Como Escolher uma Lente Fotográfica

0 138
Tempo de leitura: 7 minutos

Ao escolher Lente Fotográfica para sua Câmera, o profissional amplia as possibilidades de uso de seu equipamento e eleva a qualidade final de seu trabalho.

Geralmente, as Lentes de Câmeras são reconhecidas como um dos elementos mais importantes do equipamento e lembramos que, ao utilizar uma Câmera Profissional, sempre será necessário trocar as lentes, trocar de câmera e investir em novos itens para o trabalho.

Porém, seja para iniciantes ou profissionais mais experientes, saber escolher a lente é uma iniciativa primordial por se tratar de um investimento de médio e alto envolvimento que gera valor para a câmera e para o trabalho fotográfico.

Neste artigo daremos importantes dicas sobre formatos e opções básicas que podem ser encontradas no mercado.

Escolher Lente Fotográfica para o projeto

Inicialmente, cada tipo de projeto pode exigir um tipo específico de lente a ser inserida em seu equipamento fotográfico.

Existem fotógrafos especialistas em fotografias preto e branco, em geração de imagens na praia, em áreas serranas, em trabalhar como fotos noturnas, e entre outros tipos de projetos.

Em cada caso, o fotógrafo precisará de uma lente específica que ajude a definir o uso da câmera profissional e a alcançar o resultado esperado com alto nível de qualidade.

Como Escolher uma Lente Fotográfica

Como selecionar?

Muitos profissionais ficam em dúvida em como escolher as lentes certas conforme a necessidade do estudo e do trabalho, principalmente, quando surgem novos modelos no mercado.

A seguir apresentamos dicas valiosas para ajudar o profissional a saber como escolher lente fotográfica de modo simples e direcionado.

1) Abertura da Lente

A abertura máxima é indicada em todas as Lentes para Câmeras. Ele informa quanta luz a lente pode passar para o sensor no seu melhor. Muita luz significa que você pode continuar fotografando em condições mais escuras sem que a imagem fique borrada devido à trepidação da câmera. A abertura é fornecida como um número de abertura, como f/2.8 (ou às vezes 1:2.8). Quanto menor o número de abertura, mais luz entra na câmera. Teoricamente, a melhor abertura absoluta que você pode obter é uma objetiva igual a 1, mas na prática as lentes mais brilhantes oferecem uma abertura máxima em torno de f/1.2. A maioria dos consumidores ficará satisfeita com um número de abertura entre f/2.4 e f/3.2. Geralmente, quanto maior o número de abertura, mais barata é a lente. As Lentes Telefoto geralmente têm números de abertura maiores.

Como Escolher uma Lente Fotográfica

Em Lentes Zoom, geralmente há dois números de abertura (por exemplo, f/2.8–f/5.6). O número de abertura menor indica a quantidade de luz que você obtém com o ângulo mais amplo, enquanto o maior mostra quanta luz você obtém com o zoom máximo

2) Comprimento Focal da Lente

A primeira coisa a considerar ao escolher sua nova lente é a distância focal. A distância focal é dada em milímetros e especifica se a Lente é uma Lente Grande Angular ou uma Lente Telefoto.

Ambos tem suas vantagens e desvantagens. Com uma Lente Telefoto, você se aproximará naturalmente de assuntos distantes. As Lentes Telefoto também são preferidas para retratos, pois protegem as proporções faciais melhor do que uma grande angular. Com uma Lente Telefoto, é muito mais fácil obter um fundo desfocado, pois as Lentes Telefoto têm menos profundidade de campo do que as Lentes Grande Angular. As Lentes Telefoto geralmente têm brilho mais baixo e são mais vulneráveis ​​ao desfoque durante a filmagem se houver alguma trepidação da câmera. As Lentes Telefoto são geralmente fisicamente maiores que as Lentes Grande Angular.

Como Escolher uma Lente Fotográfica

As Lentes Grande Angular, por outro lado, são boas para a fotografia da natureza quando você deseja capturar mais da paisagem. Eles geralmente são bons tanto em brilho quanto em profundidade de campo, e geralmente são fisicamente menores e mais leves que as Lentes Telefoto. No lado negativo, a grande angular não é ideal para fotografar pessoas, pelo menos não em um contexto de retrato puro. Uma grande angular dá a impressão de maior distância entre o que está próximo e o que está distante, e assim pode rapidamente parecer que o modelo tem um nariz maior e olhos encovados. Também é mais provável que você obtenha a chamada distorção com uma Lente Grande Angular – as linhas retas começam a se curvar nas bordas da imagem.

O cruzamento entre uma Lente Grande Angular e uma Teleobjetiva é chamado de Lente Normal . Esta é uma lente que torna o ambiente como vemos com nossos próprios olhos (em relação à distância e ampliação). No formato 135, uma lente normal é de 50mm. Tudo com uma distância focal menor é chamado de grande angular, enquanto distâncias focais maiores são chamadas de telefoto.

Em Câmeras Compactas comuns com zoom de 3x, a distância focal geralmente se estende de 35 mm a 105 mm (de acordo com o formato 135). É importante lembrar que a distância focal está ligada ao tamanho do sensor de imagem da câmera, permitindo que a distância focal de uma lente mude dependendo de qual Câmera ela é usada. Para evitar muita confusão, é comum explicar a distância focal equivalente à chamada Câmera DSLR Full-Frame.

3) Lente Fixa ou Lente Zoom ?

Para a maioria, a escolha mais adequada seria uma Lente Zoom. Você obtém várias distâncias focais na mesma lente e, portanto, pode usar menos lentes para atender às suas necessidades. As lentes de zoom sempre têm duas distâncias focais especificadas, por exemplo, uma Lente 18-55mm, indicando o alcance do zoom da lente. Se você quiser que isso seja traduzido em uma linguagem de câmera compacta, basta dividir o maior número pelo menor, o que no caso de uma Lente 18–55mm dá um zoom de cerca de 3x.

Como Escolher uma Lente Fotográfica

Uma Lente Fixa, por outro lado, tem algumas vantagens. As lentes fixas são menores e mais leves e geralmente têm melhor brilho do que as lentes zoom. Também é mais fácil corrigir vários erros de lente em uma lente fixa do que em um zoom, então é provável que você obtenha uma qualidade de imagem melhorada em uma lente fixa (embora isso varie um pouco com base no preço e no produtor).

Alguns consideram mais artisticamente correto usar uma Lente Fixa e consideram usar um zoom como trapaça, de certa forma, mas cabe a cada fotógrafo decidir o que funciona melhor para eles.

4) Fator de Corte (Crop)

Os vários fabricantes de Câmeras usam diferentes tamanhos de sensores de imagem em suas Câmeras SLR. Isso pode causar confusão em relação a descobrir a capacidade real de uma Lente Teleobjetiva ou Grande Angular. O truque mais comum é converter a distância focal para o equivalente a Full-Frame. Para fazer a conversão, você precisa do Fator de Corte (Crop). Por exemplo, nas Câmeras Canon DSLR sem sensor Full-Frame (APS-C), o fator de corte é 1,6x. Isso significa que você deve multiplicar a distância focal por 1,6 para determinar o que teria sido no Formato 135 (Full-Frame). Um intervalo de 18–55 mm será aproximadamente igual a 29–88 mm.

  • Nikon – 1.5x
  • Cânone – 1.6x
  • Pentax – 1.5x
  • Sony – 1.5x
Como Escolher uma Lente Fotográfica

5) Estabilização de Imagem

Embora você encontre estabilização de imagem óptica em cada vez mais corpos de Câmeras DSLR, os principais fabricantes continuam apostando na Estabilização da Lente. Isso é feito movendo os elementos na lente, eliminando a trepidação da Câmera. Fabricantes como Olympus, Pentax e Sony usam estabilização de imagem no Corpo da Câmera, então você não encontrará lentes com estabilização desses fornecedores. Abaixo, você pode ver as abreviações que outros fabricantes usam para especificar que suas lentes possuem estabilização de imagem integrada:

  • Nikon – VR
  • Canon – IS
  • Pentax – Estabilização de Imagem nas Câmeras
  • Sony – Estabilização de Imagem nas Câmeras
  • Sigma – OS
  • Tamron – VC

6) Correção Refração de Cor

A Fotografia se concentra inteiramente na luz, e a dor de cabeça para os fabricantes de lentes é que a luz tem algumas habilidades estranhas. Uma delas é que as diferentes cores da luz se curvam de maneira diferente quando passam por uma lente. Isso pode levar a mudanças de cor, principalmente em direção às bordas de uma imagem. Para neutralizar isso, os fabricantes estão usando o que chamam de vidro de baixa dispersão.

  • Nikon – ED
  • Pentax – ED
  • Sigma – APO
  • Tamron – LD
Como Escolher uma Lente Fotográfica

7) Distorção da Lente

A distorção é um erro de lente diferente, onde as linhas retas em direção às bordas da imagem são dobradas para dentro ou para fora. A maioria dos fabricantes de lentes leva isso em consideração durante a construção e corrige da melhor maneira possível, mas você ainda pode encontrar especificações indicando que a lente possui correção para essa distorção.

  • Pentax – AL
  • Sigma – ASP
  • Tamron – AD

8) Perspectiva / Mudança de Foco

Algumas Lentes Fotográficas têm a capacidade de corrigir a perspectiva. Por exemplo, ao fotografar um prédio alto, você pode apontar a câmera levemente para cima e o prédio parecerá mais fino na parte superior do que na parte inferior. A mudança de perspectiva da lente pode corrigir isso. Essas lentes também têm a opção de alterar o plano de foco para que você possa melhorar ou piorar a profundidade de campo. Como consumidor comum, é improvável que você precise desse tipo de lente.

  • Nikon – PC
  • Canon – TS

9) Sensores de Imagem APS-C

Depois que as Câmeras SLR deram o passo para o mundo digital, algo precisava ser feito com as Lentes – em primeiro lugar, porque o sensor de imagem digital tinha uma área muito menor do que um negativo tradicional. Como a superfície da imagem é menor, as Lentes podem ser menores e mais leves. Mas, ao mesmo tempo, essas Lentes não podem ser usadas com Câmeras de Filme tradicionais ou Câmeras DSLRs com Sensor de imagem Full Frame.

  • Nikon – DX
  • Canon – EF-S
  • Sony – DT
  • Sigma – DC
  • Tamron – DI-II
  • Pentax – DA
Como Escolher uma Lente Fotográfica

10) Sensores de Imagem Full Frame

Os fabricantes também fabricam Lentes para Sensores de Imagem Full Frame, é claro. Elas também podem ser usados ​​em Câmeras SLRs de filmes comuns.

  • Nikon – As lentes não têm marcação DX
  • Canon – EF
  • Sigma – DG
  • Tamron – DI
  • Pentax – FA

11) Macro

Macro é um recurso que muitos reconhecerão em Câmeras Compactas. É simplesmente a capacidade de chegar muito perto do assunto e tirar fotos das pequenas coisas (insetos, flores, etc.).

  • Nikon – Micro
  • Canon – Macro
  • Sigma – Macro
  • Tamron – Macro

Lentes para o dia a dia

Ao saber como escolher lente fotográfica, grande parte dos profissionais preferem escolher lentes com taxas medianas de profundidade e distância para trabalhos do dia a dia.

As lentes com mais taxa de capacidade ou mais claras ou escuras são procuradas para trabalhos mais específicos ou para ambientes com quebra de luminosidade natural.

Como falamos anteriormente, as lentes são classificadas segundo a distância focal, porém o seu uso ajuda a determinar o ângulo de visão, quanto menor for o número em “mm” maior será o campo de visão para o ângulo de cobertura no enquadramento.

É mais comum a procura por câmeras normais que são consideradas como “normais” por reproduzir a percepção do olho humano e de não ter distorções, costumam de taxa de 35 mm a 70 mm, não são muito fechadas e nem abertas de modo demasiado.

Como Escolher uma Lente Fotográfica

As lentes teleobjetivas apresentam ângulos mais fechados e podem se aproximar de objetivos que estão bastante distantes da câmera, podem ter de 70 mm a 2.000 mm, sendo muito utilizadas para os segmentos de esporte e jornalismo. A grande angular possuem de 35 mm a 8 mm, lembrando que quanto menor o número maior é o ângulo e distorção da imagem.

Por fim, podemos ainda citar a “olho de peixe”, essa lente trata-se de uma grande-angular e possui distância focal de 8 mm a 16 mm e pode deixar a imagem final no formato circular.

Conclusão

Portanto, ao buscar escolher lente fotográfica é fundamental ter atenção aos valores números de profundidade e distância de cada lente e para qual tipo de trabalho ela será realmente necessária para o trabalho do profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade