Como escolher a melhor Câmera?

0 261
Tempo de leitura: 6 minutos

Quando a pergunta é: como escolher a melhor câmera? Há pouco tempo, as câmeras profissionais ou DSLR eram consideradas de altíssimo padrão financeiro e, praticamente, inacessíveis para a maioria das pessoas, incluindo para determinada faixa de profissionais.

Mesmo podendo comprar uma câmera compacta com valor mais acessível, até o início dos anos 2000 eram equipamentos que deixavam a desejar no contexto de qualidade das imagens capturadas.

Porém, esse ambiente tecnológico mudou bastante sendo possível utilizar câmeras semi e profissionais encontradas com preços mais acessíveis, as Câmeras Mirrorless chegaram ao mercado e ainda podemos contar com câmeras compactas que superar a qualidade de pixels da câmera digital de um celular.

Modelos de câmeras mais comuns

Como escolher a melhor câmera?

Nos tempos atuais, os equipamentos DSLR ou as novas Mirrorless são considerados como a melhor opção, sendo equipamentos mais caros, que atendem melhor as perspectivas do trabalho profissional e que de fato oferecer diversos recursos.

Porém, da mesma forma que motorista iniciante poderá sentir o peso de dirigir um BMW logo de cara, para iniciantes ou para pessoas que apenas precisam de uma câmera para fazer fotos amadoras ou pequenos trabalhos a dica talvez seja não focar somente nos equipamentos de ponta.

Portanto, além das qualidades do equipamento e do preço, é importante avaliar a real necessidade do usuário da câmera.

Veja mais: Câmeras Mirrorless ou DSLR: Como escolher o sistema de câmera certo.

Tipos de câmera

Antes de escolher a melhor câmera, inicialmente, é importante avaliar o tipo de modelo de câmera que se pode encontrar no mercado atual. Geralmente as mais procuradas são as Câmeras DLSR, em seguida as Mirrorless e depois as Compactas.

Câmera DSLR vs Mirrorless vs Compacta

As Câmeras DSLR são as profissionais, permitem a troca de lentes, são facilmente adaptadas a qualquer tipo acessório fotográfico, conseguem perceber diferentes tipos de luz e oferecem diversas funcionalidades para cada tipo de imagem. Além disso, se adaptam perfeitamente em situações específicas, como fotografia de esportes e de vida selvagem, onde o alto desempenho ISO e velocidade / precisão de foco automático são críticos.

A Câmera Mirrorless é uma câmera fotográfica que não possuí espelho. Em sua grande extensão são câmeras com lentes/objetivas intercambiáveis, assim como as câmeras DSLR. No entanto, as câmeras “sem espelho” são construídas para serem compactas e elas não competem com as DSLRs em termos de tamanho do sensor. O corpo da câmera pode ser menor devido à falta de um espelho e penta prisma, mas as lentes ainda terão que ser grandes para acomodar um sensor profissional, tornando o sistema um pouco mais complexo de equilibrar e manipular.

As Câmeras Compactas são menores, apresentam preços mais acessíveis e são as mais usadas no mercado. Apresentam configurações básicas para cliques, ângulos e são usadas geralmente em modo automático. Apesar de não oferecerem muitas opções de configuração de imagem, as compactas apresentam resultados melhores quando comparado com fotos feitas por alguns smartphones.

Assunto relacionado: Vale a pena comprar Câmera Digital Compacta?

Valor a ser investido

Como escolher a melhor câmera?

Antes mesmo de procurar por diferentes câmeras, é importante determinar um orçamento inicial para realizar a compra. Ao começar a pesquisa é importante avaliar o valor que de fato tem disponível na carteira ou no cartão de crédito para gastar com uma câmera nova.

Você pode se prejudicar ao escolher um equipamento de alto valor se o orçamento planejado não cobre a compra. Tendo os pés no chão é importante equilibrar orçamento, planejamento e o equipamento desejado.

Caso não tenha orçamento suficiente ou pressa para adquirir uma câmera a curto prazo, o ideal é juntar mais recursos, pesquisar melhor e até mesmo realizar cursos de fotografia.

Avalie a experiência

Anteriormente falamos da possibilidade de planejamento, pesquisa de preço e até mesmo de fazer um curso. Nesse ponto é importante avaliar a própria experiência em fotografia.

É importante verificar se há a possibilidade de saber fotografar em modo manual, se possui familiaridade com câmeras e utensílios e se possui conhecimento básico sobre a história da fotografia e técnicas essenciais.

Em alguns casos, para as pessoas que ainda estão estudando é indicando comprar uma câmera de acordo com o seu nível de conhecimento e experiência e, conforme for evoluindo poder decidir pela troca da câmera.

Saiba mais: Aprenda tudo sobre Fotografia

Os temas a serem fotografados

Tipos de Fotografia

Seja para capturar imagens amadoras ou profissionais, identificar os temas das imagens é outro fator que justifica a busca por uma câmera. Muitas pessoas podem não ter interesse profundo sobre a ciência da fotografia, mas podem sentir atratividade por temas como esporte, shows, animais (ecologia) ou eventos como fotografia de casamento e moda.

Para fotografar paisagens cotidianas é indicado adquirir uma máquina compacta, em muitos casos existem modelos que oferecem zoom poderoso, alta qualidade de imagem e ainda assim são mais econômicas.

Mas, se o objetivo é levar a fotografia mais à sério como hobby ou profissão, a dica é de fato investir em um equipamento fotográfico profissional (DSLR ou Mirrorless) que permitirá a troca e adaptação de lentes, além de obter diversos recursos para adequar ângulos, luminosidade, cores e outros fatores que serão essenciais para a imagem como um todo.

Temas esportivos

Quando falamos em imagens esportivas, nos referimos às imagens que envolvem movimento, cores e foco a ser planejado pelo fotógrafo. Além das câmeras profissionais serem bastante eficientes, usuários comuns ou iniciantes contam com a oferta de câmeras compactas fabricadas para captação de imagens de esportes.

Fotografia de Esporte

Dentre as mais acessíveis e conhecidas, o mercado tem oferecido a linha GoPro HERO, que são pequenas, leves e não custam muito caro. Porém, para quem pretende alcançar resultados de alto nível, a dica é investir em câmeras profissionais para cobertura de eventos, como as da Canon, Sony ou da FujiFilm.

Faça buscas na internet

A dica primordial, além de fazer cursos, é fazer uma busca mais refinada na internet para identificar os tipos e modelos de câmeras que mais tem a ver com o seu perfil de fotógrafo e atividade. Visite sites e fóruns voltados para o ramo fotográfico, é importante saber a opinião de diferentes profissionais sobre os equipamentos em questão, unboxing e reviews no YouTube também são muito bem vindos para conhecer os pontos positivos ou negativos do modelo de câmera que está procurando.

No Blog eMania você encontra diversos artigos sobre os mais recentes Lançamentos de equipamentos para fotografia e filmagem, valiosas Dicas de Fotografia, analise e uso de Equipamentos de Foto e Vídeo, além de inúmeros Artigos de Foto e Vídeo com curiosidades e noticias relacionadas ao meio fotográfico.

Marca

Gostar de uma marca e menos de outra dependerá da pretensão de cada pessoa e do gosto de cada um. Cada marca ou linha de produtos poderá apresentar vantagens e desvantagens, e isso dependerá também da preferência sobre cada tipo de equipamento.

Para escolher a melhor câmera, veja as principais marcas do mercado.

Canon

A Canon é uma das maiores companhias de equipamentos fotográficos e eletrônicos do mundo, líder do segmento de foto e de vídeo e reconhecida pela alta qualidade de Câmeras Fotográficas, Lentes Intercambiáveis e Flashes para Câmeras. Além disso, está presente em todos os países do mundo, buscando levar alta tecnologia a preços acessíveis para todos fotógrafos, cinegrafistas e amantes da fotografia.

Sony

Sony é uma das empresas de equipamentos eletroeletrônicos mais conhecida do mundo, em 2017 assumiu o segundo lugar de vendas dos produtos do ramo fotográfico devido a alta qualidade de suas Câmeras Mirrorless, além disso, a fabricante produz quase tudo que é procurado por profissionais da área, desde Microfones até Cartões de Memoria. A Sony também foi a responsável por inventar a Filmadora Handycam digital.

FujiFilm

FujiFilm é considerada pioneira no desenvolvimento de tecnologias digitais. A primeira fábrica fundada em 1934, foi criada para produzir filmes cinematográficos, embora fosse uma aposta arriscada naquela época, quando a fotografia dava seus primeiros passos. Desde então a empresa vêm se reinventando trazendo modelos atuais de Câmeras Mirrorless, Instantâneas e Compactas. Outra característica das Câmeras FujiFilm é o seu design retro, para muitos fotógrafos é considerado o diferencial das demais fabricantes.

Avalie a bateria

Para realização de fotos externas ou por longo período em local interno é importante pensar na capacidade da bateria. Não adianta investir em um equipamento caro se ele não oferece estabilidade e durabilidade de sua bateria. Para escolher a melhor câmera tenha em mente que os modelos mais modernas possuem inúmeras funções, além disso, o hardware destes dispositivos podem usar o dobro de energia em comparação com câmera mais simples.

Armazenamento

Outro fator é a capacidade de armazenamento de um equipamento, sendo importante conferir o tipo de cartão de memória a ser utilizado. Se possível, busque por câmeras que suportam cartões de alta velocidade, dependendo do que irá fotografar, isso pode te salvar de várias formas.

Conclusão

Neste artigo apresentamos dicas de como escolher a melhor câmera equilibrando preço, valor, funcionalidades e a verdadeira necessidade do usuário, seja para realização de imagens amadoras ou profissionais.

Gostou do artigo? Se ainda tem dúvidas de como escolher a melhor câmera, escreva nos comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade