Como renovar o portfólio de um fotógrafo?

0 109
Tempo de leitura: 4 minutos

O ano novo já começou e está na hora de renovar o portfólio de fotografia. Seja impresso ou digital, o fotógrafo ao renovar o seu portfólio poderá inserir imagens de novos trabalhos que desenvolveu no recente ano e incluir novas legendas ou links para apresentar o seu trabalho de forma mais atual.

Mesmo quando o fotógrafo consegue fechar bons contratos e abordar novos clientes, a clientela potencial sempre pede para verificar o portfólio do profissional para ter a certeza que irá contratar o melhor profissional para gerar suas imagens e sessões de fotos.

Para um fotógrafo o portfólio funciona como uma preciosa vitrine através da qual o profissional apresenta suas imagens, suas especialidades como profissional e com qual tema mais costuma trabalhar como fotógrafo.

E importante começar o ano com pé direito inserindo novas imagens inspiradas em trabalhos recentes e em trabalhos anteriores.

renovar o portfolio de um fotografo portifolio fotografia

É importante renovar o Portfólio de Fotografia?

Anualmente, todas as empresas costumam renovar os seus catálogos de produtos e serviços, buscando incluir novidades e inovações.

Empreendedores de diferentes segmentos também visam inserir diferenciações em seus projetos de negócios como forma de reposicionar sua presença de mercado.

O mesmo acontece com o fotógrafo. O fotógrafo também precisa se considerar como um empreendedor de imagens e de experiências únicas para o seu cliente.

Renovar o portfólio significa que o profissional está em plena atividade, realizando novos projetos e sempre atualizado no seu setor de trabalho.

O que é Portfólio de Fotografia ?

Para os estudantes ou profissionais iniciantes, ainda não deve ser comum ter um portfólio amplo. No caso de um profissional que ainda possui poucos trabalhos realizados, é indicado investir na apresentação do currículo e dedicar parte de seu tempo com a captação de imagens autorais como forma de ter algum tipo de material para apresentar.

Talvez, o principal foco do profissional iniciante seja o de pegar trabalhos menores e clientes locais como forma de fazer experiência e montar suas primeiras carteiras de clientes.

Para o profissional, é necessário compreender o portfólio fotográfico como uma tradução prática de seu currículo. O portfólio conseguirá reunir as melhores imagens e fotos de seus trabalhos recentes e sempre que o portfólio for renovado, terá algo de novo para apresentar para antigos e novos clientes.

renovar o portfolio de um fotografo portifolio fotografia

Para atingir os melhores resultados

O portfólio poderá ser criado através de um site próprio, no Pinterest, Instagram ou em outras plataformas de fotografia.

Porém, é muito importante ao profissional sempre atualizar seu portfólio, principalmente, em ciclos semestrais ou, no mínimo, uma vez ao ano, depois de reunir novas imagens para adicionar.

É indicado ao profissional marcar a sua personalidade como profissional de forma simples e direta. Para justificar o ato de renovar o portfólio de fotografia está a determinação dos seguintes objetivos:

– Fidelizar os atuais clientes;

– Atrair novos clientes;

– Aprimorar a presença profissional no mercado.

Para atingir os melhores resultados também é indicado revisar os equipamentos fotográficos utilizados, bem como pensar em comprar uma câmera profissional ou semi profissional nova para dar conta de atender novas demandas. Pois, quem renova sempre o seu portfólio sempre terá mais chances de atrair novos clientes.

renovar o portfolio de um fotografo portifolio fotografia

Como renovar seu portfólio ?

Para pensar na renovação de seu portfólio de fotógrafo, apresentamos a seguir preciosas dicas que se adéquam para profissionais iniciantes ou experientes.

1) Determine o objetivo profissional

É importante identificar em qual área ou tema você mais atua como profissional. A temática deve fazer parte de suas imagens e de seu portfólio. Por exemplo, caso seja especialista na produção de fotos de automóveis, intensifique a presença de carros e peças em suas fotografias.

Além de postar fotos de automóveis antigos ou de modelos recentes, valoriza as fotografias que captaram os detalhes de um automóvel ou peça, mesmo que seja uma foto que o seu cliente anterior dispensou, pois ela poderá atrair o interesse de outros clientes.

2) Uma foto para cada tema

No caso de um fotógrafo especialista em diferentes temas, é importante que o seu portfólio tenha, pelo menos uma foto para cada tema. Se no último ano, você trabalhou com a produção de fotos de casamento, bebê, família e viagens, selecione uma foto de cada tema ou área e poste no portfólio.

Claro que o profissional pode escolher publicar mais de uma foto, mas dependerá de seu objetivo e espaço em sua página de apresentação.

Porém, é fundamental decidir e escolher com certeza sobre as áreas de atuação para as quais já trabalhou ou pretende trabalhar.

3) Mantenha o padrão

É fundamental que as fotos recentes e que serão usadas para atualizar o portfólio demarquem a evolução profissional e mantenha o padrão técnico e de qualidade do profissional.

O padrão também ajudará a manter a uniformização dos projetos profissionais dentro de um determinado conceito.

renovar o portfolio de um fotografo portifolio fotografia

4) Selecione as melhores fotos

Selecione as melhores fotos conforme a sua própria opinião, a opinião de seus clientes e de outras pessoas que reconhecem o valor de sua técnica. Variações de resultados nas fotos é comum, portanto você pode escolher as melhores imagens para turbinar o conteúdo de seu novo portfólio.

5) Atualize sempre

O fotógrafo não precisa esperar virar o ano ou o semestre para atualizar o seu portfólio, a atualização poderá ser feita sempre que tiver uma boa quantidade de projetos ou de fotos autorais que justifiquem selecionar algo para o portfólio.

renovar o portfolio de um fotografo portifolio fotografia

Conteúdo é tudo !

Além de resumir o currículo e a qualidade do trabalho profissional, o portfólio também pode ser compreendido como uma preciosa fonte de conteúdo e referência para o posicionamento do profissional nesse mercado.

O conteúdo do portfólio precisa ter a capacidade de gerar impacto positivo, emoção e interesse no cliente potencial.

​Vantagem competitiva

Em relação aos concorrentes, o portfólio sempre atualizado gera vantagem competitiva mostrando para os potenciais clientes que o seu trabalho é mais atual e inovador no mercado atual.​

Conclusão

Seja para quem está começando ou já trabalha há muito tempo como fotógrafo, é fundamental montar um bom portfólio e sempre renová-lo. Para os iniciantes, a dica é montar o portfólio com imagens autorais ou com sessão de fotos gratuitas e, com o tempo, acrescer fotos de trabalhos.

Buscar destacar o seu trabalho em comparação aos demais profissionais é fundamental, além de ganhar mais credibilidade junto ao cliente potencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade