fotos com seu celular

Como tirar boas fotos com seu Celular: Dicas Essenciais

Os telefones celulares smartphone são cada vez menos telefone e muito mais câmera, não em vão o maior esforço dos fabricantes é voltado para tirar fotos melhores e maiores. Porém, nem sempre se obtém uma imagem excelente, por mais que o smartphone tenha capacidades, existe uma parte essencial para obter bons resultados: saber tirar fotos com seu celular.

A boa notícia é que você aprende a fazer boas fotos com seu celular e não precisa trocá-lo.

As enormes diferenças fotográficas entre os aparelhos existem por um motivo, mas isso não significa que um celular mais caro vá necessariamente tirar uma foto melhor: o olho e a imaginação do fotógrafo acabam fazendo a diferença. Além disso, em plena luz do dia, a maioria das câmeras fotográficas digitais tem um bom desempenho, portanto, um conhecimento extra faz a diferença entre uma boa imagem e uma excelente.

Como tirar boas fotos com seu celular? Não existe mágica além da experiência, então esta é a primeira dica: não tenha medo de tirar quantas fotos você precisa, o pior é não ter tirado a foto quando o momento exigiu. Experimente, brinque com composições, com as configurações da câmera, aproveite ao máximo o seu telefone: ele pode fazer muito mais do que você pensa.

Fotos com seu celular: a lente deve estar limpa

Parece óbvio, mas sabemos perfeitamente que é um dos problemas mais comuns: tirar fotos ruins porque a lente da câmera estava suja. Portanto, estes são os primeiros passos:

• Remova a tampa caso ela interfira nas fotos. Isso pode ir desde inserir a borda da imagem até causar reflexos na foto.

• Traga uma camurça para limpar a lente. Caso contrário, use uma área macia de sua roupa.

• As capas que protegem as lentes evitam que as lentes sejam riscadas, um defeito muito comum. Embora as óticas geralmente sejam mais bem protegidas, elas não são resistentes a todos os arranhões.

Quanto mais luz melhor

Quanto mais clara a cena, maior a probabilidade de se obter uma boa foto. Você já ouviu isso mais de uma vez: fotografia é luz. Portanto, para que uma imagem seja clara e nítida, é essencial que a cena esteja iluminada. Aproveite a luz do dia ou, na falta disso, coloque o primeiro plano da foto em uma área com iluminação artificial suficiente. Evite lâmpadas muito amarelas (você pode ajustar o equilíbrio do branco), use também o flash por padrão. No caso de estar tudo escuro, mantenha uma curta distância da lente para que o flash faça efeito.

Fotos com seu celular:cuidado com a luz solar

A luz solar direta tende a definir muito contraste, então você terá que avaliar se ela combina com você. Por outro lado, tirar uma foto com o sol à frente (contra a luz) fará com que o primeiro plano fique escuro, a menos que seu celular esteja executando HDR (alta faixa dinâmica).

Automático ou Manual? Depende

Entrar na fotografia envolve aprender uma infinidade de valores fotográficos, configurações e opções. ISO, Abertura, compensação de exposição, velocidade do obturador e muitos outros conceitos que recomendamos que você conheça. Agora, não fique obcecado: o celular tem uma série de limitações (principalmente de tamanho) que diluem o potencial de seu ajuste manual. O modo manual na fotografia funciona muito bem para focar em áreas muito específicas.

Tenha cuidado, isso não significa que seja uma má ideia usar a câmera no modo manual, muitas vezes é recomendado quando o primeiro plano está estático e a cena mal iluminada. Portanto, é melhor ter sempre o modo automático ativado: se você se deparar com algo que valha a pena fotografar, você terá mais opções para tirar em uma foto se a câmera responder rapidamente.

As melhores fotos que obtemos são aquelas que tiramos quase sem esperança de que se destaquem. Portanto, não tenha medo de mexer em todos os detalhes do seu celular: só assim você aprenderá a usá-lo. E além disso, você se divertirá no processo!

Confira também o Guia Básico da Arte de Fotografar

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]