Como astrofotógrafo conseguiu imagem do Sol em alta resolução

0 46

Um dos elementos contidos no espaço que gera maior curiosidade das pessoas, certamente, é o Sol. Dono de um calor quase que incalculável, ele já foi alvo de diversas teorias e enigmas ao longo da existência humana. Não à toa, um astrofotógrafo naturalmente terá cuidados especiais (bem como elevado grau de interesse) em se tratando da estrela mais próxima da Terra.

Por conta disso, o norte-americano Andrew McCarthy se propôs a fazer uma imagem em alta resolução do Sol, ciente das enormes dificuldades que encontraria para tal feito. Para isso, precisou não apenas dos cliques de sua câmera super potente, mas também uma quantidade abissal de fotografias sendo combinadas por meio de um software específico.

como-astrofotografo-conseguiu-imagem-do-sol-em-alta-resolucao-blog-emania-interna-23-01
Andrew McCarthy

Para se ter uma ideia do trabalho necessário. foram necessárias 100 mil fotografias de seu equipamento no formato 16-bits sendo agregadas como em um mosaico. Exemplo esse, aliás, citado pelo próprio astrofotógrafo em sua explanação para o portal Petapixel:

“Durante esse tempo, capturei 3.000 fotos em cada painel de um mosaico de 40 painéis, sendo mais de 100.000 fotos individuais de 16 bits. Usei um método chamado ‘drizzling’, que costumo usar para fotos de planetas, em que o software tenta determinar os dados ‘entre’ os pixels para simular uma distância focal maior. Isso aumenta muito a resolução se a foto tiver uma qualidade suficientemente alta, mas é um processo que exige muito do computador. Depois que o meu software entregou as fotos unidas, eu as montei manualmente no mosaico final de alta resolução.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.