Como fazer uma foto panorâmica (8 dicas úteis)
Crédito de imagem: Foto de jasmin chew no Pexels.

Como fazer uma Foto Panorâmica (8 Dicas Úteis)

 A Foto Panorâmica é uma forma interessante de mostrar movimento em suas fotografias. Essa técnica é utilizada, justamente, para expor a ideia de movimento em relação ao objeto que está sendo fotografado. Você pode, por exemplo, criar uma divertida combinação entre um assunto nítido (parado, em foco) e um fundo completamente desfocado pelo movimento.

Mas, antes de tudo, vamos ao conceito…

A panorâmica é uma técnica que funciona da seguinte forma: você movimenta a sua câmera enquanto acompanha o objeto fotografado em movimento. Isso faz com que o assunto principal permaneça focado, mas o restante desfocado devido ao movimento. Esse tipo de imagem gera uma sensação velocidade, curso, fluxo.

Panning vs. Desfoque de movimento

Para realizar o desfoque de movimento, é necessário que você diminua a velocidade do obturador na hora de fotografar o objeto em movimento. Já o efeito panning funciona quando você acompanha o objeto em movimento, na mesma velocidade que ele, enquanto o fotografa. Isso gera a ideia de assunto principal congelado enquanto todo o resto está borrado. Basta movimentar a câmera com o objeto em movimento enquanto clica.

Veja como conseguir esse movimento…

 01. Boa postura

A forma como você se posiciona na hora de fotografar pode influenciar diretamente no resultado de suas fotografias. Na hora de realizar uma boa imagem panorâmica, lembre dessas dicas: fique em pé e deixe o os pés na mesma direção/largura dos ombros; não mova os pés enquanto estiver realizando a panorâmica; girei a Câmera Digital em direção ao objeto, desde onde ele estiver vindo (mas mantenha a fronte parada); coloque o dedo indicador levemente posicionado no obturador; acompanhe o objeto no visor da câmera enquanto ele se aproxima; com os pés firmes no chão, gire seu corpo na mesma velocidade e na mesma direção do assunto; e, por último, dispare o obturador quando o objeto aparecer à sua frente, continuando a segui-lo com a câmera.

 02. Diminua a Velocidade de Obturação

Escolha uma velocidade de obturador um pouco mais lenta em relação ao assunto que você quer fotografar. Para isso, você precisará testar as diversas velocidades até encontrar uma que se adeque melhor à sua situação. Algumas dicas de velocidade correta do obturador para alcançar o efeito desejado: para fotografar ciclista ou corredores de movimento lento, você poderá utilizar uma velocidade entre 1/4 e 1/15. Para capturar a fotografia de carro ou bicicletas moderados, você poderá utilizar uma velocidade entre 15/01 e 30/01. Para gerar o mesmo efeito ao fotografar um carro veloz, você poderá utilizar uma velocidade entre 1/60 e 1/125.

Caso as imagens fiquem superexpostas ou subexpostas (devido à mudança na velocidade do obturador), utilize a configuração da exposição para corrigir a quantidade de luz na fotografia.

Como fazer uma foto panorâmica (8 dicas úteis)
Crédito de imagem: Imagem de Free-Photos por Pixabay.

 03. Panorâmica e Desfoque de Movimento

Além de utilizar o desfoque de movimento ao fundo da imagem, através das diversas velocidades do obturador você poderá alterar o tipo de desfoque de movimento em relação ao assunto fotografado. Uma velocidade um pouco mais lenta do obturador pode criar um desfoque de movimento em qualquer parte em movimento do assunto. Por exemplo: você pode utilizar uma velocidade mais lenta para capturar a imagem de um cavalo de corrida. Fazendo isso, além dos objetos secundários estarem em movimento, você também irá capturar as patas do cavalo embaçadas, dando a ideia de movimento e o corpo do mesmo em foco. Por isso é importante testar as diversas possibilidades que essas técnicas oferecem.

 04. Foco Manual na Imagem

Na hora de utilizar o foco manual você precisará escolher uma posição predeterminada à sua frente para fotografar assim que o objeto passar. Primeiro, você precisará definir o ponto em que o movimento parecerá melhor em relação ao assunto principal. Depois, ajuste o foco da sua câmera para aquele determinado local antes que o objeto chegue àquele ponto. Se você preferir utilizar o foco automático, ao invés do manual, basta configurar o foco para o modo contínuo. Dessa forma, o visor da sua câmera poderá capturar diferentes pontos de referência e de foco para rastrear o seu objeto.

05. Modo de Disparo Contínuo

Através do modo contínuo, as câmeras de hoje em dia podem disparar até seis quadros por segundo, ou mais, na hora de capturar a imagem. Ao fazer fotografias panorâmicas esse modo de disparo pode ser uma boa escolha. Isso proporciona mais chances de obter um bom resultado em relação ao assunto que você quer capturar em foco.

Como fazer uma foto panorâmica (8 dicas úteis)
Crédito de imagem: Imagem de Christine Sponchia por Pixabay.

 06. Panorâmica e Estabilização da Emagem

Se a sua câmera possui a estabilização de imagem, talvez você sinta um pouco de dificuldade de realizar uma imagem panorâmica. Isso acontece porque a estabilização acaba neutralizando os movimentos e as vibrações que a câmera captura.  Você poderá obter um bom resultado utilizando a estabilização da imagem em casos específicos através de: Câmeras Canon que possuem um modo IS 2, pois é projetado para ser utilizado em fotos panorâmicas; ou Câmeras Nikon que possuem o modo Redução de vibração normal, que auxilia na detecção da panorâmica.

07.  Use o Flash de Sincronização de Cortina Traseira

Esse tipo específico de flash speedlight permite amplificar ode desfoque de movimento e, ao mesmo tempo, congelar o assunto em movimento. Essa técnica dispara o flash um pouco antes de o obturador fechar, ao final de sua exposição. Enquanto as velocidades lentas do obturador desfocam o movimento, o flash da cortina traseira irá congelar o assunto principal ao final da exposição. É possível obter um fluxo de luz diferenciado, na direção oposta ao movimento do objeto.

 08. Pratique a Fotografia Panorâmica

Para obter uma boa panorâmica, eis o segredo: praticar. Reserve um tempo da sua semana para que você possa testar essas técnicas e se dedicar. Defina o tempo que você poderá se empenhar nessa atividade e os possíveis locais para praticar. De certa forma, a panorâmica não é uma habilidade tão simples de executar, mas a prática irá ajudar você a se aperfeiçoar nessa técnica até alcançar o que você deseja. Não se esqueça de revisar suas imagens, analisar os pontos a serem melhorados e fazer uma seleção das fotos em que você obteve o sucesso que tanto queria.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]