Como fazer vídeo em locais públicos?

0 115
Tempo de leitura: 4 minutos

Em tempos de redes sociais e de publicação de vídeos no YouTube tem crescido a procura por fazer vídeos em locais públicos, incluindo não somente vídeos, mas também a produção de fotografias digitais de alta qualidade utilizando como cenários ruas, avenidas e parques.

Para profissionais de fotografia e para produtores de conteúdo, pode ficar uma dúvida sobre se é necessária a solicitação de autorização para filmar ou captar imagens em uma determinada cidade e como realizar uma Filmagem Profissional.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, não é permitido filmar em espaços públicos da cidade sem autorização prévia dos órgãos públicos, porém para fazer captação de imagens de cunho pessoal, com close fechado e sem vinculo com atores, é autorizado tranquilamente.

Quando falamos que em uma determinada cidade é necessário solicitar autorização nos referimos, inicialmente, a um processo de filmagem para TV, cinema e transmissão ao vivo ao ar livre como se fosse um grande evento.

Mas, para fazer uma selfie, realizar fotos pessoais ou temáticas e até mesmo gravar trechos de si mesmo para uma canal no YouTube não é necessário passar por muitas burocracias.

Porém, existem algumas exceções perante as quais é importante ficar atento. Neste texto apresentamos dicas de como realizar as imagens de modo seguro e criativo.

Como fazer vídeos em locais públicos?

Mesmo que seja para um portfólio, canal no YouTube e álbum digital para postar no Instagram ou Pinterest, é importante ressaltar que a pessoa pode fazer suas imagens em locais públicos sempre mostrando o seu rosto em primeiro plano junto ao de seus amigos.

Mas, caso decida fazer filmagens ou fotos de fachada de lojas, instituições públicos e fazer captações do ambiente interno de lojas e demais tipos de estabelecimentos é importante solicitar autorização dos responsáveis pelo local.

Nestes casos estamos nos referindo a locais privados e de interesse público que possuem normas a serem respeitadas.

Na situação de filmar ao ar livre em parques, florestas, ruas e avenidas de uma cidade como foco o uso pessoal para o próprio canal ou rede social não é necessário, na maioria dos casos solicitar autorização, somente em caso de avisos prévios que proíbem a realização de vídeos e fotos.

E essa situação ocorre no Brasil e em diferentes países do exterior conforme a legislação local, porém no caso de realização de vídeos comerciais, filmes para cinema ou TV, documentário e demais produtos de entretenimento que podem envolver o uso de figurinistas, atores, alteração do ambiente local e demais fatores inerentes a um roteiro, neste caso certamente é necessária a obtenção de autorização prévia para filmagem e uso de imagem dos envolvidos.

Como fazer Vídeo em Locais Públicos

Mas como filmar?

Antes de pensarmos nas alterações na legislação visado facilitar a vida dos produtores de conteúdo, é importante pensar nos principais modos de como fazer vídeos em locais públicos.

1) Pré-produção

O primeiro passo é a pré-produção. Nesta etapa temos todo o planejameto do vídeo que será criado incluindo todas as informações como roteiro, tema, se haverá elenco, qual será o trajeto da câmera e entre outros detalhes.

2) Objetivo do vídeo

É fundamental pensar no objetivo do vídeo, se ele será feito para vender algo, para narrar uma história, manter o canal no YouTube nutrido, e entre outros.

3) Qual é o público?

É importante pensar para quem será feito o vídeo, antecipando as dificuldades e necessidades do público-alvo que será atingido pelo conteúdo.

4) Defina seu tema

Sobre qual assunto é o vídeo? É fundamental ao gravar um vídeo saber definir o assunto central do material que será realizado. É indicado fazer um pré descrição de todos os detalhes que serão inseridos no vídeo.

5) Organização da gravação

A decupagem que permite tratar um texto ou roteiro literária em um roteiro decupado com todas as marcações ajuda no processo de gravação. O texto decupado inclui linhas de corte, enquadramentos, distribuição de cenas e entre outros detalhes.

Mais dicas de como fazer Vídeos

Como fazer Vídeo em Locais Públicos

Dentre as principais dicas é fundamental planejar o vídeo com antecedência, pelos menos três dias antes para iniciar a filmagem. Seja em caso de vídeos publicitários ou para YouTube, essa é uma regra que deve ser obedecida por todos os responsáveis.

No caso de um vídeo comercial a ser usado como peça de vendas ou institucional é indicado fazer cadastro do produtor, incluindo os seus dados junto aos documentos de autorização quando for necessários.

Para produtores de conteúdo na internet, basta editar o vídeo e subir o material para a plataforma que está tudo certo, mas no caso de obras mais complexas como documentários e comerciais, por exemplo, é necessário fazer o cadastro da obra museu de arte visual ou na Biblioteca Nacional.

O encerramento é parte do projeto para que todos os envolvidos na gravação saibam que os vídeos já foram finalizados e que o cronograma já está cumprido.

Legislação Brasileira

Em nosso país, está em tramitação e processo de aprovação o Projeto de Lei 6171/16 que permite ao cidadão poder gravar e filmar imagens em locais públicos sem a necessidade prévia desde que ele respeite a intimidade, a vida privada e a honra de terceiros.

O projeto de lei também não impede gravações por questões de segurança, somente em casos de limitação apresentada por autoridades.

Temática de seus Vídeos

Para a realização de vídeos para YouTube e redes sociais é indicado trabalhar com temática mais leve como viagens, passeios, moda, alimentação, biografia, bate-papo e entre outros temas que não exige explorar a imagem de uma cidade por completo.

É indicado sempre focar no próprio rosto ou no rosto das pessoas que estão dispostas a aparecer em seu vídeo, evitado focar demais pessoas estranhas que poderão, no futuro, reclamar o aparecimento nas imagens.

Como fazer Vídeo em Locais Públicos

Conclusão sobre Vídeo em Locais Públicos

Neste artigo apresentamos importantes dicas de como fazer vídeos em locais públicos o tocante à organização e obediência à lei vigente. Em todos os casos é importante procurar por locais seguros e por temas que tenha a ver com o interesse de seu público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.