Como Divulgar Fotos de Viagem no Instagram?

0 247
Tempo de leitura: 4 minutos

Como divulgar da melhor forma as fotos de viagem no Instagram? Sabemos que essa rede social se tornou em uma das melhores tendências para distribuição e divulgação de imagens relacionadas às viagens e ao turismo em geral.

Essa rede social está entre as quatro maiores do mundo e entre as marcas digitais que mais crescem na internet. Possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, começou sendo utilizada para veiculação e compartilhamento de fotografias de alto nível técnico, porém com a adesão das celebridades e de produtos diversos, o Instagram se tornou em uma rede social popular.

Atualmente, pessoas e empresas podem postar e compartilhar diferentes tipos de imagens e vídeos como forma de compartilhar estilo de vida, o cotidiano comum e, principalmente, registro de imagens de viagens ou de destinos inesquecíveis para quem gosta de viajar.

Para fotógrafos e pessoas que não atuam no mercado da fotografia, é importante sempre investir na qualidade das fotografias, na escolha dos cenários e na temática de cada tipo de imagem.

Mesmo que o conteúdo não tenho objetivo comercial (seja para vender produtos ou serviços) é importante que a imagem tenha qualidade e enquadramento correto.

Inicialmente, devemos enfatizar que a publicação de fotos de viagens também ajuda bastante os profissionais de fotografia que atuam nesse segmento para divulgarem seus portfólios para potenciais clientes através da rede social.

Fotos de viagem no Instagram

As redes sociais se tornaram em importantes ferramentas para o registro, publicação e compartilhamento de fotografias de viagens. Antigamente, as pessoas guardavam seus registros em álbuns plastificados e mostravam pessoalmente suas fotos.

Porém, com da internet e com a popularização das redes sociais, tornou-se mais comum o uso de câmeras digitais e de celulares para registrar momentos inesquecíveis de viagem e postar em redes sociais como Facebook, Instagram e Pinterest.

Como Divulgar Fotos de Viagem no Instagram?

Oportunidade para profissionais

Mas, quando falamos em profissionais de fotografia que são especializados em fotos de diferentes tipos de viagem, a rede social pode servir bastante para apresentar o seu portfólio atualizado, o seu histórico de imagens e, principalmente, atrair novos clientes.


Segmentos para Profissionais de Fotografia

E quando falamos em oportunidade de trabalho através de fotos de viagem no Instagram, o setor de imagens de viagem possui segmentos ou nichos específicos.

Muitas vezes, existem empresas e clientes que procuram fotógrafos especializados em turismo ecológico, viagem de lua de mel, férias escolares, viagem coletiva de funcionários de corporações, viagem de amigos ou família e entre outras possibilidades.

O grande objetivo de cada segmento é oferecer para o potencial cliente a possibilidade de produzir imagens de alta qualidade e que sejam memoráveis na rede social de cada um.

Como divulgar?

Seja para o usuário comum ou para o profissional que quer atrair público para as fotos, é importante seguir algumas práticas orgânicas para posicionar as fotografias de viagem no Instagram da melhor forma.

O primeiro fator é inserir a localização geográfica de cada foto na legenda da fotografia postada na rede social. A localização geográfica também pode ser citada através de hashtags para direcionar a imagem conforme o interesse da região.

Por exemplo, caso o passeio tenha sido realizado em Londres, o usuário do perfil pode utilizar os termos # Londres, # ViagememLondres, # LondresTravel e entre outros.

Além da localização e da hashtag é indicado ser informativo, ou seja , descrever as qualidades do lugar e do principal detalhe que aparece em cada foto.

Digamos que o fotógrafo ou usuário do Instagram ainda está em Londres e ao postar uma foto no ônibus de dois andares aproveite para descrever a sensação de passear dentro de um dos principais cartões-postais do mundo.

O perfil ainda pode, nos comentário, adicionar informações sobre onde almoçar, qual teatro visitar e quais curiosidades são encontradas na região.

O grande foco é atrair a atenção dos clientes e oferecer informações que sirvam para orientar pessoas que admiram o lugar, que já viajaram para a localidade ou pretendem um dia viajar para lá.

Como Divulgar Fotos de Viagem no Instagram?

Mais dicas

A seguir apresentamos mais dicas de como divulgar fotos de viagem no Instagram, lembrando que a audiência poderá memorizar a postagem, republicar, postar e marcar como favorito dependendo da qualidade da imagem, da informação descrita e de outros fatores.

Como falamos anteriormente, as hashtags são fundamentais e se referem a uma prática gratuita que não depende somente de anúncios pagos para distribuição do conteúdo.

A maioria dos usuários utiliza a hashtag como forma de gerar engajamento e mais proximidade com outros perfis que possuem afinidade com o mesmo assunto ou estilo de postagem.

Veja a seguir as principais dicas para melhorar as práticas de divulgação de fotos de viagem no Instagram.

1) Estude a concorrência

Ao criar ou atualizar o seu perfil no Instagram, é importante analisar a concorrência ou os perfis que já publicam o mesmo tipo de imagem. Caso você seja um fotógrafo profissional, estude o perfil de outros fotógrafos, verifique como eles fazem as postagem e quais formatos são explorados.

2) Invista em um perfil forte

É importante que o perfil seja chamativo, ou seja, tenha imagens de qualidade sobre paisagens e experiências de viagens. No caso do profissional, ele pode mostrar parte de seu of set com imagens de suas máquinas mais usadas, mesa de trabalho ou edição.

É fundamental que o perfil seja consistente, expressivo e possa gerar presença online com força. Principalmente, na área da bio (biografia) redija um texto curto, mas que resuma bem o perfil de usuário ou profissional que deseja divulgar.

3) Planejamento das publicações

Seja durante ou depois das viagens, faça um planejamento de publicação. É importante que exista um roteiro de viagem e um roteiro de geração de imagens, lembrando que ambos os roteiros podem ser o mesmo.

Evite fazer postagem não planejadas para evitar o amadorismo ou para não correr o risco de publicar uma imagem de baixa qualidade.

Como Divulgar Fotos de Viagem no Instagram?

Conclusão

Portanto, divulgar conteúdos nas redes sociais não é tarefa fácil, mas a missão de publicar fotos de viagem no Instagram é um caminho que exige dedicação de pessoas em geral, principalmente de profissionais de fotografia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade