Como planejar Fotos de Festa de Aniversário?

0 97
Tempo de leitura: 3 minutos

As fotos de aniversário sempre marcam as nossas vidas e as memórias das pessoas que se fazem presente no dia do evento. Inicialmente, saber planejar esse tipo de fotografia é de suma importância para não desperdiçar um dos momentos mais inesquecíveis de uma pessoa.

Atualmente, tem crescido a realização de ensaio fotográfico de aniversário como forma de realizar imagens bem trabalhadas não somente no momento do “apagar as velinhas”, mas em todas as etapas da realização do evento.

Geralmente, trata-se de um evento muito divertido e lúdico, através do qual o fotógrafo oferece para o cliente a possibilidade de ter a melhor recordação da comemoração através de fotos inesquecíveis.

Mesmo em tempos de pandemia, celebrar o aniversário possibilita também realizar fotos em estúdio e em áreas externas como forma de enriquecer as imagens finais que compõem o ensaio como um todo.

Por que fazer fotos de aniversário?

Seja para registrar o aniversário de uma criança, adulto ou idoso, é importante que o fotógrafo escolha uma boa máquina fotográfica profissional, faça um planejamento junto com o seu cliente e seja também definida a temática da festa.

No caso das fotos, é indicado ao aniversariante ou organizador da festa decidir pela contratação de um fotógrafo profissional, pois quando as fotografia são feitas pelos pais ou amigo, poderá ocorrer uma ansiedade na hora de captar as imagens, ou pelo fato da máquina passar de mão em mão sem gerar bons resultados padronizados.

Quando o cliente decide realizar um ensaio, a sequência das fotos pode ser realizada durante a festa, ou até mesmo ou em outro ambiente que complemente ou represente em sua totalidade a temática do evento.

Como planejar?

Para realizar boas fotos de aniversário, a seguir apresentamos dicas simplificadas de como planejar todo o processo.

1) Convidados

É importante saber quem de fato será convidado para comparecer à festa de um aninho da criança, de quinze anos da mocinha da casa ou de cinquenta anos do chefão da casa. Mas, independente da idade, é importante definir quais familiares e amigos comparecerão.

Ao organizar a lista de convidados, selecione papel e caneta e faça uma lista por grupos de família, amiguinhos do aniversariante, amigos da empresa (no caso do aniversariante ser adulto), familiares, parentes e entre grupos que sejam importante.

2) Decoração

A decoração será primordial, não somente para a ambientação da festa em sim, mas até mesmo para a qualidade das fotos. Quando a decoração apresenta a cor e o tema certo, as chances das fotos captadas durante a festa apresentarem alta qualidade serão muito maiores.

3) Data da festa

Ao definir a data da festa é importante verificar se não haverá feriados ou domingos que possam interferir sobre a data escolhida. É importante fazer o planejamento da data com três ou quatro meses de antecedência.

E uma boa dica: Ao começar a definir a data, já comece a contatar os melhores fotógrafos profissionais para serem contratados para o evento.

Como planejar Fotos de Festa de Aniversário?

4) Defina o orçamento

Para evitar qualquer tipo de surpresa, é importante definir o orçamento. Neste ponto você já possui a data, a lista inicial de convidados, o tema (decoração) da festa e o fotógrafo que pretende contratar para realizar as fotos e ensaios de aniversário.

O orçamento também deverá cobrir outros gastos como os do bufê, transporte até locação do salão de festas.

Depois de definir o orçamento da festa, você poderá definir a verba que terá para contratar um bom fotógrafo para realizar a captação de imagens do evento.

5) Lembranças

Caso o aniversariante já tenha realizado ensaios fotográficos antes da festa, poderá selecionar uma foto sua para colocar na estampa das lembrancinhas da festa a ser entregue aos convidados como chaveiro, sacolinha de doce ou brinquedinhos a ser entregue aos convidados.

6) Contrate um bom fotógrafo

Agora que a festa já está planejada, você pode focar em contratar um fotógrafo que seja especializado em registrar eventos como os de aniversários com a capacidade de não perder nenhum momento inesquecível.

Sabemos que muitos momentos podem permanecer na nossa memória, mas somente um bom fotógrafo profissional consegue registrar os melhores momentos da melhor forma.

7) Compre uma Câmera fotográfica

Mesmo podendo contar com a presença de um bom fotógrafo, o aniversariante e o organizador da festa podem optar por carregar a própria câmera para fazer registros mais pessoais e em primeiro plano como forma de adicionar mais imagens para o álbum da festa de aniversário.

Neste caso, tanto a família quanto o aniversariante podem comprar câmeras fotográficas profissionais ou semi profissionais para usar na festa e no ensaio fotográfico.

Como planejar Fotos de Festa de Aniversário?

Conclusão

Neste artigo apresentamos importantes dicas de como organizar a festa e as fotos de aniversários, intensificando a noção que o planejamento das fotos deve caminhar junto com o planejamento da foto como um todo, principalmente em relação ao orçamento.

Existe a possibilidade de realizar captação de imagens dos momentos da festinha ou até mesmo realizar um ensaio mais complexo com cenas da festa, de ambientes diferenciados ao da festa ou com temas mais específicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.