Como escolher um Câmera para trabalhar como fotógrafo?

0 35
Tempo de leitura: 4 minutos

Como escolher um Câmera para trabalhar como fotógrafo? Qual é a melhor câmera fotográfica para trabalhar ou hobby? Pode parecer uma pergunta fácil, porém a sua resposta não é nada fácil de se encontrar.

Cada estudante ou profissional de fotografia pode sentir diferentes necessidades ao adquirir uma câmera para trabalhar como fotógrafo de qualidade. Mesmo que o profissional já tenha uma boa câmera em seu estúdio, logo ele sentirá a vontade de comprar mais câmeras para realizar outros tipos de trabalhos em ambientes fechados ou em locação externa.

Para o estudante poderá ser interessante começar adquirindo equipamento de menor preço ou nível tecnológico, mas logo que estiver mais capacitado como fotógrafo também sentirá a necessidade comprar novos equipamentos.

Ou seja, inicialmente, podemos considerar que o processo de evolução e de identificação de novas necessidades para a realização de determinados tipos de trabalhos com alcance a certos níveis de qualidade justificam a busca por novas câmeras de qualidade.

Câmera fotográfica para trabalhar ou Hobby

A câmera profissional e suas Lente Intercambiável, seja Mirrorless ou DSLR , são equipamentos fundamentais para quem decidiu estudar e quem sabe se profissionalizar na fotografia.

Para o profissional é bastante assertivo decidir atuar em um segmento de mercado como fotos de crianças, viagens, casamentos, festas e eventos, fotografia para a imprensa e entre outras áreas.

Devemos ainda enfatizar que o profissional também pode atuar em diferentes áreas conforme aumenta o seu nível de conhecimento e desenvoltura técnica.

Claro que existem profissionais que trabalham durante anos com a mesma câmera, trocando somente as lentes e algumas peças de reposição, porém mesmo os profissionais que atuam com o mesmo equipamento também possuem outras câmeras em seus estúdios ou armários como forma de garantir a posse de um equipamento capaz de dar conta do recado sempre que necessário.

Como escolher um Câmera para trabalhar como fotógrafo?

Qual equipamento escolher?

O tipo do equipamento fotográfico a ser escolhido dependerá do tipo de público, tema e necessidade que o profissional perceberá para cada tipo de trabalho ou segmento de mercado.

Para quem gosta de realizar captura de ambientes naturais, pessoas comuns e paisagens urbanas, mesmo que tenha iniciado com uma semi profissional já está na hora de começar a investir na compra de uma Câmera Profissional DSLR ou uma Câmera Mirrorless.

Essas câmeras costumam ser mais caras em comparação com as câmeras compactas e superzoom, porém é um investimento que vale a pena para elevar qualidade do resultado e para conseguir trabalhos melhores como profissional.

O equipamento DSLR permite a troca de lentes, elevando a eficiência para a captura de diferentes imagens, situações e expressões. São equipamentos indicados para hobbistas , estudantes, amadores e profissionais.

Como escolher um Câmera para trabalhar como fotógrafo?

Equipamento de entrada

Se o aspirante ou o profissional já decidiu a começara investir em um novo equipamento, é importante pensar na compra de uma câmera ou equipamento de entrada, ou seja, a compra do primeiro equipamento profissional ou do primeiro equipamento para atender determinado nicho de mercado.

As câmeras DSLR de entrada também são referidas dessa forma por apresentarem os principais requisitos de um equipamento profissional básico, mas por um preço mais acessível, leveza e facilidade no processo de configuração.

São câmeras profissionais mais básicas, mas que possuem sensores APS-C que permite a captura e produção de imagens mais limpas e nítidas. São equipamentos que também apresentar sensores menores, alcance dinâmico e capacidade de capturar imagens noturnas com mais profundidade em comparação às câmeras semi profissionais ou compactas. Confira esta matéria aqui no Blog eMania sobre: Qual Sensor de Câmera é melhor: Full-Frame, APS-C ou Micro 4/3 ?

Essas câmeras permitem o controle das configurações como a velocidade do obturador, abertura do diafragma e leitura da sensibilidade do ISO. Apresentam ainda visores óticos com disparo automático ou disparo manual.

Podemos sugerir modelos como as Câmera Canon EOS Rebel SL3 e T7+ assim como as Nikon D3500

Como escolher um Câmera para trabalhar como fotógrafo?

Equipamentos intermediários

Para os fotógrafo que já está avançado no quesito de qualidade e de amadurecimento como profissional, já está na hora de adquirir os equipamentos intermediários que podem custar um pouco mais em comparação às DSLR de entrada.

Porém, as DSLRs intermediários costumam ser um pouco mais pesadas, possuem sistema de autofoco conhecido como “AF”, são equipamentos mais sofisticados e conseguem focar até mesmo em objetos e seres que se movimentam muito rápido em determinado ambiente. São equipamentos que apresentam a opção de preenchimento do quadro da fotografia com ponto AF.

Podemos sugerir equipamento como Câmera Nikon D7500 e D5600 e Canon 90D e 7D Mark II.

Como escolher um Câmera para trabalhar como fotógrafo?

Equipamentos avançados

As DSLRs mais avançadas são sinônimos de full frame. Apresentam maior taxa de qualidade em relação ao tamanho do sensor com maior nível de aproveitamento.

Ao apresentar sensor full frame elas conseguem fazer a captura similar de um filme analógico, mesmo se tratando de uma câmera digital profissional. Permite ainda a captura de mais luminosidade por ser um ISO mais alto.

São câmeras que apresentam maior sensibilidade, mesmo em ambientes com pouca luminosidade ou em períodos da noite. O sensor consegue captar mais megapixels o que ajuda na ampliação da foto.

No equipamento o sensor não está acoplado, neste caso a câmera full frame apresenta muitas vantagens a começar por oferecer maior resolução, menor taxa de ruído na imagem e mais possibilidades de receber a instalação de periféricos.

Costumam ser consideradas como equipamentos fotográficos de ponta, custam mais caro, mas se refere a um investimento que justifica a evolução profissional do fotógrafo.

Podemos sugerir modelos como as Câmera Nikon D7500 e D780, Sony Alpha a7C e a7IV , Canon EOS 5D Mark IV e 6D Mark II e ainda com um design mais retrô e tecnologia de ponta as FujiFilm X-E4, X-T4 e X-S10.

Como escolher um Câmera para trabalhar como fotógrafo?

Conclusão

Neste artigo procuramos apresentar a principal noção sobre es estágios de cada tipo de equipamento em relação ao estágio de evolução do estudante ou profissional de fotografia.

Para as pessoas que ainda possuem baixo orçamento, a dica é pesquisar pelos equipamentos profissionais de entrada. Porém, ao evoluir e amadurecer bastante a atuação no mercado de fotografia é indicado saber investir na aquisição de equipamentos mais avançados.

Geralmente, em boa parte dos casos, os profissionais costumam levar a câmera de entrada para fazer capturas livres em ambientes externos, reservando a câmera mais cara para trabalhos em ambientes internos, estúdio ou em eventos seguros.

É bastante importante conhecer a evolução dos equipamentos e a capacidade de qualidade técnica que cada tipo de câmera oferece para o profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade