida’ por esse mecanismo é evidente.

Inteligência Artificial impacta a Fotografia

Estamos falando desde programas de edição inserindo geradores de imagens com IA e eliminação de marca d’água até atividades ainda mais mecânicas. Como, por exemplo, fazer um churrasco com a utilização de aparelho especificamente instruído para tal.

IA e suas vertentes

Não por acaso, em conteúdo analítico produzido para o portal DPReview, o fotógrafo Eric Limer fez suas ponderações sobre o tema da seguinte forma:

“Na prática, a IA serve a alguns propósitos muito específicos para as empresas que a utilizam como tecnologia e palavra de ordem. É uma abreviação útil para se referir à automação de tarefas complexas ou de trabalho intensivo. É uma desculpa para adicionar recursos de software a produtos que talvez não os tivessem e para tornar esses recursos relativamente opacos, proprietários e dependentes de assinatura ou da nuvem. E, não menos importante, é uma forma de as equipes de marketing darem algum brilho a uma funcionalidade que, de outra forma, seria desinteressante ou supérflua. Um pouco de jazz extra para quando as especificações não contam uma história boa o suficiente por si só.”

Ameaça da Inteligência Artificial para o Fotógrafo

Sendo assim, é importante ressaltar que, apesar das evoluções, ainda temos um caminho a percorrer para maiores temores sobre o risco criativo da IA. É preciso ter atenção, evidentemente, mas com as devidas ressalvas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.