Como divulgar minhas fotos na internet ?

Como divulgar minhas fotos na internet ?

Atualmente, é fundamental saber divulgar fotos na internet, considerando que cada vez mais profissionais de fotografias e designers de imagens acessam as plataformas digitais para apresentar portfólios e produtos para a venda.

O ato de divulgar as suas imagens é essencial para atrair potenciais clientes para a oferta de serviços de fotografias e a venda de imagens. Nos dias atuais, é possível divulgar as fotografias de forma gratuita através de redes sociais, blog independente e utilização de plataformas de divulgação e revenda de fotos.

Por outro lado, investir em plataformas pagas pode atrair um outro perfil de cliente mais exigente que pretende contratar profissionais de ponta ou comprar imagens de profissionais mais requisitados.

Neste artigo daremos importantes dicas para você veicular e divulgar suas imagens da melhor forma possível.

Como divulgar fotos na internet?

Como divulgar minhas fotos na internet ?

O grande e primoroso passo é ser o mais criativo possível, organizar o processo de trabalho e identificar as melhores plataformas digitais para veiculação de conteúdo e de imagens.

Quando falamos em plataformas, nos referimos a sites, blogs, banco de imagens, portais de portfólios e redes sociais dedicadas às imagens e fotografias como Instagram e Pinterest.

Porém, caso você tenha habilidades com vídeos também poderá abrir o seu próprio canal no YouTube para dar dicas de fotografias, câmeras e outros assuntos para divulgar seus links de portfólio e venda de conteúdo.

Planejamento

Atualmente, qualquer pessoa pode usar a câmera do smartphone para registrar imagens e se considerar fotógrafo, mas apesar da criatividade e do uso de aplicativos de imagens, uma hora o mercado irá exigir muito mais do que uma atividade realizada por um amador ou leigo.

Para estudantes de fotografia e profissionais em processo de reciclagem, é importante realizar um bom planejamento através dos seguintes passos:

1 – Quais imagens ou fotografias posso selecionar?

2 – Qual o nicho de público a ser explorado?

3 – Como conquistar o público?

4 – Como criar fluxo de renda?

Esses são os quatro primeiros passos de uma planejamento que ajudará o fotógrafo a se guiar e a começar a criar uma divulgação mais profissional.

Como divulgar minhas fotos na internet ?

Banco de imagens

O uso de banco de imagens para vender fotografias online também é uma boa iniciativa, tanto para profissionais iniciantes quanto para profissionais mais experientes.

Além de vender imagens, o banco de imagens também divulgam as fotografias e o nome do fotógrafo, veja a dica de banco de imagens a seguir.

1) Burst Shopify

Como divulgar minhas fotos na internet ?
Shopify Burst

O Shopify possui um banco de imagens gratuitos e sem direitos autorais que podem ajudar qualquer pessoa que precisa de uma imagem.

O fotógrafo pode liberar algumas imagens para serem veiculadas dentro desse tipo de banco de imagens para se tornar mais conhecido e gerar uma referência para seu trabalho.

Porém, para participar do Burst é necessário receber um convite para se inscrever e ser aceito na comunidade.

2) Getty Images

Como divulgar minhas fotos na internet ?
Getty Images

Outro banco de imagem bastante atrativo para fotógrafos mostrarem o seu trabalho é o Getty Images. Esse banco de imagens atrai o interesse de editoras que buscam imagens exclusivas ou difíceis de serem encontradas visando até meso licenciar.

Para se tornar membro, é exigido ter mais de 18 anos, fazer o download do aplicativo Contributor by Getty Images para Android ou iOS e enviar de três a seis amostras do portfólio.

3) Shutterstock

Como divulgar minhas fotos na internet ?
Shutterstock

Estamos falando de um dos bancos de imagens mais conhecidos, nele as fotos não são exclusivas e permite que cada imagem seja revendida mais de uma vez.

O site não oferece uma alta margem de ganho financeiro, mas é uma boa opção para quem está começando.​

4) iStock

Como divulgar minhas fotos na internet ?
iStock

Esse banco de imagens faz parte da mesma empresa que gerencia a Getty Image que junta com a iStock possui mais de 1,5 milhões de clientes em mais de 200 países.

Redes sociais

Sabemos que as redes sociais vieram para confirmar, e nos últimos anos as imagens se tornaram cada vez mais utilizadas nessas plataformas.

Atualmente, para divulgação de fotografias as redes sociais como Instagram, Pinterest e até mesmo o Facebook são bastante atrativas.

Divulgação direta

Além das redes sociais, o fotógrafo pode fazer a sua própria divulgação através de seu blog ou site profissional.

Porém, é importante saber direcionar o conteúdo de seu site sabendo como divulgar fotos na internet para o público certo.

Dessa forma, é indicado definir o nicho de público certo, considerando o tema das fotografias para o qual mais trabalha como viagens, moda, paisagens, natureza, cidades, nudismo, arte em geral, alimentos, e entre outros temas.

Geralmente, as pessoas começam a seguir o site, blog e redes sociais de um profissional a partir do assunto que ele explora e desenvolve em seu trabalho.

​Marketing Digital

Como divulgar minhas fotos na internet ?

Da mesma forma que um blogueiro trabalha suas postagens para atrair leitores e o YouTubers investe em conteúdos relevantes no formato de vídeos para alavancar a sua audiência, o fotógrafo deve fazer o mesmo em suas plataformas próprias de divulgação.

O profissional de fotografia precisa investir na captação de público, explorando os temas, as palavras-chaves na descrição ou legenda das imagens e direcionando as suas mensagens conforme a temática de cada tipo de imagem.

Independente se o fotógrafo vende imagens ou serviços de fotógrafos é importante investir em conteúdo para manter o seu site, blog e redes sociais sempre atualizados.

No site ou blog profissional, o fotógrafo ainda pode indicar os links de suas redes sociais, dando prioridade para o Instagram.

Explore o e-Commerce

Como divulgar minhas fotos na internet ?

Atualmente, os fotógrafos estão abrindo as suas próprias lojas online para vender as suas fotografias diretamente para seus clientes. E em casos mais avançados também oferecem as imagens em camisetas, bonés, canecas, capas de cadernos e entre outros tipos de produtos.

Neste caso, o fotógrafo divulga suas fotos, vende a imagem e também vende produtos que estampam a imagem de cada fotografia.

Conclusão

Para divulgar fotos na internet existem diferentes caminhos e, nos dias atuais, até o envio de e-mail marketing pode ajudar a potencializar a geração de leads (público de interesse) em relação ao tipo de conteúdo que se pretende atingir.

Portanto, vale a pena explorar os melhores caminhos para mostrar o seu trabalho e se transformar em um profissional vencedor.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]