Como realizar Fotografias Submarinas?

0 51
Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas pessoas se perguntam em como realizar Fotografias Submarinas. Inicialmente, o crescimento pela busca de fotografia subaquática tem crescido cada vez mais com o crescimento do turismo ecológico, da evolução dos equipamentos fotográficos à prova de água e do aumento do interesse em relação a esse tema.

Esse tipo de atividade fotográfica permite captar e registrar fotos debaixo d’água, podendo ser praticada em alto mar, na beira do mar, em rios, cachoeiras, lagoas e piscinas.

É uma modalidade de fotografia que gera uma sensação bastante única para o fotógrafo amador ou profissional que aprende a desenvolver técnicas para esse tipo de de fotografia e para o público geral que curte o ambiente subaquático.

Desafios iniciais da Fotografia Submarina

Inicialmente, o planejamento e realização desse tipo de imagem depende do uso de equipamentos de alta qualidade, equipamentos adaptados para serem usados debaixo d’água e o domínio de técnicas para saber fotografar e filmar nesse tipo de ambiente.

Como realizar Fotografias Submarinas

O que é Fotografia subaquáticas ?

Podemos conceituar esse tipo de fotografia como uma importante área do trabalho fotográfico que permite a captação de imagens por meio de práticas de mergulho, nado, mergulho em apneia, snorkel e Scuba “Dispositivo para Respiração Subaquática Autocontido”.

A realização de captações nessas condições precisa considerar a variação da iluminação natural ou artificial, comportamento da luz em relação à câmera dentro da água, a variação das cores, a movimentação dos equipamentos na água e a distância necessária entre a câmera e os objetos a serem enquadrados.

Cuidados técnicos

Geralmente, quando estamos fotografando sob a água, é comum que os objetos tenha a aparência que estão mais próximos do que a realidade, lembrando que estão sob uma pressão maior além da interferência de determinada profundidade.

É importante aprender a dominar o uso de aplicação de alguns ângulos e saber selecionar as melhores câmeras que oferecem acessórios mais específicos que ajudem a adaptar a máquina para o ambiente aquático.

Em uma visão geral, a fotografia captada em ambiente subaquático pode sofrer influência de correnteza, baixa visibilidade (variação da entrada da luz natural) e das marés.


Em muitos casos, o fotógrafo também precisará ser um bom mergulhador para conseguir fazer determinados tipos de imagens em algum tipo de profundidade, além de contar com equipamentos, lentes e acessórios de iluminação que viabilizem a geração de fotos.

Nesse tipo de prática fotográfica, o profissional poderá se deparar com grutas, objetos naufragados, paisagens submarinos e entre outros ambientes existentes no fundo do mar e fundo de rios.

Como realizar Fotografias Submarinas

Fotografia de fauna e flora aquática

Um dos gêneros fotográficos mais praticados debaixo da água é a fotografia de fauna e flora subaquática, principalmente, para pesquisas científicas, publicações editoriais em revistas e jornais, publicação em sites especializados e até mesmo para a produção de documentários para TV e cinema.

Em todos os casos é buscado o registro da vegetação marinha e de animais com todo o cuidado em relação aos riscos e variações do ambiente. O primeiro passo é respeitar os seres vivos de cada ambiente, nadar ou mergulhar sempre com calma e conhecer previamente a reação de alguns animais, principalmente, o tubarão.

É fundamental que o profissional tenha sempre atenção, procurando enxergar o mais longe possível para conseguir escolher o melhor ângulo de cada espécie selecionada para fotografar ou filmar.

Retratos subaquáticos

A captação de imagens subaquáticas está cada vez mais em alta entre os profissionais de fotografia. São imagens que podem ser geradas em diferentes tipos de oceanos, baías e rios.

Porém, além do interesse científico e ecológico, novos temas estão sendo inseridos neste ambiente, como comemorações de casamento e de aniversário debaixo de água.

Mesmo que o cliente possa escolher a piscina de casa e de um clube como local, esse tipo de ensaio pode ser planejado e realizado durante mergulhos guiados como forma de registrar momentos marcantes na vida do cliente.

Como realizar Fotografias Submarinas

Além das comemorações, temas como fotos de família e de gestantes debaixo da água estão na moda também. Muitas mulheres que estão grávida escolhem esse tipo de ensaio para ter uma lembrança marcante do período da gestação.

Fotografia Publicitária

A produção de fotos para anúncios e campanhas também tem adotado a fotografia submarina como tema. Sabemos que esse tipo de foto desempenha a função de divulgar, persuadir, vender e apresentar o conceito de produtos e serviços para determinado público.

Tem cada vez mais frequente fotografar produtos debaixo da água como forma de intensificar determinado tipo de mensagem, bem como conscientizar o receptor da mensagem em relação à consciência ecológica com os ambientes marinhos.

Como realizar Fotografias Submarinas

Formação

Para o estudante ou profissional de fotografia que tem o objetivo de trabalhar com a geração de imagens submarinas, não é necessário ter curso superior para executar esse tipo de trabalho, mas uma formação específica poderá ajudar.

Ter conhecimentos sobre mergulho, noção sobre profundidade e conhecer equipamentos fotográficos à prova d’águas (lentes, câmeras profissionais, iluminadores, etc) ajuda bastante no processo de realização dos trabalhos.

Curso de mergulho

Uma das principais etapas para se tornar em um bom fotógrafo nessa área é realizar o curso de mergulho. O curso oferecerá para o profissional aulas teóricas e práticas para ajudar o profissional a se sentir mais seguro e equilibrado no fundo do mar, rios e piscina.

Porém, para realizar o curso é necessário comprovar ter boa saúde com a realização de exame médico, saber nadar, ter idade mínima de 18 anos ou de 12 anos sob autorização dos pais.

Como realizar Fotografias Submarinas

Outros conhecimentos

Além de saber mergulhar, é importante saber cuidar e tratar dos equipamentos de fotografia com a capacidade de saber montar e desmontar, limpar os equipamentos depois de cada tipo de inserção, e saber sempre manter os equipamentos impermeáveis.

Conclusão

Se dedicar à produção de fotografia submarina ou subaquática é um desafio bastante atrativo para os profissionais de fotografia, além de oferecer novas oportunidades de mercado pouco explorada.

A tendência é de pleno crescimento nesse tipo de mercado de fotografia com a crescente procura por equipamentos específicos para a fotografia feita debaixo da água.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade