Como tirar fotos profissionais: um guia para iniciantes
Crédito de imagem: Imagem de AD_Images por Pixabay.

Como editar fotos como um profissional: guia para iniciantes

Hoje em dia, no mundo da fotografia digital, tirar foto equivale apenas à metade do processo de criação fotográfico. A outra metade consiste em aprimorar a imagem em programas para editar fotos. Quase todas as fotos profissionais que você vê online passaram pela fase de edição. Algumas até mesmo têm sua essência completamente alterada para expressar a subjetividade que existe nesse mundo visual. Outras imagens são editadas com ênfase na correção de cor, brilho, exposição etc. Essa ferramenta possibilita tornar as fotografias mais atraentes aos olhos de observadores.

Desenvolva um estilo pessoal

Para aprender a definir melhor o seu estilo você pode pesquisar diversas referências e analisar com quais delas você se identifica. A partir daí, analise as imagens e procure elementos que você goste e que fazem parte da composição de cada uma delas. Analise o antes e depois, se você tiver acesso, e compare o antes e o depois dessas imagens. Observe se o tipo de edição lhe agrada, o que você mudaria ou o que faria da mesma forma. Dessa forma você irá desenvolver o seu olhar fotográfico e dará passos largos em direção ao objetivo de conseguir obter resultados profissionais em suas imagens. O importante é destacar que não existe uma maneira correta e única de editar fotos, cada profissional faz do seu jeito.

Alguns fotógrafos costumam brincar com a saturação das cores ou com a vibração, enquanto outros preferem as fotos em preto e branco. Enfim, são diversas possiblidades que surgem a cada dia. Mas se você não faz ideia de onde começar, faça alguns desses questionamentos a você mesmo na hora de editar:O que eu mudaria nessa foto?! O que eu realmente quero?! Eu gostaria que fosse mais clara ou mais escura?! A foto está inclinada demais?! A saturação e o brilho estão bons?! Após descobrir e compreender o que você realmente quer, precisa ou gosta, você poderá ir para o próximo passo: a edição de fotografias (rumo a um resultado profissional).

Escolha um programa de edição de fotos

Hoje em dia há muitas opções na hora de escolher o programa de edição de fotos; tanto os avançados (que permitem que você altere completamente a imagem) como os mais simples (que permitem ajustes básicos da foto). Em relação aos programas mais comuns entre os fotógrafos, temos o Adobe Lightroom, Adobe Photoshop e o Capture One Pro. Todos eles possuem a opção de você experimentar de forma gratuita, antes de comprar definitivamente algum desses programas.

Como editar fotos como um profissional: guia para iniciantes
Crédito de imagem: Imagem de Ria Sopala por Pixabay.

Use filtros e predefinições

Diversos programas de edição de imagem ou mídia social contêm filtros à disposição para serem utilizados a qualquer momento. Os filtros são semelhantes a receitas de edição de fotos, pois possuem padrões de edição já prontos para você aplicar em suas imagens e obter uma certa aparência na sua fotografia. Basta procurar e experimentar os diversos filtros integrados para depois escolher qual deles combina melhor com a foto que você quer tirar. O simples fato de utilizar um filtro pode tornar suas fotografias muito mais profissionais ainda que você não tenha tanto conhecimento técnico para editar fotos.

Recorte a cena

Você pode cortar uma imagem (remover as bordas indesejadas) de forma que se encaixe em sua proposta. É possível modificar a ideia inicial da foto apenas utilizando essa técnica para obter o resultado desejado. A partir desse recorte pode tornar a foto menor e até mesmo permitir que o assunto principal da cena ocupe uma parte maior no enquadramento. Essa prática é bem utilizada entre os fotógrafos profissionais, pois os amadores costumam deixar muito espeço ao redor do objeto principal.

Temperatura de cor

Através do contraste ou da saturação você pode corrigir a cor da imagem no programa de edição. Alguns fotógrafos gostam de muitas cores mais fortes, enquanto outros preferem um esquema de cores mais discreto. Independentemente do seu estilo, ajustar as cores fará com que suas fotos pareçam mais profissionais. Muitos fotógrafos profissionais costumam levar em conta o equilíbrio de branco em suas fotografias – o que determina se a luz está “quente” ou “fria”. A luz quente tem uma aparência mais amarela ou ensolarada, enquanto a luz fria resulta em tons mais azulados.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]