Grave vídeos excelentes com essas 6 dicas
Foto: Pexels

Grave vídeos excelentes com essas 6 dicas

Hoje em dia, a produção de conteúdo para as redes sociais acontece a todo vapor. Entre elas, a gravação de vídeos é um dos formatos que mais cresce, nas mais diversas plataformas. Seja um react para o youtube, uma live para a twitch ou uma dancinha para o tiktok, eles estão em todos os lugares.

No entanto, existe a crença de que é muito complicado fazê-los. Mas, com o período de pandemia impedindo a existência de grandes equipes engajadas nas produções, foi comprovado que sim, é possível fazer vídeos com poucos instrumentos disponíveis.

Sendo assim, preparamos este post para você descobrir o que é preciso para gravar o seu vídeo para as redes sociais. São dicas para você mandar bem e chamar a atenção dos seus espectadores, confira!

O que preparar antes de gravar seus vídeos

Foto: Pexels

Levando em consideração que você deve usar sua casa como estúdio, é preciso preparar o local, antes de tudo. Por isso, considere escolher um lugar com boa iluminação e que faça o mínimo de sentido para o que você vai falar. Normalmente, o quarto cumpre muito bem esse papel.

Você pode, também, construir um cenário para os seus vídeos. Aqui, use toda a sua criatividade para usar os objetos que podem compor sua cena. Pode utilizar pôsteres, livros, plantas e outros itens que darão um toque único às suas gravações.

Outros dois fatores são importantes na sua pré-produção: o que você vai falar e o que os espectadores vão ouvir.

O primeiro está relacionado ao assunto da sua gravação, que deve ser bem apresentado. Por isso, não deixe de fazer um roteiro, investindo em perguntas e frases de impacto.

Já em relação ao que o espectador vai ouvir, preste atenção se não existe nenhum ruído externo que possa atrapalhar o vídeo. Ter um lugar calmo para fazer o seu trabalho é a melhor pedida aqui.

Deixou tudo pronto? Então, é hora de colocar a mão na massa!

O que não esquecer na hora de gravar

1. Checar os equipamentos

Antes de começar a gravar, é muito importante checar se todos os seus equipamentos de filmagem estão funcionando perfeitamente. Isso evita que você seja pego de surpresa durante a gravação e acabe perdendo mais tempo do que deveria.

Por isso, verifique todos os equipamentos que serão utilizados, principalmente os presentes na sua Câmera de Vídeo. A bateria está carregada? Existe espaço suficiente no cartão de memória? Existe a possibilidade de fazer um backup? A lente está limpa?

Se você verificar tudo isso, pode prosseguir.

2. Iluminação

Normalmente, pessoas não deixam de assistir vídeos com uma iluminação ruim, mas dão muito mais valor aos que têm uma luz muito boa.

Estando dentro de um estúdio, não poderá contar completamente com a iluminação natural da luz do sol. No entanto, pode ser otimizado, para que você consiga deixar o seu vídeo bem iluminado.

Para filmagens externas, por exemplo, dias nublados ou de céu encoberto são bons para gravar, pois evitam que a iluminação fique muito forte, gerando sombras menos marcantes. Mas, se você tiver que fazer a gravação em um dia ensolarado, poderá usar um rebatedor, que vai te ajudar a suavizar o impacto da luz natural.

3. Áudio

Se acima dissemos que uma iluminação ruim não faria tanta diferença no resultado final, não podemos dizer o mesmo para um áudio de baixa qualidade. Sem um bom áudio, você pode ter certeza que não chamará a atenção do espectador e poderá, inclusive, gerar um certo incômodo.

Por isso, investir em um bom equipamento áudio é muito importante para criar os seus vídeos. Microfones de lapela já cumprem um bom papel durante as gravações, mas se você estiver com o orçamento curto, microfones embutidos em alguns fones de ouvidos já ajudam.

4. Composição

Criar um cenário decorado não garante que você torne a experiência do espectador agradável. Por isso, é importante pensar na composição da sua imagem também para a sua gravação.

Tente usar técnicas como a regra dos três, para criar uma harmonia entre o plano de fundo e o objeto principal que, no caso, pode ser você mesmo. Além disso, mantenha a lente na altura dos olhos, já que você estará olhando diretamente para a câmera.

Estude ângulos, caso seja um vídeo que possua mais de um take. Também pode investir em equipamentos para estabilizar e posicionar melhor a sua câmera, como um tripé. Nesse caso, o GorillaPod é uma boa pedida: barato, leve e articulável.

Não esqueça do vídeo-teste

Após fazer todas essas configurações, você pode começar a gravar. No entanto, recomendamos que faça um vídeo-teste, para ver se algo te desagrada durante a gravação ou se existe algum erro que possa ser corrigido.

Confira a iluminação, o enquadramento, a luz e o áudio. Veja também se você conseguiu transmitir a sua mensagem de acordo com o que havia planejado no roteiro. Se estiver tudo certo, é hora do show! Dê o play, espere alguns segundos e ação!

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]