3 dicas para comprar a primeira câmera profissional

Como comprar a primeira Câmera Profissional: 3 dicas para a escolha do seu novo equipamento

Para comprar a Primeira Câmera Fotográfica podemos considerar que não existem somente um único modelo para profissionais iniciantes. Enquanto que os desenhistas iniciantes compram um caderno de desenho mais comum e os músicos escolhem um violão mais simples, a câmera requer mais cuidados por se tratar de um equipamento de alto envolvimento.

Para comprar a primeira câmera é fundamental saber qual será o objetivo desse novo profissional ou estudante de fotografia. Qual o tipo de fotografia ele planeja realizar e se de fato ele precisará de uma câmera para uso diário ou pontual.

Entre outros fatores existe o fator preço, sabemos que existem câmeras que começam pelos valores de R$ 300,00 reais podendo custar até mais de R$ 50.000,00 reais.

Dessa forma, determinar o objetivo e o nível de investimento também são fatores preponderantes no momento da escolha de uma boa câmera.

Dicas para comprar a primeira câmera

A seguira vamos indicar ótimas dicas para escolher a primeira câmera, sabendo identificar modelos que de fato possam atender às expectativas de cada perfil de fotógrafo.

1 – Qual o objetivo?

3 dicas para comprar a primeira câmera profissional
Fotografia de Viagem

Qual o objetivo determinado para comprar uma câmera? O profissional pretende utilizar o equipamento para diferentes tipos de fotos e eventos ou pretende realizar fotografias mais específicas como esportes e viagens?

Determinar o objetivo é fundamental para justificar a escolha por determinada marca e preço. Para trabalhar como profissional, a intenção não será adquirir uma máquina para realizar fotos pessoais ou comuns.

Existem fotógrafos que trabalham capturando elementos da natureza, shows e eventos, modelos, moda, e entre outros. Para cada segmento é importante saber investir na aquisição de uma câmera e de lentes adequadas.

2 Além dos megapixels

É importante que o profissional ou estudante não se prenda aos megapixels do equipamento. Devemos lembrar que um megapixel contem a partir de 1 milhão de pixels.

O megapixel está relacionado ao tamanho máximo da foto sem ter a necessidade de ampliar a imagem digitalmente. Atualmente, boa parte das imagens geradas por câmeras digitais são consumidas pelas pessoas em diferentes formatos de tela.

3 dicas para comprar a primeira câmera profissional
Comparação de proporção dos sensores de imagem

Em muitos casos, contar com menos megapixels será o necessário, principalmente, se o objetivo for trabalhar com a realização de imagens digitais para serem veiculadas na internet.

Mas, se o fotógrafo precisar realizar uma imagem de grande proporção para elevar a qualidade da imagem ou para imprimir, nesse sentido será necessário sim se preocupar com os megapixels da máquina.

3 Teste a câmera

3 dicas para comprar a primeira câmera profissional
Familiarize-se com as configurações da Câmera

Antes de comprar a câmera, procure testar o equipamento na loja. Verifique como funciona a lente e como ela gera imagem de forma profissional.

No caso de compras realizadas na internet em uma loja virtual, verifique a descrição do equipamento, tire dúvidas via e-mail com a loja e confirme todos os dados técnicos.

Mas, qual câmera comprar?

Atualmente, existem grandes marcas como Sony, Canon, FujiFilm e entre outras que oferecem qualidade, suporte e garantia para diferentes tipos de equipamentos que permitem fotografar e criar vídeos.

3 dicas para comprar a primeira câmera profissional
Sony, Canon e FujiFilm, três das maiores fabricantes do mercado fotográfico

Recentemente, o mercado tem recebido também equipamentos oriundo da China que oferecem qualidade e preço mais acessível. Mas, se o seu objetivo é se tornar em um fotógrafo profissional, invista em marcas tradicionais.

As câmeras mais baratas ou que não pertencem a uma marca conhecida no mercado podem ser usadas como equipamentos de teste de habilidade ou para registros de baixo envolvimento de qualidade. Porém, para realizar fotografias com qualidade superior é importante escolher bem o equipamento e não se preocupar somente com o preço, mas com as condições do equipamento.

Perfil do fotógrafo

Para quem está em busca de realizar boas imagens, é importante ficar atento às especificações de Câmeras Mirrorless ou DSLR. São câmeras que podem custar mais caro que as Câmeras Compactas, mas permitem a troca de lentes, eleva a eficiência do uso do equipamento e boa qualidade no resultado final da imagem.

3 dicas para comprar a primeira câmera profissional
Você precisa de uma Câmera para trabalho ou apenas Hobby?

Os equipamentos de Câmeras DSLR ou Mirrorless são indicadas para o fotógrafo profissional ou para quem pretende realizar imagens por hobby.

Invista na lente

Além do equipamento, ao escolher uma Câmera Digital é importante verificar qual tipo de lente acompanha a câmera de fábrica. Geralmente, é uma Lente 18-55mm, mas podem existir outras combinações dependendo da marca e da resolução.

3 dicas para comprar a primeira câmera profissional
Lentes Intercambiáveis

É fundamental saber como a Lente Intercambiável funciona e como poderá explorar o máximo dela.

DSLR de entrada

Para profissionais iniciantes que buscam imagens de qualidade profissional, mas não podem gastar muito, é indicado pesquisar câmeras conhecidas como de DSLR de entrada, como por exemplo a Canon EOS T7, que são muito indicadas para profissionais iniciantes.

São câmeras adaptadas para os mais iniciantes e que oferecem diferentes sensores APS-C, e caso compare com câmeras que possuem sensores menores, o usuário descobrirá que o equipamento proporciona um alcance mais dinâmico e maior o que poderá ajudar a gerar imagens mais limpas e detalhadas.

São câmeras projetas para o pleno controle das configurações abrangendo a abertura de diafragma, velocidade do obturador e sensibilidade do ISO. Sabemos que os visores óticos podem facilitar ainda mais o disparo com o uso do foco manual.

Entenda As Siglas mais usadas no mundo da fotografia.
Canon T7i x Nikon D3200

Existem modelos que possuem telas giratórias e sensíveis ao toque do usuário, o que auxilia no processo de captura de imagens e vídeos. Essas câmeras são mais volumosas em comparação com as mirrorless, porém o investimento compensa.

Ainda sobre as Câmeras DSLR, o fotógrafo ainda pode pesquisar por equipamentos intermediários e avançados. No caso dos mais avançados, será possível utilizar sensores Full Frame com a capacidade de captar mais luminosidade na imagem.

Conclusão

Portanto, inicialmente, para a aquisição da Primeira Câmera, o estudante ou profissional de fotografia podem sentir algumas dúvidas ou objeções em relação ao preço e condições técnicas do equipamento.

Para profissionais iniciantes, não é aconselhado investir em equipamentos muito caros, mas procurar por equipamentos que possuem valor acessível dentro da qualidade de cada tipo de câmera.

3 dicas para comprar a primeira câmera profissional

Com o passar do tempo, o fotógrafo terá mais experiência e conhecimento para comprar novas câmeras e novas lentes, fortalecendo o seu acervo de equipamentos para diferentes situações e projetos.

O importante é desenvolver boas imagens, desenvoltura profissional e fortalecer os conhecimentos teóricos e práticos do mundo da fotografia.

Em nosso site você encontra câmeras, lentes e tudo que precisa para iniciar sua jornada no mundo fotográfico, visite:

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]