Como organizar uma viagem fotográfica?

0 221
Tempo de leitura: 4 minutos

Realizar a viagem fotográfica é um dos objetivos fundamentais do fotógrafo que procura por novos ambientes e cenários para as suas produções. Geralmente, é necessário organizar a máquina fotográfica profissional, selecionar as lentes certas e demais acessórios para manter uma produção de alto nível.

Esse tipo de viagem ou trajeto dedicado à fotografia pode ter diferentes temas, podendo o fotógrafo realizar imagens tendo como tema central a natureza, o ambiente de cada local ou cidade, temática sociológica ao registrar costumes e posturas de indivíduos, gerar registros de diário visual de viagem e entre outros temas.

Em alguns momentos o fotógrafo poderá ser ousado, racional ou seguir um único tipo de roteiro pré-determinado, porém é fundamental muita disposição e organização para a realização das viagens de forma qualitativa e positiva.

Como organizar uma Viagem Fotográfica ?

Os objetivos da viagem fotográfica

Geralmente, o fotógrafo profissional ou amador costuma sentir vontade de tirar a sua câmera do armário e sair por aí captando todo tipo de imagem, podendo fotografar pessoa, paisagens, ruas e avenidas.

E esse sentimento pode incentivar o fotógrafo a ir além de seu bairro e cidade com a possibilidade de registrar imagens de lugares nunca antes visitado.

Existem profissionais que buscam realizar imagens em conceitos de plantas, light painting, fotografia noturna, natureza e animais, e entre outros temas, podendo ainda realizar imagens seguindo diferentes temas ao mesmo tempo.

Ao decidir viajar, o fotógrafo consegue se surpreender com as viagens que realiza e se desenvolver melhor como profissional e como pessoa, ajudando até mesmo a fugir da rotina.

Os melhores motivos

Dentre os melhores motivos para a realização desse tipo de fotografia, podemos enfatizar o prazer emocional de desbravar um roteiro e um lugar como nunca antes. Mesmo que a pessoa já tenha visitado determinada região ou cidade como turista, o ato de pisar em determinado lugar como fotógrafo independente ou contratado gera um sentimento ímpar de experiência e de responsabilidade.

Como organizar uma Viagem Fotográfica ?

Como fazer?

O primeiro passo é escolher o destino. O fotógrafo pode escolher uma cidadezinha do interior do Brasil, uma de nossas capitais, visitar reservas florestais ou até mesmo viajar para o exterior.

Depois de selecionar o destino para realizar a viagem fotográfica, o fotógrafo precisa realizar pesquisas através do telefone e da internet para verificar hospedagem, aluguel de carro, acessibilidade a outros tipos de transporte, condições de tempo e solicitar dicas de amigos e de outros fotógrafos que costumam realizar esse tipo de viagem.

Posteriormente, o profissional pode planejar fazer a viagem sozinho ou em grupo, calcular os custos da viagem, verificar quais equipamentos poderá levar, adicionar um novo pacote de internet para postar as primeiras imagens em sua rede social e entre outros fatores.

A infraestrutura

Geralmente esse tipo de viagem pode ser de cunho profissional, criativo ou pessoal, mas em todos os casos necessitará de uma organização básica para viabilizar a realização do projeto.

1) Equipamento Fotográfico

O fotógrafo não pode esquecer nenhum tipo de equipamento, incluindo a câmera profissional ou semi profissional, um bom tripé, iluminador led e outros acessórios de fotografia que iremos logo a seguir indicar.

Dentre os equipamentos e acessórios é importante ter atenção para comprar baterias reservas para a máquina, principalmente quando o fotógrafo pretende visitar lugares remotos onde, com certeza, não existirá uma loja de produtos fotográficos ou eletrônicos para comprar.

Em todos os trajetos, seja automatizado ou a pé, é importante que todas as baterias da câmera estejam sempre carregadas, e quando falamos todas nos referimos às baterias instaladas nas máquinas e as baterias reservas.

Como organizar uma Viagem Fotográfica ?

Outro utensílio que não pode faltar é a lente da câmera. Todas as lentes precisam ser testadas antes da viagem e, caso o fotógrafo tenha muitas em casa ou no estúdio, poderá mesmo assim comprar mais lentes para adaptar sua captação em ambientes desconhecidos ou com baixa iluminação. É importante também carregar um corpo reserva para a câmera, independente se o equipamento é analógico ou digital.

Outros equipamentos como cabos, conectores e periféricos para armazenamentos precisam estar em dia, sendo fundamental obter um Cabo HDMI para câmera, Cabo USB, cartões limpos para cada viagem e adaptadores para o computador.

Caso o fotógrafo não queira levar um computador devido ao peso, poderá carregar um tablet para publicar as imagens mais essenciais do trajeto antes da publicação final.

2) Limpeza

Outro fato importante é a limpeza. Imagine trafegar por estradas de asfalto, terra, areia, visitar praias, serras e fazendas? Cada ambiente poderá oferecer resíduos para a lente e para a câmera, sem falar na umidade.

É essencial carregar um pequeno kit de limpeza para manter todos os equipamentos e acessórios limpos e em perfeitas condições.

3) Computador

Falamos anteriormente que o fotógrafo poderá optar em não levar o seu notebook, mas caso decida levar ele será importante para não depender do uso de equipamentos de terceiros ou do hotel, tendo mais independência para trabalhar com as imagens e navegar na internet.

Como organizar uma Viagem Fotográfica ?

4) Uso adequado de suportes

O fotógrafo mesmo que tenha boa habilidade com as mãos, poderá necessitar de suportes como o tripé para viabilizar a viagem fotográfica. Mesmo podendo improvisar em algumas captações, o tripé será de grande necessidade para ajudar em determinado tipos de enquadramentos.

5) Hospedagem

A hospedagem sempre será um capítulo à parte, podendo o fotógrafo se hospedar em um único hotel ou em vários conforme a duração da viagem e da distância de seu roteiro até o ponto final planejado.

É fundamental pensar na viagem e nos translado locais, além de considerar as informações obtidas na internet é fundamental saber dimensionar as distâncias da realidade e o tempo de trânsito seja em um carro alugado ou em ônibus. A falta de planejamento para organizar a hospedagem poderá consumir tempo precioso na hora de procurar um novo lugar para ficar e dormir.

Conclusão

Neste artigo apresentamos o verdadeiro conceito de fotografia de viagem e sua importância para a experiência do fotógrafo profissional, autoral ou que atua por conta própria para terceiros.

Atualmente, esse tipo de fotografia tem crescido bastante e gerado até mesmo comunidades de fotógrafos viajantes que aliam o prazer de viajar com a geração de imagens de qualidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade