Como produzir Fotos e Vídeos para loja virtual?

Como produzir Fotos e Vídeos para loja virtual?

Atualmente, os empreendedores pesquisam formas de como produzir fotos e vídeos para loja virtual. Sabemos que grande parte dos clientes se sente mais segura em realizar compras em uma loja online quando a loja veicula imagens e vídeos apresentando os produtos em detalhes.

Nos últimos tempos, também tem crescido o número de os canais de YouTube que veiculam vídeos que funcionam como verdadeiros tutoriais para utilização de determinados produtos e equipamentos.

Sendo assim, o vídeo demonstrativo e explicativo pode complementar a apresentação de uma foto já realizada anteriormente através de uma fotografia no site da loja ou em outras plataformas digitais de ofertas.

Devemos lembrar também que, a maioria das câmeras semi profissionais e profissionais existentes no mercado permitem produzir fotos e vídeos com qualidade relevante e boa resolução.

Como produzir Fotos e Vídeos para loja virtual?

Como produzir fotos e vídeos para loja virtual?

Não importa o tamanho do investimento ou segmento de atuação. A loja online pode ser pequena ou grande, o segmento ser restrito ou estar em grande fase de crescimento e, independente do tipo de produto apresentado, é obrigatório que produtos e serviços sejam apresentados através de fotos e vídeos.

No caso de um negócio de pequeno e médio porte, o próprio empreendedor pode comprar câmeras e equipamentos fotográficos para produzir as imagens para o seu negócio.

Atualmente, os melhores equipamentos nacionais e importados são encontrados com preços acessíveis, além da durabilidade que é cada maior nos equipamentos fabricados atualmente.

O primeiro ponto é selecionar o produto que a empresa precisa promover, identificar o público para o qual será entregue a mensagem e especificar que tipo de imagem ou vídeo são necessários para a criação e edição do conteúdo promocional.

Vídeo oportuno

Quando o produto ainda não é conhecido por todos, quando se trata de um lançamento que as pessoas ávidas para aprender a usar um produto novo ou quando a empresa precisa fazer uma chamada promocional, o vídeo é uma grande oportunidade para apresentar produtos e serviços.

Imagine a empresa apresentar o lançamento de um carro que acabou de chegar na concessionária, o gerente da loja poderá criar filmar o automóvel sob diferentes ângulos, utilizando o ambiente da própria loja ou um ambiente externo reforçando a qualidade do produto.

Em todos os casos, o vídeo pode complementar a imagem ou foto já existente de um produto na loja online e apresentar dicas relacionadas a um anúncio veiculado na internet referente a venda de produtos de baixo ou alto envolvimento.

Nessas horas, é fundamental adquirir uma câmera que permita ao próprio empreendedor realizar e editar as imagens para a sua empresa e para a venda.

Como produzir Fotos e Vídeos para loja virtual?

Outros Equipamentos

Além da câmera, a empresa ainda precisará utilizar itens auxiliares para a realização de fotos e vídeos, como tripé, iluminadores led, rebatedores e microfones.

Inicialmente, além da câmera, dependendo da necessidade real, a empresa pode investir na aquisição de um tripé visando posicionar a câmera com a finalidade de manter a estabilidade do equipamento e da lente.

Ao utilizar o tripé, a imagem da foto não ficará tremida, principalmente, no caso de gravação de vídeos. Em determinados tipos de vídeos, uma leve tremida pode passar despercebida, mas caso o tremor seja constante a qualidade do vídeo ficará comprometido.

Para evitar borrões na imagem e tremidas é importante utilizar tripé e programar o timer da máquina para que a captura seja feita no tempo certo e de forma perfeita.

Como produzir Fotos e Vídeos para loja virtual?

Não abuse no Flash

Em certos casos, o flash pode ajudar a elevar a nitidez de uma imagem, porém o uso excessivo desse recurso poderá comprometer a qualidade da fotografia.

O flash costuma gerar uma luz direta e dura, produzindo sombras excessivas, sendo necessário retirar o flash e utilizar a luz natural do ambiente ou luz de um foco bem colocado no ambiente interno.

Evite sombras

Imagine fotografar um equipamento de som de grande porte ou até mesmo um automóvel que será colocado à venda no site da empresa ou em marketplace parceiro. Realizar esse tipo de imagem, seja no formato de fotografia ou vídeo, requer cuidados com o excesso de iluminação, evitando também a ocorrência de sombras.

Em todos os casos, conforme o tipo de luz usada, o excesso de sombra pode ser prejudicial quando ela esconde detalhes do corpo de determinado produto, podendo alterar a percepção de volume.

Como produzir Fotos e Vídeos para loja virtual?

​Use a luz a seu favor

É indicado procura controlar a iluminação com o intuito de obter a melhor imagem. No caso do vídeo, pode ocorrer variação de luminosidade, principalmente, no caso de filmagens feitas em movimento.

Seja para realizar uma fotografia ou vídeo, é importante evitar realizar uma imagem contra a luz para não gerar sombra ou efeito silhueta sobre o conteúdo do produto.

O vídeo explicativo, por exemplo, precisa apresentar o produto em detalhes para incentivar o cliente a conhecer e comprar o produto.

Porém, quando as luzes e as sombras são bem exploradas, o observador da imagem poderá ter uma noção real de profundidade e de escala de tamanho do produto.

Como produzir Fotos e Vídeos para loja virtual?

Limpe o produto antes de realizar a imagem

É importante que o produto esteja limpo para a realização das fotos e vídeos. O produto pode ser novo, recém fabricado, usado ou reformado, é fundamental que ele esteja limpo e atrativo na imagem.

Mesmo quando uma pessoa pretende vender livros usados na internet, é indicado que os exemplares estejam com a capa em bom estado, limpos e com os títulos legíveis.

O mesmo vale para a venda de automóveis, mobílias, equipamentos eletrônicos, equipamentos digitais, impressos, roupas, alimentos e entre outros tipos de produtos de alto ou baixo envolvimento.

Como produzir Fotos e Vídeos para loja virtual?

Conclusão

Ao saber como produzir fotos e vídeos para loja virtual, percebemos que é essencial ter cuidado na escolha da câmera, do ambiente, na limpeza do produto e até mesmo na iluminação escolhida.

Atualmente, é cada vez maior o uso de fotos e vídeos para apresentação de produtos em lojas virtuais, e-commerce e marketplace.

É indicado sempre fotografar os produtos por categoria, selecionar as melhores imagens e fazer a edição final obedecendo os formatos necessários para a loja.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]