Como Estudar Fotografia em Casa?

0 52
Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente é possível estudar fotografia em casa aproveitando a oportunidade de acessar cursos online, e-book, videoaulas e outras formas de acesso de conteúdo através de livros e revistas impressas.

Nos dias atuais, não é necessário realizar cursos caros ou, obrigatoriamente, no exterior, para obter conhecimentos de ponta, na verdade ter a oportunidade de cursar aulas presenciais e em instituições importantes ajuda na certificação, mas o conhecimento está cada vez mais acessível nos meios digitais.

Neste artigo daremos algumas dicas fundamentais de como desenvolver o próprio estudo e de trilhar o caminho da autoeducação.

Estudar fotografia

Para estudar por conta própria ou com a ajuda de um tutor digital é importante ter disciplina e dedicação. Para o estudante se tornar em um grande profissional ele precisará passar por um caminho desafiante que exigirá conhecimento, pesquisa e muita dedicação.

O estudante ou aspirante na área deverá estudar muito, identificar métodos, colecionar livros e e-books sobre a área e, principalmente, ter muita disciplina.

Como Estudar Fotografia em Casa?

Em tempos de grana curta, mais notadamente, quando a pessoa está mais focada em juntar dinheiro para comprar a primeira câmera profissional, o fato de estudar em casa é uma das formas de adquirir os primeiros conhecimentos teóricos e técnicos.

Dicas de Estudo de Fotografia

A seguir apresentamos ótimas dicas de como realizar o melhor método de estudo a ser realizado em casa.

1) Utilize a câmera no modo manual

Todo equipamento fotográfico possui um modo automático para operar a câmera sem qualquer problema, porém para quem quer se tornar em um grande fotógrafo profissional, a boa dica é começar a manipular o equipamento no modo manual.

Através do modo manual será possível controlar os principais pilares da fotografia na busca de saber selecionar os melhores enquadramentos e iniciar uma prática positiva.

Como Estudar Fotografia em Casa?
Modo Manual da Câmera

2) Analise sempre

É fundamental selecionar as melhores vídeo aulas existentes gratuitamente no YouTube, saber selecionar os melhores tutoriais ou e-books gratuitos em PDF na internet e, principalmente, pesquisar livros impressos que ensinam fotografia e que estejam com bom preço.

Outra dica é analisar o trabalho de outros profissionais que já estão em destaque nas redes sociais, buscando analisar o trabalho de cada e comparar a sua própria foto com a fotografia produzida por eles.

Busque analisar e comparar fatores como composição, luz e enquadramento, pois para os profissionais mais avançados esses tópicos já são bastante naturais;

3) YouTube é uma boa fonte

Para estudar fotografia em casa é possível obter as bases do conhecimento através de canais de YouTube dedicados para o universo da fotografia.

O YouTube oferece bastante conteúdo de qualidade e disponível gratuitamente, basta apenas pesquisar, assinar o canal e ativar o sininho de cada canal.

4) Estude o manual de instruções da câmera

Depois que você ganhou ou comprou a sua sonhada primeira câmera profissional, é importante ler o manual de instruções dela.

Para usuários leigos, o importante é ler somente as partes de uso comum do manual, mas os profissionais costumam ler o manual por completo para compreender as novidades e as orientações de cada tipo de controle.

Como Estudar Fotografia em Casa?
Leia Manual de sua Câmera

O manual pode oferecer respostas importantes para boa parte das dúvidas que o estudante poderá apresentar. Para quem tem pouco tempo, a dica é ler as partes mais essenciais do manual e sempre consultá-lo quando houver novas dúvidas.

​5) Observe muito

Seja em ambientes fechados ou abertos, é importante ser um grande observador. Sabemos que a observação é uma fonte preciosa de inspiração, pois nenhuma ideia de enquadramento surge do acaso ou do nada.

Além de observar o ambiente em volta, é importante visitar exposições de fotografias, analisar o trabalho de outros estudantes e de outros profissionais e até mesmo tirar uma tarde para navegar pelo Flickr ou Instagram para verificar as atuais tendências ao redor do mundo.

6) Invista na sua formação

Com o passar do tempo, quando estiver com amplo conhecimento consolidado já realizado em casa, sentirá mais a vontade para pesquisar cursos online gratuitos de fotografia ou cursos de férias ofertados por instituições de ensino superior.

Os cursos de baixo custo podem ajudar você a confirmar as bases de seu nível de conhecimento e ajudá-lo a se aperfeiçoar um pouco mais.

Participar de eventos de fotografias como workshop também é indicado para estudantes iniciantes, bem como a participação em congressos.

7) Pratique diariamente

É indicado também, ao estudar fotografia em casa ou em cursos de baixo custo, praticar a fotografia diariamente. O ato de sempre praticar será sempre fundamental para fixar o aprendizado e cometer menos erros em novas atividades.

Como Estudar Fotografia em Casa?

8) Faça network

É importante fazer amizade com outros fotógrafos formando e ampliando uma boa rede de contatos, o que permitirá interagir que profissionais mais experientes, trocar informações via rede social e conseguir até mesmo ser indicado para os primeiros trabalhos como profissional.

9) Procure uma área para se especializar

Fotografar não é somente saber controlar uma câmera, mas saber traduzir o universo através da imagem. É importante identificar os segmentos para os quais gostaria de trabalhar e se especializar como fotos de bebê, natureza, carros, eventos, moda e etc.

10) Trace novos objetivos

Atualmente, existem diversos tipos de equipamentos e de conteúdo a ser buscado para o seu processo de formação, porém é fundamental saber onde se deseja chegar.

Não é bom sair por aí andando sem rumo e captando imagens sem um roteiro de forma aleatória. Além de ser um ato inseguro, poderá gerar excesso de atividade e desviar o processo de aprendizado.

Como Estudar Fotografia em Casa?

Conclusão em Estudar Fotografia

Portanto, quando falamos em estudar fotografia por conta própria, estamos nos referindo a um processo de autoconhecimento e de autoeducação que requer disciplina, dedicação e pesquisa constante para o melhor processo de aprendizado.

É possível aprender bastante como autodidata, ainda mais com tantos conteúdos disponíveis na internet e em diferentes plataformas digitais, sem jamais dispensar os bos livros e revistas impressas que também oferecem fonte segura de conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade