Como fazer fotografias no pós-pandemia?

Como fazer Fotografias no Pós-Pandemia?

Ao pensarmos em como fazer fotografias no pós-pandemia, precisamos ter a fé que estamos muito próximos de entramos em um período de pós-pandemia. Se tudo der certo, com todas as pessoas do mundo vacinadas e com a medicina humana controlando ainda mais a letalidade do vírus da covid, logo retornaremos à vida normal com mais plenitude.

Sabemos que a pandemia iniciada entre 2019 e 2020 já mudou os rumos da sociedade em diferentes graus. Atualmente, com o avanço da vacina vivemos um novo normal que ainda exige o uso de máscaras e de evitar aglomerações.

Dentre tantas atividades que passaram por transformações, a fotografia é uma delas. Porém, para a maioria dos fotógrafos e especialistas da área que atuam no Europa e nos EUA afirma que no período de pós-pandemia a fotografia será cada vez mais valorizada.

Se no início da pandemia com todo mundo trancado em casa os vídeos da Internet tiveram um boom de consumo, no período de pós-pandemia haverá um grande crescimento de demanda por ilustrações, desenhos e, principalmente, por fotografias, pois as pessoas terão um sentimento de serem “sobreviventes” e merecedoras de registrarem a sua permanência no planeta Terra.

Esse sentimento será também bastante presente na fotografia publicitária, na ilustração artística e entre outras linguagens de arte visual.

Como fazer fotografias no pós-pandemia?

Se você é profissional na área então valorize a sua atual câmera ou decida comprar uma câmera profissional mais avançada, e mesmo para a pessoa que é leiga ou amadora também é super indicado comprar uma nova câmera fotográfica para captar belas imagens nos anos 2020.

Como relatado no início do artigo, a demanda por fotografias e imagens de diferentes estilos irá aumentar bastante. Pois, se durante o isolamento e a reabertura gradual as pessoas ficaram distantes uma das outras e interagindo somente nas redes sociais, com o retorno e a reaproximação as pessoas irão necessitar de fotos de altíssima qualidade para registrar os reencontros e as novas festividades que surgirão.

Para os profissionais que possuem visão e criatividade o caminho será de grande sucesso na área fotográfica. Novos temas visuais surgirão, principalmente, com a popularização das tecnologias digitais fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas e, ao mesmo tempo, da necessidade de rever amigos e familiares pessoalmente.

Como fazer fotografias no pós-pandemia?

Teste

Em período de reabertura e de vacinação, no caso dos profissionais que continuarão atuando no estúdio é indicado realizar o teste dos modelos e clientes que usarão o estúdio.

Porém, no período de pós-pandemia basta cada pessoa apresentar o comprovante de vacinação para ser liberado. Na pandemia, ensaio fotográfico online virou ótima alternativa.

Economia

No processo de retomada, precisamos considerar fatores econômicos envolvidos com a alta do dólar, elevação dos preços de equipamentos e, principalmente, com a possibilidade de clientes (empresas ou pessoas físicas) buscarem economizar com o orçamento referente à produção.

Reduzir custos ajudará os fotógrafos a se reinventarem em um mercado pós-pandêmico que caminhará sob uma recuperação econômica lenta. É indicado aos profissionais investir na renovação de seus serviços e portfólio, buscando se destacar no Instagram e o TikTok.

Neste blog, por exemplo, estamos publicando preciosas dicas de como se destacar como fotógrafo nas redes sociais.

Por outro lado, para os fotógrafos amadores e leigos, a dica é pesquisar pela compra de câmeras que oferecem bons resultados e durabilidade para valer o investimento a médio e longo prazo. Dessa forma, evite investir em câmeras muito baratas ou de marcas desconhecidas.

Como fazer fotografias no pós-pandemia?

O crescimento do interesse

É perceptível o crescimento do interesse do público em procurar conhecer mais sobre o mundo da fotografia. As pessoas que começaram a passar mais tempo em casa começaram também a investir em cursos de fotografia e na compra de equipamento.

Pessoas que nunca antes haviam colocado as mãos em uma câmera, começaram a se interessar em investir em uma área e realizar captações de imagens que vão muito além da selfie comum de um celular.

Será cada vez mais especial querer registrar momentos inesquecíveis através da fotografia, e da mesma forma que as pessoas procuram por um bom automóvel para viajarem nas férias, também irão procurar por uma boa câmera profissional ou semi profissional para registrar novos momentos.

Dicas para profissionais e leigos

A primeira dica é também pensar de forma online. Mesmo que o profissional tenha decido estender o seu auto isolamento ou de sair devagar até as coisas melhorarem, é importante aproveitar o tempo em casa para fazer cursos online, pesquisar por novos equipamentos e planejar compra de uma nova máquina fotográfica agora !

Ao decidir fazer um curso online sabemos que a pessoa poderá descobrir novos universos de conhecimento para serem compreendidos. Afinal, na vida sempre temos algo novo para aprender.

É indicado também procurar por conhecimentos de fora da área da fotografia. Estude história das artes, noções de ilustração e desenho, fotografia para cinema e até mesmo edição de vídeos.

É fundamental também revisar também as prioridades de seu dia a dia comum ou do seu cotidiano de profissional de fotografia. Percebemos que o mundo mudou, continua mudando e irá mudar cada vez mais rápido.

É muito importante estar pronto para se adaptar a esse novo mundo como fotógrafo profissional e amador.

Pense em fazer mais com menos, pois em muitos casos “menos é mais”, e isso exige a cada um revisar a sua estrutura de trabalho, precificação e atendimento a determinado público consumidor.

Como falamos anteriormente, a economia vai de recuperar lentamente, e o mundo pós-pandêmico vai exigir enxugar estruturas, reduzir custos e aplicar mais conhecimentos economizando com espaços e com equipamentos.

Como fazer fotografias no pós-pandemia?

Conclusão

Portanto, ao pensar em como fazer fotografias no pós-pandemia devemos ter um novo olhar sobre as necessidades das pessoas, a nova relação que as pessoas terão com a fotografia, o crescimento das plataformas digitais e a necessidade de investir cada vez mais em equipamentos fotográficos de alta qualidade para garantir o melhor resultado para um trabalho ou registro em família.

No pós-pandemia tudo que for digital, presencial e de alta qualidade será cada vez mais valorizado, afinal por causa de um vírus aprendemos que vida é muito curta e merece ser traduzida através de fotos marcantes e inesquecíveis.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]