Como ganhar dinheiro com fotografias?

Como ganhar dinheiro com fotografias?

É possível ganhar dinheiro com fotografias? Geralmente, as pessoas pensam que não é possível gerar renda com imagens e fotos. Porém, estamos falando de um mercado amplo, diverso e cada vez mais globalizado.

Atualmente, é possível produzir conteúdo através de fotografias, os profissionais iniciantes conseguem aprender a explorar o mercado que cada vez mais está inserido no mundo presencial e digital.

E quando falamos em mercado digital podemos destacar que o fotógrafo e o produtor de imagens pode vender seus produtos e serviços para todo o mundo através da internet.

Mas, mesmo pensando no mercado local, também é possível gerar renda fixa ou extra, trabalhando com serviços de fotografia e até mesmo vendendo os seus próprios produtos.

Como ganhar dinheiro com fotografias?

Inicialmente, podemos compreender que a área da fotografia possui muitas áreas distintas, cada área exige estilo, linguagem e remuneração diferenciada conforme o perfil de cada profissional.

O profissional pode escolher uma área para atuar, como por exemplo, fotografias de casamento. Mas, ao mesmo tempo, se dedicar a outras áreas correlatas ou consideradas secundárias por ele, lembrando que a área considerada como secundária por um profissional pode ser considerada como principal para outro profissional.

Exemplificando ainda mais, para outro profissional poderá ser mais interessante ganhar dinheiro produzindo e realizando fotografias de famílias, e manter fotos de casamento como segunda opção.

De todo modo, para começar a ganhar dinheiro é importante que o profissional invista na formação de seu portfólio onde reunirá as melhores fotografias de sua carreira, sempre atualizando inserindo fotos mais recentes.

Além das imagens, é importante descrever as referências. Mas, o que seriam as referências? Neste caso, na legenda da foto ou no link de acesso o fotógrafo pode descrever para qual empresa, evento ou pessoa realizou aquela imagem em específico.

O portfólio, atualmente, precisa ser veiculado através de blog profissional, site profissional com domínio próprio, redes sociais como Instagram e Pinterest e, em certos casos, em portais de divulgação de profissionais de fotografia.

Como ganhar dinheiro com fotografias?

O que fazer para entrar no mercado?

Ao mesmo tempo, é necessário estudar sempre, escolher boas câmeras profissionais e semi profissionais de fotografias e, o mais importante, identificar o seu público.

Mais um exemplo, se o fotógrafo sonha em ganhar dinheiro com fotografia publicitária é importante entrar em contato com agências de publicidade e encaminhar o portfólio oficial para análise e cadastro nas agências. E quando falamos em agências, é para entrar em contato com agências pequenas, médias e grandes. O importante é mostrar o trabalho.

As melhores dicas

É possível ganhar dinheiro com fotografia? Vamos à prática ! A seguir apresentamos dicas essenciais para você entender como funciona alguns segmentos de mercado dentro e fora da internet.

1) Eventos sociais

Na sua cidade, estado ou em países no exterior sempre acontecem eventos. Os eventos servem para lançar produtos, projetos de instituições públicas e privadas e propiciar o encontro de pessoas que atuam em determinado segmento de negócio.

No caso dos eventos sociais, estamos falando de jantares especiais, aniversários de pessoas importantes, casamentos em geral, festas de famílias, formaturas, palestras públicas e entre outros.

E tenha a certeza, esses eventos sempre precisam de fotógrafos. É importante registrar os principais momentos do evento, como a hora dos parabéns, a entrega de uma placa, a entrega de um diploma e entre outros momentos marcantes que precisam ser fotografados e entregues para o cliente.

2) Realização de ensaios

O ensaio fotográfico pode ser interno ou externo. Veja a seguir os tipos de ensaios mais realizados.

– Individuais

São ensaios para criação de books fotográficos, profissionais ou sensuais, podendo ser feito em estúdio ou ambiente externo.

– Casal

Tem crescido muito a realização de ensaios de casais, seja para comemorar a data da união ou por outros motivos.

– Bebê e crianças

Atualmente, tem crescido muito a procura para a realização de álbuns de recém-nascidos, bebês e crianças.

– Interno ou externo

O ambiente poderá ser de livre escolha do cliente, ou ser sugerido pelo profissional dependendo do estilo da imagem, iluminação e temática do ensaio.

3) Fotojornalismo

Muita gente perde dinheiro e oportunidades por pensar que a imprensa acabou ou que ela paga mal. Os jornais impressos cresceram muito, em quantidade de marcas, entre os anos 2000 e 2020, e mesmo entre os jornais gratuitos e semi gratuitos, muitos acabaram de fato, mas outros consolidaram suas marcas no mercado impresso e digital. Podemos ainda incluir os jornais impressos tradicionais no Brasil e exterior. E fica a pergunta: considerando a imprensa moderna, você já viu algum jornal impresso ou digital sem fotografia?

E quem disse que os jornais são os únicos clientes? O fotógrafo poderá trabalhar para portais de notícias, agências de notícias, agências de clipping e entre outras possibilidades que uma notícia com imagem estática.

Em alguns casos, ter formação superior em jornalismo ou comunicação social ajuda a impulsionar a carreira.

4) Fotografia de Produtos

Lembra da fotografia publicitária que citamos no início do artigo? Mas, quando falamos da fotografia de produtos, além da fotografia dedicada para criação de anúncios, ela também se torna útil para o e-commerce de pequeno ou grande porte, catálogos e outras mídias.

E quando falamos de produtos, nos referimos não somente a um automóvel ou prato de comida, mas desde um alfinete até avião de grande porte.

5) Edição de imagens

Além de poder fotografar, é importante que o profissional também aprenda a editar e tratar suas imagens, o tratamento das imagens é uma tarefa que também gera renda adicional ao profissional.

Podendo aprimorar as cores da imagem final, aplicar cortes e incluir legendas, entre outras tarefas.

6) Banco de imagens

Na internet tem crescido a procura por imagens diferenciadas e únicas para ilustrar ou serem inseridas em diferentes tipos de produtos. Agências de publicidades, empresas em geral e até mesmo pessoas em todo o mundo acessam banco de imagens na internet para comprar fotografias.

É importante que o profissional se cadastre em um banco de imagem seguro e reconhecido na internet e comece a fazer o upload de suas fotos.

7) Moda

A moda sempre precisará ser fotografada, memorize isso na mente. A moda precisa de fotógrafos para realização de ensaios em estúdio ou externo, para cobertura de lançamentos de coleções, eventos e entre outras possibilidades.

Como ganhar dinheiro com fotografias?

Conclusão

Entre tantas possibilidades, neste artigo apresentamos as principais formas de ganhar dinheiro com fotografia, sempre pensando em ganhar prestando serviços como fotógrafo ou vendendo as próprias fotografias.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]