Quer tirar boas fotos? Confira algumas dicas fundamentais
Foto: Rachel Claire/Pexels

Quer tirar boas fotos? Confira algumas dicas fundamentais

Tirar boas fotos não é uma ciência exata, mas existe um caminho para você conseguir bons registros. Antes de mais nada, é necessário entender que não existe uma receita pronta para uma boa fotografia. No entanto, algumas dicas podem te ajudar a aprimorar o seu estilo, chegando a um resultado satisfatório com as suas imagens.

Para você que está começando a fotografar, fique tranquilo: não precisa ter uma técnica muito apurada para segui-las. Mas, isso não quer dizer que apenas com elas você se tornará um profissional. Confira alguns elementos que não podem faltar se você quiser criar boas fotografias.

Preste atenção na iluminação

Quando falamos de fotografia, a luz é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes. A sua imagem pode variar conforme a qualidade de iluminação presente no registro, alterando o seu estilo.

Uma boa luz pode tornar uma foto simples em uma linda imagem. Mas, para que isso aconteça, você deve prestar atenção à maneira que a iluminação natural influencia no resultado do seu registro.

Tire algumas fotos à luz do dia ou utilizando a iluminação de postes e outros elementos do local que você quer fotografar. Perceba como as fotos se alteram, conforme você se movimenta.

Outra maneira de ter uma luz incrível é fotografando uma hora antes do pôr do sol e uma hora depois do sol nascer, as chamadas “horas douradas“. Esse horário é considerado por fotógrafos como um excelente momento para fazer belos registros.

Boas fotos pedem boas composições

Para um iniciante em fotografia, a composição fotográfica não é fácil. Em primeiro lugar, é preciso entender que, para você fazer uma boa foto, ter uma distribuição de elementos equilibrada é importante. Assim, você consegue mostrar exatamente o que deseja ao observador.

Mas, para a sua foto possuir uma boa composição, ela não precisa ter um entendimento complexo. O ideal é que você simplifique a sua ideia, para que possa ser observada e compreendida. Para isso, você pode seguir alguns elementos importantes, que já falamos por aqui, como o uso da regra dos terços, por exemplo.

Também é essencial prestar atenção no plano de fundo da imagem. Ele também precisa ser observado como o objeto principal? Ou será desfocado para dar ênfase ao protagonista da imagem? Veja o que você deseja incluir no seu registro e como isso está interagindo com o seu foco principal.

Saiba o que você quer mostrar

O que você deseja mostrar ao observador? Esta é uma pergunta fundamental na hora de compor suas fotos. Você precisa ter um objeto principal bem definido, para que a atenção da imagem seja direcionada para o ponto que ele está preenchendo.

Para isso, você pode experimentar diversos elementos para fazer o seu registro. Movimente-se em torno do cenário e do seu foco principal. Além disso, você pode fazer diversas fotografias para aproveitar a movimentação do seu objeto.

Faça com que o objeto esteja na imagem por inteiro. Se não estiver confortável com a distância, nem pense em dar zoom! Aproxime-se, mesmo que alguns elementos fiquem de fora da composição final.

Equipamentos também ajudam em boas fotos

Nem sempre nossas mãos farão mágica. Às vezes, a melhor maneira de tirar boas fotos é com o auxílio de equipamentos.

Um bom tripé, por exemplo, é um dos melhores amigos de um fotógrafo. Em algumas oportunidades, será apenas você e ele em algum canto do planeta. Além de te ajudar a tirar suas fotografias, ele garante estabilidade no momento de captura dos seus registros.

Outro que não pode faltar, mesmo não sendo físico, é um software de edição. Ele é uma mão na roda quando precisamos melhorar nossas imagens, permitindo que as pessoas que observarão nossos registros tenham uma experiência próxima a que tivemos no momento da captura.

Além deles, muitos outros equipamentos de foto e vídeo não podem faltar na nossa jornada pelo mundo da fotografia. Com o tempo, você vai adquiri-los e sentir a diferença.

Tenha paciência! Boas fotos requerem calma

Quando for tirar suas fotos, tenha calma. Na maioria das vezes, não conseguiremos fazer os melhores registros de primeira. Mas, com paciência, podemos atingir um nível satisfatório. O importante é não deixar de fazer suas capturas.

Utilize seu tempo para explorar a sua criatividade e experimentar. Descubra seu estilo e siga estas dicas para conseguir tirar boas fotos. Não deixe de se divertir! Mas, nunca esqueça de aprender com os seus erros.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]