Home»Dicas de Fotografia»Como limpar o sensor da Câmera DSLR ?

Como limpar o sensor da Câmera DSLR ?

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O sensor da Câmera DSLR é a parte da câmera fotográfica que captura a luz recebida da lente para produzir uma imagem. Poeira e atritos nela podem gerar imagens com borrões, problemas de cores e pixels estourados. Nesse artigo vamos informar a maneira correta de limpar o seu sensor após fazer uma seção ao ar livre onde a troca de lentes é muito comum. Além de garantir fotografias perfeitas você aumenta o tempo de vida de seu equipamento fotográfico.

O primeiro passo é escolher um local limpo e bem iluminado. Faça uma limpeza da superfície onde serão feitos os procedimentos, pois o movimento pode sujar ainda mais o sensor da câmera dslr. Em segundo é necessária uma boa iluminação no local, mas evitar exposição direta ao Sol, os raios UV no sensor e o calor excessivo podem danifica-lo. É necessário que o usuário verifique onde estão os pontos de sujeira.

Antes de abrir a Câmera fotográfica, vá nas configurações dela e veja se a opção “trava de espelho” está ativa. Com isso o espelho que reflete a imagem da lente no visor viewfinder ficara suspenso e fora do caminho para uma limpeza do sensor da câmera dslr bem-sucedida. Caso o modelo de sua câmera não possua essa trava, coloque-a no modo BULB, mas nesse caso é necessário apertar o botão do obturador toda vez que for aplicar no sensor e mantê-lo pressionado.

sensor da câmera dslr

O mais recomendado para uma boa higienização é realizar uma limpeza a seco no sensor da câmera dslr, e para isso existem três acessórios indispensáveis. O primeiro dele é o borrifador de ar para limpeza de sensor, a aplicação é simples, basta posicionar a câmera na vertical e pressionar a bomba contra os locais empoeirados para facilitar a remoção. A bomba é feita de borracha com um cano fino que entra na câmera. É necessário cuidado para não forçar esse cano contra o sensor de imagem.

sensor da câmera dslr

O segundo é a caneta de limpeza para sensor da câmera DSLR. É o acessório de limpeza mais recomendado. Geralmente são encontradas com duas pontas, em uma delas está uma espuma produzida a partir de materiais ultraleves e de microfibras e serve para remover gorduras causadas pelo toque com o dedo, a possível passagem de insetos voadores ou ácaro. Na outra ponta você encontra um espanador sintético que é usado para tirar as poeiras mais grossas sem causar arranhaduras no sensor.

 

sensor da câmera dslr

O terceiro e também muito prático e indicado são os cotonetes de limpeza de sensor, disponíveis em caixas com 8 unidades. A espátula de algodão quadrada facilita a limpeza nos cantos do sensor da câmera dslr e também remove gordura de impressões digitais e sujeiras de difícil remoção. Alguns profissionais reutilizam os cotonetes, mas isso não muito bom já que o algodão armazena a poeira. Com apenas uma haste é suficiente para uma boa limpeza a outra pode ficar para uma próxima, a menos que seja realmente requerida!

sensor da câmera dslr

Caso você opte por limpar o sensor da câmera DSLR com algum líquido atente-se ao qual irá utilizar. Muitos deles nem sequer são comercializados por empresas online, pois o seu envio é banido pelos correios e agências que monitoram os envios devido ao risco de inflamação. O líquido NUNCA DEVERÁ SER COLOCADO DIRETAMENTE NO SENSOR DA CÂMERA DSLR, pois corre o risco de vazar para outras peças e danificar o seu equipamento.

Para isso é necessário utilizar um tecido especial de microfibras, pois são até 99,9% livres de fiapos, já que na sua produção eles não são costurados. A nossa dica é utilizar esses tecidos envolvidos em palitos de madeira ou objetos sem ponta para espanar o sensor da câmera dslr.

Existem outros recursos como bombas de ar comprimido, por exemplo, mas nós do eMania não recomendando o seu pelos seguintes fatores: risco de enviar a sujeira para outras partes da câmera devido a sua pressão, onde podem não ser fácil a retirada ou só é possível com ajuda de profissionais da área. Os métodos aqui colocados podem ser feitos por todos, desde mantenham o bom senso de não utilizar força sobre o sensor, e seguir as recomendações dadas.

Não existe uma previsão prazos para fazer a limpeza, mas recomendamos pelo menos duas vezes no mês. Algumas Câmeras DSLR profissionais e avançadas disponibilizam limpeza automática do sensor, mas ele sempre cobrirá as mesmas partes e por isso a verificação pelo usuário também e recomendada. Essas são as dicas do eMania para uma limpeza de alta qualidade no sensor de imagem da câmera dslr!

Post anterior

Câmeras Mirrorless ou DSLR, qual a melhor ? (2017)

Próximo post

O significado de Fotografia Fine Art

O Autor

eMania News

eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.