Saiba escolher sua câmera digital
Crédito: Imagem de PIRO4D por Pixabay.

Saiba escolher sua Câmera Digital

Provavelmente você se perguntou qual câmera você deveria escolher para começar a se aventurar no universo da fotografia. Se você quer se aprofundar nas técnicas fotográficas e explorar as configurações manuais de sua câmera, está na hora de fazer um upgrade para uma câmera profissional para iniciante – do tipo Câmeras Mirrorless ou DSLR. O investimento pode ser mais caro, mas esses modelos de câmera permitem que você troque de lentes de acordo com seus gostos ou necessidades; são máquinas fotográficas mais eficazes em variadas situações. Já as câmeras compactas, que possuem um custo mais baixo, não proporcionam ao fotógrafo as mesmas possibilidades.

Mas não se esqueça de fazer esta análise: o equipamento fotográfico não é melhor que o fotógrafo que o utiliza. Muita gente se preocupa em adquirir a melhor câmera, mas se esquece que não adianta ter uma boa ferramenta se você não souber utilizá-la; você precisa entender para que serve, o que ela pode lhe proporcionar, como manuseá-la e de que forma você chegará ao seu objetivo a partir do uso dela. Não são boas câmeras que produzem boas fotos; são as pessoas por trás das lentes que geram bons resultados. Mas é fato que obter um equipamento fotográfico de qualidade profissional lhe ajudará a manter uma padrão de alta qualidade em suas fotografias se você souber utilizá-lo.

Saiba escolher sua câmera digital
Crédito: Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay.

Uma boa dica na hora de escolher qual câmera digital comprar é pesquisar resenhas e reclamações na internet. Não é uma regra, mas quando o produto não é de boa qualidade, é possível que haja muitas reclamações e resenhas que classifiquem aquele produto como inferior ou não correspondente com o que prometeu. A internet é uma meio no qual você poderá encontrar ótimas dicas, referências e bons preços na hora de adquirir o seu equipamento; então, procure em sites de compras as avaliações de usuários e em blogs de fotografia ou redes sociais as diferentes opiniões sobre aquele produto. É importante você se inteirar acerca dos pontos positivos e negativos do seu equipamento, mas é preciso tirar suas conclusões de acordo com suas experiências.

Antes de tudo, você precisa seguir alguns passos básicos, como: primeiramente defina o seu orçamento, depois reflita sobre o que você precisa e quer alcançar; por último, pesquise bastante quais câmeras correspondem às suas necessidades. Por exemplo, se você quer adquirir uma câmera profissional sem gastar muito, você pode optar por uma DSLR de entrada – uma excelente câmera profissional para iniciantes. Geralmente, as DSLRs possuem grandes sensores APS-C e são adaptadas para iniciantes; comparadas às câmeras com sensores menores, as DSLRs proporcionam um alcance dinâmico maior e são capazes de produzir imagens mais limpas, destacando os detalhes e assuntos.

Saiba escolher sua câmera digital
Crédito: Imagem de Jan Vašek por Pixabay.

Esse tipo de câmera fotográfica permite que você controle manualmente as configurações de abertura do diafragma, a sensibilidade ISO e a velocidade do obturador – os visores óticos também facilitam o disparo ao utilizar o foco manual. Alguns modelos de máquinas fotográficas possuem telas giratórias e sensíveis ao toque, auxiliando em uma captura de vídeo mais confortável e precisa, caso você queira utilizar esse recurso. São câmeras maiores e mais pesadas que as mirrorless, mas por meio delas você obterá uma qualidade de imagem de alto nível por um preço mais acessível. Algumas sugestões para você escolher sua câmera: Nikon D3500, Canon Rebel Sl3, Canon T8i, Nikon D5600, entre outras.

Há também as opções das Câmeras DSLR intermediárias, que podem ser mais volumosas e mais pesadas as DSLRs de entrada e as Câmeras Mirrorless; as intermediárias possuem alguns benefícios que as tornam eficazes para os profissionais de fotografia. O sistema de autofoco (AF) dessas câmeras, por exemplo, é extremamente sofisticado e pode acompanhar assuntos em movimento facilmente – essa função proporciona mais fotos focadas em um determinado ponto que você deseja destacar o assunto. Algumas sugestões para esse tipo de fotografia são as câmeras: Nikon D7500, Canon 7D Mark II, entre outras opções.

Saiba escolher sua câmera digital
Crédito: Imagem de StockSnap por Pixabay.

Outra opção de qualidade profissional são as câmeras DSLR avançadas que possuem sensor Full Frame; este tipo de sensor possui o mesmo tamanho do filme analógico, o que proporciona mais claridade às imagens com um ISO mais alto. O sensor Full Frame é ideal para captar luz em situações ou locais onde há baixa luminosidade (até mesmo em fotos noturnas). No que diz respeito ao tamanho da imagem gerada por esse sensor, ele tem capacidade de captar mais mexapixels e permite ampliações das fotografias. Diferente das câmeras cropadas, as avançadas com sensor Full Frame registram menos ruídos, mas gera arquivos maiores, além de exigir um custo maior. Pesquise alguns desses exemplos: Nikon D610, Sony a99, Canon 5D, Nikon D810, Canon 6D, entre outras.

Há boas opções de câmeras profissionais mirrorless de entrada para iniciantes; são câmeras bem compactas, mas com uma qualidade um pouco superior às compactas tradicionais. Elas são pequenas por não possuírem um dispositivo ótico, mas a qualidade dessas câmeras é semelhante à qualidade das câmeras maiores (DSLRs). O resultado é uma série de imagens com alta nitidez para serem impressas ou, até mesmo, recortadas e ampliadas no processo de edição. São diversas as opções existentes no mercado fotográfico para você escolher a câmera que você mais se identifica, como, por exemplo: Sony A6600, Sony A6400, FujiFilm X-T30, FujiFilm X-T4, FujiFilm X-S10, FujiFilm X100V, Panasonic DMC-GH5, Panasonic DMC-G85, entre outras.

Saiba escolher sua câmera digital
Crédito: Imagem de Mabel Amber por Pixabay.

Por fim, você também pode optar por câmeras mirrorless avançadas; são modelos mais caros que possuem funções/garantias mais avançadas – há opções à prova d’água e outras são resistentes a temperaturas abaixo de zero. As mirrorless avançadas são comumente utilizadas por fotógrafos profissionais avançados que estão dispostos a pagar um preço mais alto pelo melhor desempenho da máquina fotográfica – principalmente quando se trata da manutenção e dos cuidados com o equipamento. Algumas sugestões são: Sony A7III, Sony A9II, Sony a7C, entre outros.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]