Como Postar Fotos quebrando o algoritmo do Instagram?

0 102
Tempo de leitura: 3 minutos

É possível quebrar o algoritmo do Instagram de forma prática e bem direcionado para posicionar melhor as fotos e imagens produzidas pelos profissionais nas redes sociais.

Porém, nos últimos anos, o Instagram tem relatado que não é mais uma rede social de compartilhamento de fotos, o que tem decepcionado muitos fotógrafos da atualidade.

Percebemos que essa rede social tem privilegiado muito a postagem de vídeos e de mini vídeos referidos como reels. Dessa forma, a publicação de stories e de feeds terá um menor alcance em comparação aos vídeos dentro da rede social.

Como Postar Fotos quebrando o algoritmo do Instagram

Como quebrar o algoritmo do Instagram?

Muitos fotógrafos estão descobrindo formas de fazer o Instagram posicionar melhor suas fotografias de forma intuitiva e inteligente.

Ao percebermos que o Insta está oferecendo maior alcance para os reels, a primeira iniciativa a tomar é postar as fotos no formato de reels.

Para possibilitar essa ação, é indicado que o fotógrafo converta suas fotos até então estáticas no formato de vídeos de cinco segundos para enganar o algoritmo da rede social.

Posteriormente, as imagens convertidas em vídeos podem receber uma trilha sonora para angariar mais atenções na rede social.

Ao investir na postagem de lindas fotos dessa forma, o próprio Instagram irá indicar o reels das fotografia como dica de vídeos para outros usuários da rede social.

Como fazer?

O fotógrafo pode selecionar uma foto no formato de 16 x 9 e inserir no editor de reels como forma de editar e converter em um vídeo de cinco segundos.

Nesse caso, o fotógrafo pode escolher uma música ou simplesmente não colocar música nenhuma. É importante evitar colocar efeitos de animação ou de excessos de máscaras para não poluir a imagem original da foto.

TikTok ou Instagram

A ideia de quebrar o algoritmo do Instagram dessa forma foi inspirada nas postagens de imagens estáticas no concorrente TikTok. Mesmo que o fotógrafo não aceite o fato do Instagram estar imitando o TikTok, é importante saber usar as ferramentas e os estilos de publicação a seu favor.

Como Postar Fotos quebrando o algoritmo do Instagram

O que é o algoritmo no Instagram?

Esse tipo de algoritmo se refere a um conjunto de cálculos, dados e critérios que a rede social aplica automaticamente para selecionar o que pode se tornar popular ou não de forma indicada ou orgânica.

De forma automática ele determina quais imagens ou posts poderão aparecer para cada usuário ou assunto marcado pela hashtag #.

Dessa forma, a rede social procura incentivar os usuários a aproveitarem mais da rede social e gerando um feed personalizado para cada usuário assistir.

Existe também os fatores comerciais que envolvem o tempo e o gosto de cada pessoa na rede social para determinar orientações para anúncios e postagens impulsionadas.

O conteúdo do Instagram basicamente se refere aos Feeds, Stories, Reels e barra “explorar”.

Para Feed e Stories

Recentemente, a aplicação da inteligência artificial passou a fazer parte da orientação da rede social, para ajudar os usuários a indicar quais feeds mais se identificam, e quais stories são mais compartilhados entre amigos e familiares.

Dessa forma, a rede social consegue classificar a ordem de cada conteúdo para todos os canais priorizados em cada postagem seguida por cada pessoa.

Podem existir exceções, principalmente no caso de anúncios, que podem aparecer no feed e nos stories conforme a proximidade de cada usuário a uma determinada marca ou produto.

Como Postar Fotos quebrando o algoritmo do Instagram

Mais observações

A seguir apresentamos mais pontuações a respeito de como se comporta o algoritmo do Instagram.

1) Informações sobre cada postagem

Essa rede social sempre considera o nível de popularidade de um post, podendo medir através de comentários, curtidas e links salvos. Mas, outras informações relativas a conteúdo podem ser postadas e consideradas pelo algoritmo para definir se o perfil de um determinado fotógrafo merece ser indicado ou não.

2) Informações do usuário

O algoritmo também considera as informações relacionadas à pessoa que fez as postagens. Usando o critério de importância da pessoa em relação a um determinado público.

3) Atividade do usuário

Seja fotógrafo profissional ou não, as atividades do perfil que posta as fotos estáticas ou em forma de reels ajudam a orientar que tipo de conteúdo ou temas de imagens o perfil mais posta.

A atividade do usuário é de grande importância para determinar o temas de maior interesse das fotos postadas pelo fotógrafo.

4) Interação

Os históricos de interação ajuda bastante a saber quando o perfil consegue responder aos comentários, curtidas e mensagens internas.

Como Postar Fotos quebrando o algoritmo do Instagram

Mais observações

Depois de compreender cada algoritmo, torna-se fácil identificar todos os sinais para que o algoritmo preveja uma série de comportamentos a respeito da probabilidade de comportamento e de publicação de um determinado perfil.

Conclusão

Neste artigo apresentamos uma dica preciosa de como quebrar o algoritmo de fotos no Instagram e explicamos como que esse mesmo algoritmo funciona de forma básica e direcionada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.