Como fazer Fotografia de Crianças?

0 197
Tempo de leitura: 4 minutos

A fotografia de crianças tem sido cada vez mais comum no mercado. Atualmente, pais e familiares preferem contratar profissionais e estúdios para garantir a produção de imagens de seus filhos com maior qualidade.

Mesmo que a família possa fazer selfies e imagens com o próprio celular, fazer álbuns digitais com imagens bem produzidas além de marcar uma fase da vida da criança também garante maior durabilidade para as fotografias.

E quando falamos neste tipo de fotografia devemos considerar diferentes temas como nascimento, primeiros meses, aniversários, festas escolares, apresentação na escola ou no clube, reunião de família e viagens como uma ida até a Disney.

A importância da Fotografia de Crianças

Esse tipo de fotografia é uma boa maneira para registra recordações e marcar cada fase da criança em seu processo de crescimento.

Também marca e registra datas especiais como aniversários e eventos importantes para a família e para a criança.

Como fazer Fotografia de Crianças?

As melhores Dicas para Fotografar Crianças

A seguir apresentamos dicas importantes de como fazer boas imagens com a presença das crianças.

Mesmo que a família possa utilizar o Celular ou Câmera Digital Básica, para certos momentos e ocasiões é mais indicado usar uma Câmera Profissional ou contratar um profissional de fotografia que saberá explorar melhor os ângulos e as definições de cada tipo de imagem.

1) Ser criativo

É fundamental que as fotos seja sempre criativas. As imagens podem ser feitos em momentos de brincadeiras, jogos e presenças diferenciadas seja na sala, na mesa principal da casa ou em qualquer ambiente externo que seja seguro.

2) Criação de ambiente favorável

Seja em casa ou em outro lugar externo, é fundamental que a criança se sinta livre para se movimentar e se tornar mais espontâneo em cada imagem captada. É indicado que os espaços sejam iluminados (principalmente com luz natural) e espaçosos.

3) A altura da criança

É fundamental que a fotografia seja feita na mesma altura da criança, sendo assim o profissional deve posicionar a câmera na mesma altura da criança para valorizar os ângulos e gerar mais proximidade.

Como fazer Fotografia de Crianças?
Seja Criativo

4) Respeite as distâncias

Ao pensar em fotografia de criança, quem está manipulando a câmera deve manter uma distância maior para que a criança se sinta mais livre para fazer poses, ou correr livremente e ter suas imagens captadas de modo mais solto.

5) Busque diferentes ângulos

É indicado explorar diferentes ângulos e enquadramentos para gerar imagens criativas e inovadoras. O fotógrafo pode captar imagens de baixo ou de cima buscando sempre novos efeitos.

6) Disparo contínuo

O fotógrafo ainda pode usar disparo contínuo como forma de fazer fotos em poucos segundos podendo ainda captar todas as movimentações da criança.

7) Faça muitos cliques

É indicado fazer muitos cliques e nunca economizar. Na verdade, quanto mais fotos forem geradas, maior será o material para selecionar depois para postar nas redes sociais ou em um álbum digital.

Esse método também é uma oportunidade para os pais passarem mais tempo com o filho e da criança ter mais confiança no fotógrafo.

Como Fotografar em movimento

Algumas pessoas sentem dúvidas em como fotografar crianças em movimento. O primeiro passo é conquistar a confiança da criança e de toda a família.

Principalmente, se o ambiente é de uma festa de aniversário, é fundamental conhecer a criança, os seus amiguinhos, os seus pais e é importante ao fotógrafo procurar conhecer todos os ambientes que fazem parte da festa e da recepção dos convidados.

Com o tempo, o fotógrafo poderá começar a fazer os primeiros cliques, incluindo as captações com a criança em movimento.

Como fazer Fotografia de Crianças?

Atenção é fundamental

Mesmo se tratando de foto de criança, é essencial ao profissional ou responsável pela câmera ter atenção a todos os movimentos da criança, dos amiguinhos e do roteiro da ocasião.

No caso de fotos de batizado na igreja, por exemplo, é importante saber a hora certa de captar imagens da missa, das orações dos pais, do momento do batizado, da entrada e saída da igreja com a criança sendo o centro das atenções e entre outros momentos.

Imagine o fotógrafo profissional ser contratado e, durante uma festa de aniversário, esquecer de fotografar o momento do parabéns na hora da criança apagar as velas do bolo.

Os momentos únicos

Além do “roteiro” de cada evento ou ocasião, é importante saber identificar os momentos únicos que serão uma diferença no resultado. Se a festinha tem teatrinho de bonecos e o aniversariante sem querer abraça um dos bonecos, o fotógrafo precisará registrar esse momento, sendo um instante únicos para gerar uma imagem engraçada e criativa.

Mantenha a câmera ajustada

Mesmo que o fotógrafo faça uma pausa para comer alguma coisa ou conversar com os clientes, é fundamental manter a câmera sempre ajustada, mantendo a velocidade do obturador, a lente instalada e o enquadramento certo para determinado tipo de imagem.

No caso de uma festa, por exemplo, mesmo quando está perto do fim, sempre acontece de um convidado chegar atrasado ou da família pedir para fazer mais uma foto com todo mundo ao redor da mesa ou da entrada da casa, mesmo estando cansado o fotógrafo deverá fazer essas captações para atender ao cliente.

Como fazer Fotografia de Crianças?

Em muitos casos é indicado o uso de disparador contínuo para criar sequências e manter o foco automático.

Citamos apenas eventos como aniversários e batizados, porém a fotografia de criança também pode ocorrer em um passeio de família, viagem, almoço de família e entre outros momentos.

Conclusão

Portanto, a fotografia de criança é uma das atividades que mais crescem no mercado atual, exige do fotógrafo profissional e amador bastante dedicação e desenvoltura para gerar imagens de qualidade que de fato atendam às necessidades e exigências do cliente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade