Como Fotografar Automóveis ?

0 75
Tempo de leitura: 4 minutos

A fotografia de automóveis é muito utilizada, tradicionalmente, na publicidade dedicada ao mercado de automotores, porém com o advento da internet e em marketplaces tem sido cada vez comum os carros serem fotografados por profissionais e por amadores para a geração de anúncios digitais e para fomentar a venda de carros na internet.

Até os anos 1990, somente as agências de publicidade e de comunicação dominavam a produção desse tipo de fotografia para a geração de anúncios para veículos impressos e para comerciais de TV. A partir do surgimento da web 2.0 nos anos 2000, qualquer vendedor do setor ou pessoa passou a ter amplo acesso às plataformas de vendas e de divulgação de veículos.

Desde então, seja utilizando uma câmera digital ou câmera fotográfica profissional, o ato de planejar, fotografar e publicar imagens de automóveis se tornou acessível a qualquer empresa e pessoa.

Mas, se você ainda possui dificuldades para realizar esse tipo de imagem ou para vender os seus veículos, neste artigo iremos apresentar ótimas dicas para lhe ajudar.

Fotografia de Automóvel

Nos dias atuais, além da publicidade convencional, esse tipo de foto é muito utilizada nas plataformas digitais, principalmente, para anunciar a venda de um veículo.

Mesmo contando com uma boa câmera digital ou do celular, poder contar com o uso de uma câmera profissional ou semi profissional poderá ser mais eficaz para capturar imagens melhores e gerar melhores resultados para o seu anúncio.

Quando a foto é mal gerada ou não apresenta o veículo de forma consistente, poderá criar má reputação para o produto e perdas de vendas.

Dicas importantes

A seguir apresentamos dicas fundamentais para ajudar na criação de imagens vencedoras.

1)Limpe o carro

Seja na parte interna ou externa, é importante limpar o automóvel. Afinal, nenhum cliente em potencial sentirá interesse por uma carro sujo. A limpeza ou lavagem do veículo deve ser feita antes da realização da sessão de fotos, e é válida para carros novos, semi novos ou usados.

Em muitos casos, não é necessário realizar uma lavagem super completa, podendo em primeiro lugar lavar as partes do veículo que aparecerão nas principais imagens.

Como Fotografar Automóveis Foto de Carros

2) Interior do carro

Além de fotografar as parte externa do carro, pense em fotografar o interior do carro. O grande erro é pensar que somente o exterior do carro atrairá o interesse dos compradores.

Porém, é na parte interna que o potencial comprador permanecerá por mais tempo dirigindo e trabalhando com o carro que pretende comprar. Principalmente, em tempos de trabalhos realizados como motoristas de aplicativos, o comprador que pretende comprar o carro para essa finalidade terá mais atenção às condições internas para saber se terá mais conforto e higiene para trabalhar e viajar.

Como Fotografar Automóveis Foto de Carros

3) Explore vários ângulos

Seja uma imagem feita por um profissional ou pelo próprio proprietário do veículo leigo em fotografias, é fundamental fotografar o automóvel de diferentes ângulos como forma de gerar mais confiança em relação ao cliente, explorando os diferentes ângulos das partes externas e internas.

4) Escolha o local certo

Além de fotografar o automóvel dentro da garagem ou na rua de casa, o proprietário pode escolher um local mais apropriado que possa ser seguro para realização das fotos e para gerar imagens melhores.

É indicado que o veículo seja mantido em um local adequado para ser armazenado, limpo e mantido em segurança.

Como Fotografar Automóveis Foto de Carros

5) Pense na iluminação

Nesse caso a iluminação sempre faz a diferença, principalmente, para valorizar a pintura, o estado de conservação e as condições gerais do veículo.

Pense a percepção do cliente em potencial, lembrando que o cliente terá mais interesse por um produto que está bem iluminado e visível para ser observado.

Caso a iluminação natural não esteja ajudando, procure utilizar um iluminador profissional ou um flash.

Como Fotografar Automóveis Foto de Carros

Imagem é tudo na Venda

Sabemos que a imagem é primordial para oferecer um produto com qualidade e conceito de vendas.

Todas as imagens de veículos precisam ser bem planejadas e, se possível, ser realizadas com câmera fotográfica profissional ou semi profissional.

Para alcançar melhores resultados, é indicado começar a praticar a captura das fotografias, saber aprender com os erros e sempre selecionar as melhores imagens para compor os anúncios de venda ou locação de automóveis.

O plano de fundo é importante?

É necessário pensar no plano de fundo e no cenário quando o assunto é fotografia de automóveis é fundamental pesar na composição de forma limpa e manter o automóvel como centro das atenções na imagem final.

É importante tomar cuidado com os objetos que aparecerão na fotografia, evitando que imagens de casas, ferramentas de garagem e demais utensílios apareçam na frente ou ao fundo da imagem do carro.

O importante é pensar em um plano de fundo que mantenha a limpeza da cena. Pois qualquer elemento ao redor poderá gerar distrações e tirar o foco sobre o produto central.

Seja em um estúdio ou em uma locação feita em ambiente externo é indicado fotografar o carro sobre um fundo de cor uniforme (cor única) ou ainda explorando um local com paisagem natural e leve.

Close

Quando o cliente potencial acessa o carrossel de fotos de um veículo à venda em um market place, além de verificar o veículo por fora ele também procura por imagens internas.

Neste caso é indicado realizar close-up dos detalhes da área interna incluindo o espaço interno e estofamento dos bancos, bem como do motor.

Como Fotografar Automóveis Foto de Carros

Fazer fotografias do interior é importantíssimo para a realização de um registro mais completo abrangendo os acabamentos internos, o painel, o volante e demais itens. Neste caso é indicado testar a captura das imagens usando lente olho de peixe para gerar sensação de amplitude.

​Use Filtro Polarizador

Outra dica é utilizar filtro polarizador para amenizar os reflexos do automóvel na fotografia, pois ao decidir rotacionar esse tipo de filtro em ambiente interno ou externo, o reflexo da luz sobre o automóvel poderá mudar conforme a escolha de cada tipo de enquadramento e cena.

Como Fotografar Automóveis Foto de Carros

Conclusão

Neste artigo apresentamos importantes dicas para fotografias de automóveis que, os dias atuais, não exige técnicas muito complicadas para a geração das imagens de forma a atingir o objetivo: apresentar o veículo e vendê-lo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.