Como divulgar produtos no Instagram usando fotos poderosas?

0 141
Tempo de leitura: 4 minutos

Divulgar produtos no Instagram usando fotos poderosas virou uma das principais tendências do mercado online. Atualmente, as redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia, o que gera a necessidade de oferecer produtos e serviços nessas plataformas através de fotos que apresentam produtos e serviços de forma profissional e direcionada.

Para divulgar produtos nas redes sociais como o Instagram é sempre necessário a produção, captação e geração de fotografias profissionais para destacar o post e a oferta para milhões de clientes potenciais.

Quando falamos no Instagram estamos nos referindo a uma das maiores redes sociais do mundo, e a rede social que mais cresce no mercado digital.

Neste artigo apresentamos importantes dicas para produzir e veicular fotos de forma vencedora nesta rede social.

Como divulgar produtos no Instagram usando fotos poderosas?

Divulgar produtos no Instagram usando fotos poderosas

Mas, o que seria uma foto poderosa? Sabe quando você está navegando dentro do aplicativo do Insta e ao fazer algumas pesquisas você logo se sente atraído por uma foto de um prato bem feito, ou por uma foto de uma paisagem lindíssima que apresenta todos os detalhes do lugar…

Estamos nos referindo a fotografias de alta qualidade que geram interesse e engajamento do público e do cliente potencial.

Seja para uso pessoal, corporativo ou comercial é importante produzir esse tipo de fotografia como forma de alavancar o engajamento para o perfil da empresa e para os seus produtos.

A seguir apresentamos importantes dicas para ajudar no planejamento mais correto.

1) Contrate o Fotógrafo

Em casos de lançamentos de produtos, eventos e campanhas online é mais indicado contratar um fotógrafo profissional que ajudará a criar e gerar imagens de forma mais segura, mais profissional e mais eficiente.

Ao investir na contratação do trabalho de um profissional da área, a empresa estará garantindo a criação de um ótimo conteúdo para ser veiculado.

Como divulgar produtos no Instagram usando fotos poderosas?

2) Invista na edição

Seja utilizando o celular ou uma câmera profissional para captar as imagens é importante aprender a editar as imagens da melhor forma possível. Sabemos que a edição é uma das partes mais essenciais para a produção fotográfica.

Ao realizar as edições é possível aplicar efeitos de cores, cortes e dimensionamento para chamar a atenção do público certo.

3) Faça postagens frequentes

Não adianta nada ter gerado milhares de fotografias de produtos e eventos e somente postar uma vez por mês. Aproveite a qualidade e a quantidade das imagens para postar pelo menos três vezes por semana.

É importante postar as imagens dos produtos com certa frequência, mas sempre evitando o excesso dentro de um curto período de tempo para evitar a saturação da audiência.

​4) Produza fotos originais

Ao pesquisar como divulgar produtos no Instagram usando fotos poderosas é importantíssimo utilizar fotos originais, que sejam únicas e criativas. Procure testar novos tipos de enquadramentos, ângulos e iluminação como forma de criar fotos diferenciadas.

5) Atenção com a iluminação

Se o produto será fotografado em ambiente externo, interno ou até mesmo em um estúdio fotográfico é fundamental ter cuidado com a luz. A iluminação pode ser natural ou artificial, sendo ela essencial para a foto existir.

O empreendedor e o fotógrafo precisam ter bastante atenção ao escolher o local para realização da foto, procurando saber se a iluminação presente ajudará a gerar clareza na imagem final.

Como divulgar produtos no Instagram usando fotos poderosas?

6) Invista na compra de equipamentos

Mesmo que as fotos do celular esteja legais para serem publicadas, pense seriamente em investir na compra de equipamentos fotográficos, como uma câmera profissional ou semi profissional para captar imagens com maior qualidade e um bom kit de iluminação.

Ao utilizar uma câmera fotográfica as chances do produto ser fotografado da melhor maneira ajudará a gerar uma imagem com mais detalhes e com mais qualidade.

7) Faça fotos sem flash

O flash fotográfico é um importante recurso, mas que precisa ser usado com certo cuidado. Para os fotógrafos menos experientes é indicado não utilizá-lo, pois quando usado em excesso ele pode alterar a luminosidade e a formatação dos contornos do objeto do produto.

​8) Cenários neutros

O importante é apresentar a imagem do produto, neste caso procure usar cenários neutros ou fundo neutro para a fotografia. Imagine fotografar um sapato tendo um parque de diversões super colorido no fundo, não vai dar certo.

O fundo ou o cenário não pode ofuscar o produto e muito menos causar poluição visual para a imagem. Na fotografia o produto é o protagonista, é o objeto a ser apresentado e divulgado.

Tenha em mente que a fotografia será veiculada no Instagram com a possibilidade de ser vista por dezenas, centenas e milhares de pessoas.

Como divulgar produtos no Instagram usando fotos poderosas?

​O que postar no Instagram?

Além de postar a imagens de produtos de forma direta, o empreendedor pode fazer postagens de imagens no formato de anúncios, mensagens especiais ou tutorial por meio de imagens.

Muitas marcas também utilizam o carrossel de imagens na postagem do Instagram como forma de apresentar o produto com dicas de uso ou de estilo de vida.

De toda forma, o conteúdo do perfil precisa ser direcionado para determinado nicho de público e gerar informação para os seguidores.

​Criação de conteúdos interativos nos stories e no feed

Outra dica importante é criar conteúdos que sejam interativos no storie e no feed do Insta. Essas ferramentas entregam o conteúdo para mais seguidores e podem ajudar a gerar melhores resultados.

A utilização de stories e de feed ajuda também a elevar a conexão com o público-alvo, tornando o perfil cada vez mas relevante.

Como divulgar produtos no Instagram usando fotos poderosas?

Fotos instrutivas

Uma boa ideia é realizar fotografias que ensinam a como utilizar o produto, ou até mesmo ilustrando um guia de “tira dúvidas” para a utilização do produto.

É fundamental usar a fotografia para ilustrar a usabilidade dos produtos, despertando maiores interesses por parte do público e vontade de compra por parte do cliente potencial.

Conclusão

Neste artigo apresentamos conceitos e iniciativas que ajudam na criação e geração de fotos poderosas de produtos para serem veiculadas no Instagram do empreendedor ou do perfil de sua empresa. É fundamental investir em equipamentos e em conceitos que visam profissionalizar o uso das imagens e o posicionamento dos produtos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade