Como ampliar a Profundidade do Campo Fotográfico?

0 140
Tempo de leitura: 4 minutos

É possível ampliar a profundidade de campo em uma fotografia considerando o equipamento, a lente e demais atributos a serem utilizados para a geração da imagem.

Esse tipo de profundidade é um dos principais fatores para gerar o melhor resultado possível para uma imagem. Sabemos que a fotografia é um bem e um modo de arte bastante complexo que pode envolver técnicas, conceitos, filtros, estilos e demais valores para a imagem.

Saber escolher equipamentos fotográficos, como Câmera Fotográfica Profissional ou Semi Profissional e acessórios fotográficos como tripé e iluminadores é fundamental. A criatividade do fotógrafo também é tão importante quanto a sua visão científica.

Neste artigo falaremos mais sobre esse tipo de profundidade e como podemos trabalhar melhor com esse nível de conhecimento.

Como ampliar a Profundidade do Campo Fotográfico?

Ampliar a profundidade de campo em uma fotografia?

Quando falamos nesse tipo de profundidade os referimos a um ponto no qual os objetos estão enquadrados dentro de um respectivo foco.

Neste caso, todos os elementos que compõem a cena que irão aparecer na foto precisam estar nítidos para aparecer. Caso não estejam nítidos eles estarão fora da profundidade de campo estabelecida.

Lente da câmera

Ao utilizar determinado tipo de lente, a Lente Fotográfica pode ser utilizada somente para focar em apenas um ponto, na prática tudo o que estiver mais próximo ou mais distante do que este ponto poderá aparecer desfocado na imagem principal.

Ao compreender a lente em seu uso, a profundidade define em qual nível o objeto está de fato focado em relação aos demais objetos de uma mesma cena.

Como ampliar a Profundidade do Campo Fotográfico?

​Profundidade de Campo e o Círculo de Confusão (CoC)

Esse tipo de efeito é gerado por um determinado fenômeno conhecido como “círculos de confusão” (CoC) que podem aumentar de forma progressiva os objetos que se afastam no plano de foco.


E quando os círculos de confusão crescem se tornando maiores, pode ocorrer a sensação de ausência de nitidez.

O que pode afetar a profundidade?

Esse tipo de profundidade de campo pode ser afetada por três fatores, o primeiro em relação ao tamanho dos círculos de confusão capturados, a ampliação aplicada sobre cada objeto e a acuidade da visão humana.

Geralmente, os círculos de confusão podem ser modificados com a abertura do diafragma, considerando a distância da câmera em relação ao plano de foco, no qual a distância focal usada considera os elementos que poderão controlar o tamanho dos círculos de confusão.

Como ampliar a Profundidade do Campo Fotográfico?
Círculo de Confusão

Utilidade da profundidade de campo

Esse tipo de profundidade pode ser amplamente manipulada para geração de novos efeitos. Um dos efeitos mais conhecidos é o Efeito Bokeh que pode usar o desfoque como um precioso elementos para gerar efeito artístico na composição.

É indicado como exercícios fotografar a mesma cena várias vezes com diferentes profundidades para verificar os efeitos a serem gerados.

Na prática, a profundidade de campo quando reduzida pode orientar no destaque de um determinado elemento sobre o fundo. Enquanto que a profundidade de campo ampliada é indicada para fotografar toda a cena completa com mais nitidez.

Controle da Profundidade de Campo

Os profissionais dedicados a este tema ficam atentos para aprender a controlar a profundidade de campo. Em uma postura prática, quanto mais próximo o captador da imagem está em relação ao objeto da cena, menor será a profundidade de campo.

Por outro lado, ao se afastar, o objeto terá sua profundidade de campo aumentado. Dessa forma a distância focal é referente à possibilidade uma lente ampliar a imagem de um objeto distante.

Existem maneiras de controlar o processo, mesmo com um equipamento que aponta e dispara, podendo acessar o menu da câmera profissional e em “modos de cena” selecionar o símbolo de uma “cabeça humana” que se refere à configuração de retratos.

Nesse ponto, o profissional poderá conseguir uma profundidade de campo estreita. No mesmo menu poderá encontrar um símbolo de “montanha” que oferece um processo de geração de profundidade de campo mais profunda em relação ao objeto.

Como ampliar a Profundidade do Campo Fotográfico?

No caso de um equipamento DSLR existem métodos mais simples de controle, podendo selecionar o modo “Prioridade de Abertura” através da qual o fotógrafo pode definir a abertura para obtenção da profundidade de campo solicitada. Assim, a câmera profissional poderá definir de modo automático a velocidade do obturador.

Em cada situação…

O fotógrafo ainda pode definir a profundidade de campo para cada situação específica, porém como a alteração da abertura da câmera pode afetar a velocidade do obturador, o resultado poderá ficar abaixo do esperado.

Para aumentar a profundidade de campo através da redução do tamanho da abertura, é necessário reduzir a velocidade do obturador, podendo gerar uma imagem embaçada.

Sendo assim, a profundidade de campo não está distribuída de modo harmônico ou igualmente distribuída na parte frontal e posterior ao ponto de foco ou posição do objeto.

Profundidade Rasa

Alguns profissionais ficam na dúvida de saber como quando usar a profundidade de campo rasa. Ela é indicada para destacar o objeto do fundo, principalmente para procura fotografar retratos, animais e outros objetos mais complexos.

Ela é eficaz para a fotografia esportiva, podendo fazer uma separação do atleta de fundo para o objeto principal.

Como ampliar a Profundidade do Campo Fotográfico?

Conclusão

Neste artigo falamos em como ampliar a profundidade de campo em uma fotografia, lembrando que esse tipo de profundidade é um dos elementos técnicos básicos do universo da fotografia.

É fundamental que o estudante ou profissional esteja familiarizado com os conceitos, posicionamento e configuração da câmera.

Ao dominar essa técnica será possível gerar imagens mais nítidas e até mesmo trabalhar com efeitos inovadores para a fotografia.

Vale a pena estudar mais o assunto nas câmeras profissionais bem como todas as técnicas envolvidas no processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade