Como tirar boas fotos com uma iluminação ruim?

0 2.855

Apesar dos inúmeros recursos que os atuais tablets e smartphones possuem, que fazem de cada indivíduo comum um fotógrafo em potencial, a arte de fotografar objetos, ambientes e paisagens, obtendo resultados inesperados e artísticos, ainda é bastante respeitada e valorizada, mesmo entre os jovens, quando demonstram já desde cedo a sua vocação para a fotografia.

Para os principais especialistas nessa arte, quando o assunto é como tirar boas fotos, a expressão de ordem é: Quanto mais luz melhor!

Portanto, se a sua intenção é tirar fotos com boa qualidade, principalmente, quando a iluminação deixa a desejar, convém atentar para algumas técnicas que, não só permitem a execução de um bom trabalho, como possibilitam a criação de efeitos magníficos, mesmo em um ambiente com iluminação precária.

Segue, portanto, 20 técnicas para tirar boas fotos em ambientes mal iluminados; garantindo não apenas praticidade e qualidade nos resultados obtidos, como também efeitos inesperados e com uma personalidade bastante característica.

1. Utilize Câmeras de qualidade

Uma sugestão que pode parecer simples, mas que muitas vezes é deixada de lado, tanto por questões econômicas, como pela falta de conhecimento técnico sobre fotografia e os diferentes tipos de equipamentos fotográficos disponíveis, com suas respectivas configurações.

Saiba que as máquinas profissionais possuem processadores de imagens bem mais potentes, sensores óticos de extrema qualidade, além de recursos inexistentes nas câmeras comuns; sendo, portanto, a qualidade da câmera fotográfica um fator determinante a ser lembrando diante da questão que se apresenta.

A questão de saber como tirar boas fotos em ambientes mal iluminados, com qualidade e fidelidade de resolução.

2. Utilize Câmeras que possuem controles manuais

As câmeras fotográficas que possuem controles manuais são as mais indicadas para quem tem dúvidas de como tirar boas fotos em ambientes mal iluminados e sem efeitos indesejados, como: manchas, borrões ou imagens escuras.

Além disso, as câmeras manuais permitem um melhor ajuste da amplitude do diafragma, do tempo de disparo, a configuração de recursos, como o Bulb (que permite que o obturador mantenha-se aberto por mais de 30 segundos); além do modo “Céu Estrelado”, que permite ampliar ainda mais o tempo de exposição da imagem.

3. Saiba utilizar o Flash
como tirar boas fotos flash

O flash nas câmeras fotográficas configura-se como um dos recursos mais importantes para a captura de boas fotos, principalmente em ambientes mal iluminados, graças à luz intensa que produz de forma rápida e concentrada.

No entanto, existem situações onde o seu uso não é possível, como: reuniões, museus, apresentações teatrais; ou até mesmo em ambientes muito coloridos, pois resulta numa imagem bastante artificial.

O recomendado antes de utilizar o flash numa fotografia, é que conheça de antemão a sua potência (para melhor calcular a distância que se deve ter do objeto fotografado), além de regulá-lo adequadamente para as mais diferentes situações.

4. Tenha um apoio firme para a Câmera

Uma sugestão das mais recomendadas para os que querem saber como tirar boas fotos com pouca iluminação e manter a qualidade do resultado.

O uso de um tripé ou um monopé garante que a imagem não fique tremida devido, principalmente, ao tempo de exposição maior em que a imagem é submetida para um melhor resultado à noite, e a velocidade baixa (porém necessária), para que a foto tenha nitidez.

Porém, essa dica não está, de maneira alguma, limitada ao uso do tripé; podendo ser estendida a qualquer apoio que tenha uma base firme, como: muros, batentes, mesas, cadeiras e tudo mais que possa evitar que a imagem fique tremida devido às oscilações durante a manipulação da câmera.

5. Utilize uma Lente Grande Angular
como tirar boas fotos lente

As lentes conhecidas como grande angulares ou com grande abertura, são ideais para tirar boas fotos numa situação onde a luz é insuficiente, pois possuem uma abertura para o diafragma maior, o que permite a passagem de uma quantidade maior de luz num tempo reduzido.

O resultado disso é uma velocidade maior do obturador e consequentemente rapidez na execução da foto, garantindo uma melhor qualidade e fidelidade de resolução.

As lentes com uma abertura de 17-55m e f/2.8 são as mais indicadas para serem utilizadas em ambientes noturnos ou simplesmente mal iluminados.

6. Ajuste corretamente o ISO da câmera

O recurso conhecido como ISO, nas câmeras fotográficas, é um sistema que permite um controle ideal da sensibilidade dos sensores à luz ambiente.

Quanto maior for o valor do ISO, maior a quantidade de luz absorvida pelo sensor em um menor tempo, seguido da diminuição do tempo de obturação; evitando, com isso, que as pessoas ou os objetos tenham que ficar parados por muito tempo para que a foto fique perfeita.

Portanto, se pretende saber como tirar boas fotos em um ambiente mal iluminado, siga essa dica utilizada pela maioria dos profissionais em fotografia.

7. Controle o tempo de exposição da imagem
como tirar boas fotos exposicao

No modo conhecido como “cenas prontas”, existe o modo “Céu Estrelado”, que permite um tempo de exposição da imagem por até um minuto.

Durante esse tempo, o sensor estará exposto à imagem, permitindo várias tentativas até atingir o objetivo, que é a captura de uma imagem sem tremores e perturbações.

A imagem é capturada de forma rápida, fracionada, sequenciada; e com várias formas diferentes de exposição.

8. Segure a máquina corretamente

Para os que ainda têm dúvida de como tirar boas fotos, principalmente, em locais mal iluminados, vai uma sugestão recomendada por muitos especialistas em fotografia espalhados por todo o mundo.

O modo de segurar firmemente a câmera profissional facilitará o trabalho quando o uso do tripé, ou qualquer outra base sólida, for impossível.

Mantenha, portanto, a câmera confortavelmente colada ao corpo, os cotovelos apoiados na barriga ou nos quadris, as pernas abertas até que se adquira um bom equilíbrio; pois esses cuidados evitarão que a imagem fique tremida e possa ser mais bem captada em ambientes com pouca iluminação.

9. Opte por objetos ou paisagens bem iluminados
como tirar boas fotos com luz

Para capturar boas fotos em um ambiente mal iluminado, você poderá usar esse recurso, que não exige muito conhecimento e nem tão pouco qualquer especialização técnica.

Escolha lugares naturalmente iluminados, que recebam os reflexos de lagos ou lagoas, com poucos prédios ao redor, no intuito de aproveitar ainda mais a luminosidade do ambiente. Uma sugestão simples, porém, muito indicada para os que ainda têm dúvidas acerca de como tirar boas fotos com pouca luz ao seu redor.

10. Utilize o temporizador da máquina

Os temporizadores das máquinas fotográficas servem para programar o disparo da câmera para um tempo determinado (de pelo menos 2 segundos após a pressão do botão).

Esse recurso dará o tempo necessário para que a máquina ou o objeto a ser fotografado parem de oscilar após o disparo do botão.

É uma boa dica de como tirar boas fotos, pois impede que a câmera oscile e as imagens fiquem tremidas; o que é essencial, principalmente, ao tirar fotos de ambientes mal iluminados.

11. Utilize a lanterna de um celular
como tirar boas fotos lanterna

Para saber como tirar boas fotos, principalmente, em ambientes mal iluminados, a dica de muitos especialistas é utilizar a criatividade aliada aos recursos oferecidos pelas câmeras, para obter os mais diversos efeitos.

Logo, a fim de evitar o uso do flash e garantir um ambiente iluminado artificialmente, o uso da lanterna de um celular pode ser uma boa saída, principalmente, se está utilizando uma câmera simples e não profissional.

12. Seja paciente

Para muitos especialistas em fotografia, esse é o principal conselho para quem pretende tirar boas fotos em ambientes mal iluminados.

Procure focar na pessoa ou no objeto principal da foto; sabendo, porém, que essa não é uma tarefa nada fácil, e que exigirá do fotógrafo, seja ele profissional ou não, muita paciência e controle das suas emoções.

13. Faça a medição da luz
como tirar boas fotos medicao

Esse resultado é obtido através de uma média aproximada de todo o ambiente a ser registrado diminuindo, sensivelmente, a área demarcada.

A luz do ponto a ser registrado deve ser devidamente medida, pois essa medição indicará quanto exatamente de luz será preciso para a captura da foto com qualidade e boa resolução.

Uma dica que não só ensina como tirar boas fotos em ambientes mal iluminados, como garante um ajuste profissional da luminosidade; resultando em imagens com reconhecida qualidade artística.

14. Execute vários testes e configurações

Trata-se de uma arte, essa transformação da luz em imagens fiéis à realidade fotografada, sem esforço, perda de tempo e frustrações.

Porém, é quase um consenso, a opinião de que somente a experiência e a paciência são capazes de permitir a obtenção dos resultados esperados, nessa, ou em qualquer outra atividade.

Da mesma forma, os ajustes e configurações necessários para o registro de uma imagem, nos mais diversos momentos e situações, são obtidos através da paciência e prática cotidiana do exercício da fotografia.

15. Utilize o modo RAW

O modo RAW é uma espécie de negativo de uma imagem digital. Como um arquivo com todos os dados básicos de um registro fotográfico.

Na verdade, trata-se da imagem que é vista pela câmera, ainda não lapidada e sem a interferência dos recursos automáticos, ou não, dos equipamentos digitais.

O modo RAW permite a configuração do tempo de exposição da imagem, do balanço de branco; além de um melhor trabalho de pós-produção da foto.

16. Use uma lente com estabilização de Imagem
como tirar boas fotos estabilizacao

As lentes de Estabilização da Imagem são recursos que possibilitam a fotografia de um ambiente com velocidade baixa para o disparo, sem, contudo, registrar manchas, traços luminosos feitos pelos faróis dos carros; nem o registro de efeitos provenientes da movimentação do equipamento.

É uma dica importante para saber como tirar boas fotos quando o ambiente está mal iluminado; além de permitir a captura de imagens sem borrões e imperfeições, devido à baixa velocidade da obturação.

17. Conheça as configurações e os recursos da sua máquina

Saiba, por exemplo, utilizar o flash, preferencialmente, em fotos a curta distância de uma face, pessoas ou objetos; mantendo sempre o modo automático, que permitirá que a imagem principal seja iluminada pelo flash (caso seja esse o objetivo), enquanto o fundo é escurecido.

Evite também o zoom das câmeras que, em fotografias noturnas ou em ambientes mal iluminados, faz com que a foto fique trêmula; além de diminuir consideravelmente a sua nitidez.

Conhecendo bem as configurações e recursos da sua câmera, saberá como tirar boas fotos, principalmente, em ambientes escuros.

18. Utilize um Rebatedor de Flash
como tirar boas fotos rebatedor

O rebatedor fotográfico de flash é uma peça acoplada ao flash de cabeça, e que serve para rebater os focos de luz existentes no local.

Apesar de não resolver o problema, pode ajudar bastante, principalmente, em ambientes com teto alto e com pontos de luz, que geralmente se dissipam; sendo capturados pelo rebatedor e utilizados para compensar a deficiência de iluminação do ambiente.

É uma peça leve, pequena (entre 1 e 2 mm), feita de material sintético e com a grande vantagem de ser barata; exigindo apenas a precaução de se ter pilhas extras, devido ao consumo maior de enrgia.

19 . Utilize aplicativos para celulares

Com o aumento considerável do número de celulares e smartphones com câmeras fotográficas com alta resolução espalhados no mercado, sites como o “App Store”, passaram a investir em aplicativos que prometem ajudar a tirar boas fotos em ambientes mal iluminados.

Um deles é o Cortex Cam, um app para ser utilizado, preferencialmente, em Iphones, e que promete regular automaticamente a velocidade do disparo, efeitos, tempo de exposição; a fim de proporcionar bons resultados nas fotografias capturadas em ambientes com pouca iluminação.

20. Utilize celulares de qualidade
como tirar boas fotos celular

Não há dúvidas de que quando o assunto é como tirar boas fotos, com qualidade de resolução e fidelidade de imagem, as câmeras profissionais são ainda as mais indicadas para a obtenção de resultados surpreendentes, devido aos seus diversos recursos cuidadosamente pensados, especificamente, para a execução artística de uma fotografia.

No entanto, não se descarta, em hipótese alguma, o uso de smartphones e tablets para a captura de imagens fotográficas incríveis.

Bastando apenas que esses aparelhos sejam de qualidade, tenham o modo de configuração Manual (que permite os ajustes de sua preferência), possuam acima de 5 megapixels de resolução; além de outros recursos que permitem a captura de imagens, principalmente, em ambientes mal iluminados.

Agora é com você! Caso essas dicas tenham sido de alguma forma úteis, e ajudado a sanar algumas dúvidas sobre como tirar fotos em ambientes mal iluminados, deixe um comentário logo abaixo com as suas impressões.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.