Como fotografar produtos para vender na Shopee?

0 311
Tempo de leitura: 4 minutos

Realizar fotos para Shopee é fundamental para apresentação de produtos e ofertas especiais nesse marketplace que está conquistando o Brasil. As fotos de produtos para a internet podem ser realizadas a partir da utilização de câmeras de celulares, mas o uso de câmeras fotográficas sempre garante o melhor resultado.

Em relação ao cliente, quando o consumidor tem a oportunidade de ir até a uma loja física ele pode tocar no produto, experimentar, perceber os detalhes, ou seja trata-se de uma experiência de reconhecimento do produto impossível de ser praticada dentro de uma loja virtual.

Dessa forma, ao colocar um produto a venda em um marketplace é praticamente obrigatório gerar boas imagens do produto para transmitir segurança e apresentar os principais detalhes do produto.

De forma geral, captar boas imagens do produto para ilustrar a oferta no e-commerce é de grande importância para alavancar as vendas na internet.

Fotos para Shopee

Como fotografar produtos para vender na Shopee eMania Foto Video

Estamos falando de uma das maiores marcas de marketplace do mundo com sede em Cingapura, escritório nos EUA e que, recentemente, abriu filial no Brasil.

Através dessa plataforma os vendedores que possuem produtos próprios ou que revendem produtos de terceiros podem realizar o cadastro na plataforma para realizar a venda dos produtos de forma diferenciada, oferecendo cupom de descontos e frete grátis oferecido pela própria plataforma.

Veicular fotos de produtos nessa plataforma é um dos principais diferenciais para quem busca realizar mais vendas com oportunidade de crescimento no mercado.

Dicas para produzir e editar imagens

A seguir apresentamos dicas para auxiliar o empreendedor a captar, produzir e editar fotos de qualidade a serem veiculadas na loja virtual existente na plataforma da Shopee.

Devemos ressaltar que as dicas que apresentamos não substituem integralmente o trabalho de um fotógrafo profissional e que a utilização de uma Câmera Semi Profissional ou Profissional, como Câmeras DSLR ou Câmeras Mirrorless garante resultados superiores em comparação ao uso de lentes de celulares.


Como fotografar produtos para vender na Shopee eMania Foto Video

1) Explore vários ângulos

Ao fotografar o produto pense em fotografar de 8 a 20 fotos para depois selecionar de 5 a 10 imagens que apresentarão o produto na loja Shopee.

Nunca poste somente uma única imagem para apresentar o produto, exceto no caso de venda de livros ou CDs que exigem somente a imagem da capa.

Porém, produtos como roupas, sapatos, eletrônicos e equipamentos diversos exigem mais de quatro fotos para apresentar a frente, o verso, as laterais e demais detalhes do produto para informar visualmente o cliente potencial da melhor forma.

E quando falamos em captar a imagem em vários ângulos, o lente de determinados modelos de celulares pode apresentar limitações, pois somente câmeras profissionais podem captar ângulos mais abrangentes e melhorar a noção de profundidade de determinados produtos.

2) Avalie o uso do Flash

Como fotografar produtos para vender na Shopee eMania Foto Video

Mesmo que seja para realizar as fotos na Shopee, o uso do Flash da Câmera ou um Flash Speedlight externo pode ofuscar alguns detalhes do produto ou gerar reflexos desnecessários. Se isso ocorrer, a ocultação visual de alguns detalhes poderá atrapalha na qualidade visual da imagem com áreas menos claras para o comprador visualizar.

3) Procure respeitar a fidelidade das cores

Se o sapato a ser oferta foi fabricado na cor azul, por exemplo, evite o uso excessivo de filtros e o hábito de alterar a taxa de luminosidade da lente, pois em casos de erros as cores do produto poderão ser também alteradas e o sapato aparecer com a cor azul-marinho ou até mesmo vermelha.

É fundamental respeitar as cores originais do produto que serão inseridas no texto descritivo do produto, e que precisam ser fieis na imagem. Ao utilizar a luz certa os parâmetros corretos da câmera as cores verdadeiras do produto serão mais nítidas e próximas da cor existente.

4) Use Fundo Branco

No caso de uma sequência de fotografia feita em casa ou em um ambiente improvisado na empresa a dica é utilizar um fundo branco e uma bancada ou mesa clara.

Como fotografar produtos para vender na Shopee eMania Foto Video

O fundo branco pode ser a própria parede, um lençol branco pendurado no fundo ou um plano impresso na cor branca coloco atrás do produto.

Fotografar objetos com fundo escuro ou que contenham imagens ou estampam poluem visualmente o resultado da imagem.

​5) Use um Tripé

Para determinados tipos de produto é indicado ainda a utilização de um bom tripé para encaixar a câmera na altura e distância certa. Principalmente, ao fotografar modelos vestindo roupas, automóveis, motocicletas, móveis e utensílios que tenha mais de um metro de altura, é aconselhável a utilização do tripé para captar as fotos de forma mais profissional possível.

Como fotografar produtos para vender na Shopee eMania Foto Video

6) Tenha atenção com a Edição das Fotos

A edição das fotos pode ser realizada no software cedido pela própria câmera ou em softwares de edição e criação de imagens. Softwares como Gimp e Krita são gratuitos e permitem boas edições como corte, dimensionamento, ampliação, corte, correção de cores e de luminosidade.

Porém, softwares pagos como Photoshop e Corel oferecem maior gama de ferramentas para as atividades de edição que programas gratuitos fazem e ainda oferecem outras possibilidades como a edição de imagem em 360 graus.

7) Eleja o estilo certo

Qual será o estilo da foto para Shopee mostra o seu produto? Você poderá seguir o mesmo estilo padrão para fotografar todos os produtos, no caso de sua loja de vendedor ou revendedor ser especialista nas vendas de um mesmo segmento como moda e acessórios, ou informática e periféricos, automóveis e kits de segurança.

Como fotografar produtos para vender na Shopee eMania Foto Video

Porém, ao oferecer um produto diferente, seja da mesma categoria ou de uma categoria diferente, procure altera o estilo do ângulo, da iluminação e até mesmo da edição final.

8) Explore os espaços

Nunca deixe espaços vazios ao redor da imagem do produto. Editores profissionais sempre focalizam no produto e cortam os espaços excedentes ao redor do produto.

Conclusão de Fotos para Shopee

Como fotografar produtos para vender na Shopee eMania Foto Video

Neste artigo apresentamos oito dicas fundamentais de como produzir e gerar fotos para Shopee apresentar diversos tipos de produtos. É importante pensar no local onde serão feitas as fotos, no tipo de iluminação, qualidade da lente usada na câmera e, principalmente, qual tipo de equipamento fotográfico será usado para fotografar os produtos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade