Home»Artigos de Foto e Vídeo»Como posicionar o seu flash speedlite profissional na hora de fotografar

Como posicionar o seu flash speedlite profissional na hora de fotografar

1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Tirar fotos com flash speedlite profissional pode parecer assustador às vezes, mas também abre um mundo totalmente novo de possibilidades para tirar algumas fotos verdadeiramente épicas que simplesmente não seriam possíveis com a luz natural.

O Flash speedlite profissional parece uma ideia muito boa para quem está começando e deseja ter mais controle sobre a iluminação de seus ambientes de filmagem, mas além dos conhecimentos de iluminação necessários e das configurações básicas do flash, é importante ter alguma técnica na hora de fotografar com Flash speedlite profissional.

Ao fotografar com um Flash speedlite profissional na câmera DSLR, você uma grande quantidade de luz extra que nem sempre é realmente necessário, já que os flashes quando colocados no automático não levam em consideração a quantidade de luz e variações que podem ocorrer no entorno do motivo e dispara uma quantidade que afeta não somente ele, mas todos os elementos da imagem.

  • Posicionar nas laterais:

NUNCA utilize o Flash profissional diretamente sobre o seu motivo, como explicado, nem sempre a quantidade de luz que estará emitindo será realmente necessária no resultado final, levando em consideração que o motivo nunca está sozinho numa imagem. Por isso utilizar rebatedores de flash pode uma boa solução.

 

Flash speedlite profissional
Flash speedlite profissional com rebatedor
Flash speedlite profissional
Flash speedlite profissional direto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os rebatedores de Flash speedlite profissional ajudam a direcionar a luz com mais suavidade e maior dispersão para o que está sendo fotografado, assim é possível obter imagens bem iluminadas e com resultados naturais. Outra solução são os rebatedores de estúdio, que podem ser posicionados de forma para receber a luz direta do flash e reemiti-la em outras tonalidades, para criar efeitos novos.

Utilizar paredes e superfícies coloridas na falta desses acessórios pode ser uma boa escapatória, lembre-se de deixar seu motivo próximo da fonte que irá rebater a luz do flash e vice-versa.

  • Posicionar para traz:
flash speedlite profissional
flash speedlite profissional em direção do motivo

Posicionar o seu flash para traz também pode trazer bons resultados. Quanto utilizamos o flash na lateral, geralmente estamos balanceando com outro foco de luz ou preenchendo algum espaço mal iluminado através de compensação, já quanto utilizamos ele posicionado para traz estamos preenchendo todo o motivo ou uma quantidade maior do que a lateral faria.

flash speedlite profissional
flash speedlite profissional voltado para trás, rebatendo a parede

E no que isso difere? Dispersar a luz em um todo pode contribuir para maior harmonia entre o fundo da foto e o motivo principal e fornecer a ele melhores condições de iluminação e balanço com a luz direta, seja do sol, seja de equipamentos de iluminação profissional. Geralmente utilizamos o flash para traz quando há a presença de rebatedores, paredes e tetos brancos e lisos para dispersão completa e o mais uniforme possível. Isso também impede que o flash estoure pontos brancos em locais ensolarados.

  • Posicionar para cima:

Ao posicionar o seu flash speedlite profissional para cima há uma dispersão muito grande da luz de seu disparo e uma perda maior de sua potência, ou seja, em locais onde não haja suporte para rebater a iluminação, como tetos ou rebatedores, a luz se torna mais fraca. No entanto isso pode ser um ponto positivo na fotografia, pois ajuda a diminuir sombras suaves e dar mais contorno ao rosto, por exemplo. Já em ambientes fechados ou com a utilização dos rebatedores já mencionados, o efeito é parecido com a posição do flash speedlite profissional invertida para trás, no entanto muito mais concentrado e muito mais potente.

flash speedlite profissional
flash speedlite profissional apontado para cima
flash speedlite profissional
flash speedlite profissional em direção do motivo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por mais que a luz que chega em seu motivo seja menor, nos locais fechado, o campo atingido recebe maior quantidade de iluminação. Isso é comum de se ver em casamentos, baladas, festas e eventos onde o fotografo utiliza o flash para cima para fotografar em locais específicos. Além do efeito mais firme da luz rebatida, mirar para o alto pode ajudar a ter um ambiente inteiro mais iluminado, já que a luz perdida ir se dispersar com facilidade nele.

Em suma, a posição do seu flash pode alterar muito ou pouco o resultado final de sua fotografia profissional, mas tudo depende da combinação também de seus equipamentos, como a objetiva para dslr, ou das configurações de sua câmera.

Ter um flash não fará suas fotos ficarem bem iluminadas automaticamente é necessário ter uma boa técnica e conhecimento de iluminação, nem sempre o flash speedlite profissional é realmente necessário e aí você pode usar toda a sua criatividade junto com a iluminação fornecida pelo próprio local.

 

Post anterior

A FOTOGRAFIA POLÊMICA E SURREAL DO FRANCÊS ANTOINE D'AGATA

Próximo post

O MUNDO COLORIDO DO FOTÓGRAFO AMERICANO WILLIAM EGGLESTON