Como realizar Fotos para o Natal

Como realizar Fotos para o Natal?

O ato de realizar fotos para o Natal significa um sentimento muito especial para registrar os momentos em família ou para divulgar produtos e serviços natalinos de uma empresa.

Em todos os casos é importante valorizar o ambiente, a decoração e a temática de cada tipo de fotografia. Com a aproximação dessa data especial, é importante pensar em criativos ensaios de Natal com os filhos e a família, utilizando importantes meios para criar imagens inesquecíveis.

Além de poder usar equipamentos de fotografia profissionais ou semi profissional, é indicado investir na criatividade, construir cenários divertidos e abusar na decoração.

Como realizar Fotos para o Natal

​Fotos para o Natal

Como falamos desde o início do artigo, a decoração é um dos fatores primordiais para marcar a data nas fotografias. O fotógrafo pode incluir o ambiente interno junto com o ambiente externo para enriquecer ainda mais o resultado.

Mas, mesmo que a família não tenha um ambiente externo como um jardim, é possível realizar um lindo ensaio explorando o ambiente interno da casa ou apartamento como a árvore de Natal, a mesa da ceia, os presentes e outros mimos que farão parte da festa.

Todos os cantinhos da casa podem servir de plano de fundo, sempre buscando adaptar a iluminação ambiente para enriquecer as fotografias.

Esse tipo de foto pode ser realizada antes do dia dos festejos, ou no mesmo dia da festa e da ceia. Boa parte das imagens podem ser feitas logo que os convidados chegam à festa como forma de aproveitar a empolgação inicial.

Pense no conforto de todos

Como realizar Fotos para o Natal

Também não adianta encher a casa e os cômodos de decoração e caixinhas de presente e impedir o conforto das pessoas na festa.

Devemos pensar, principalmente, nas crianças. Elas costumam ser a parte mais empolgada da festa que vivem em busca de seus presentes, das guloseimas e de assistir a um jogo ou desenho animado na SmartTv.

Porém, a criança pode sentir sono, fome ou até mesmo mais ansiedade do que os adultos. É importante evitar que muitas pessoas fiquem no lugar das crianças para que elas não se sintam deslocadas e possam também participar das sessões de fotografia.

Evite jogar caixas de presentes vazias sobre os sofás e camas para não comprometer o conforto das pessoas e não criar um ambiente de bagunça nas fotografias.

Não use roupas pesadas

É importante evitar o uso de roupas e acessórios em excesso. As fotos para o Natal podem pedir inúmeros artigos e tipos de roupas a serem utilizadas pelos donos da casa e pelos seus frequentadores.

Mas, é importante que as peças sejam confortáveis e não causem irritação. No Brasil, o Natal costuma ocorrer em épocas de verão com dias quentes e noites chuvosas, podendo permitir o uso de bermudas e camisetas.

Utilizar roupas leves e adequadas ajudará bastante a família e seus convidados na realização de imagens de qualidade e profissionais.

No caso das crianças também é indicado evitar o uso de roupas pesadas ou de acessórios excessivo, pois alguns pais cometem o erro de querer “fantasiar” o filho como se fosse um dia de carnaval.

Como realizar Fotos para o Natal

Escolha os melhores locais de sua casa

As imagens podem ser registradas pela própria família ou por meio de um profissional de fotografia especializado em fotos de família, eventos e temas natalinos.

É indicado, por exemplo, fazer fotos próximas da árvore de Natal incluindo o uso de bolinhas de coloridas, enfeites e pisca-pisca para gerar o clima natalino na imagem.

Caso a residência tenha área externa, no final da tarde poderá ser possível aproveitar a luz natural e, posteriormente, saber focar luzes artificiais no horário da noite para criar imagens marcantes.

No caso de imagens feitas na área externa no horário da noite, é importante adquirir lentes especiais para a câmera captar a melhor imagem possível. Porém, é importante verificar se o ambiente está seguro para a captação de imagens externas.

Outros fatores

Mesmo que o ensaio seja profissional ou caseiro, a espontaneidade, a desenvoltura e a naturalidade das pessoas serão fatores fundamentais para as fotos de Natal.

Estar no clima é importante para evitar que as imagens fiquem sem graça e não abstraem o clima natalino.

Em muitos casos é indicado colocar uma música bacana que todos gostam de ouvir, músicas natalinas e servir bem os convidados.

Como realizar Fotos para o Natal

Não tenha o medo de ser fotografado

Seja em casa ou em local externo, participe das fotografias com interesse permita ser fotografado várias vezes seja pelo dono da festa ou pelo fotógrafo profissional.

É importante também procurar por novos ângulos e enquadramentos que possam valorizar a geração das imagens. Em certos casos, câmeras fotográficas profissionais podem ajudar a gerar enquadramentos melhores que de fato serão importantes para o resultado final.

Chame Papai Noel

Caso Papai Noel não apareça, alguém poderá se fantasiar de bom velhinho e posar para as fotografias com todos da família. Em certos casos, dependendo da idade, o bom velhinho pode até fazer poses engraçadas para enriquecer as imagens finais junto com os convidados, o importante é manter o clima.

Para abusar dos melhores enquadramentos e registrar melhor o ambiente, é indicado manter a câmera na função macro e manter distância mínimo de 1 metro perante um grupo de pessoas ao redor da mesa ou de outros ambientes.

Como realizar Fotos para o Natal

Conclusão

Portanto, seja para fotografar detalhes da ceia, da reunião familiar e entre amigos, as fotos para o Natal podem registrar momentos únicos em família e até mesmo gerar conteúdo para os negócios de uma empresa que também opte por fazer esse tipo de ensaio.

Atualmente, investir na realização de ensaio fotográfico para as épocas natalinas têm se tornado em uma forte tendência para famílias, amigos e empresas.

É interessante explorar a temática do Natal, os enfeites e a decoração, e deixar a criatividade fluir naturalmente na busca de novos resultados.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]